Menu

A Betclic oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Celta de Vigo – Shakhtar Donetsk (Liga Europa)

Uma década depois, o Celta de Vigo está novamente na fase a eliminar da Liga Europa, e arranca a eliminatória em Balaídos. Do outro lado está a formação de Paulo Fonseca, que muitos consideram uma das favoritas a vencer a prova. O Shakhtar Donetsk venceu o respetivo grupo com o pleno de seis vitórias e foi uma das equipas mais agradáveis de ver jogar. Mas enfrentar uma formação espanhola é sempre um desafio complicado e os ucranianos estão há dois meses limitados a jogos amigáveis, em virtude da paragem de inverno na liga doméstica.

O último mês tem sido uma espécie de montanha russa para o Celta de Vigo. Depois de surpreender tudo e todos ao eliminar o Real Madrid nos quartos de final da Taça do Rei – triunfo no Santiago Bernabéu (1-2) e empate em casa (2-2) – os pupilos de Eduardo Berizzo deixaram-se surpreender na meia-final pelo Alavés (0-0, 1-0) e ficam fora da final. Pelo meio ainda houve o temporal que danificou a cobertura do estádio Municipal de Balaídos, que obrigou ao adiamento do jogo com os Merengues e a obras para repor a segurança das instalações. No domingo o Celta visitou o Vicente Calderón e esteve quase a trazer um ponto de Madrid (3-2). Mas a reação dos Colchoneros, que perdiam por dois a um a meio do segundo tempo, impediu esse desfecho. Fernando Torres, Ferreira-Carrasco e Griezmann bateram os esforços de Gustavo Cabral e John Guidetti. E agora a equipa galega tem que virar atenções para a competição europeia.

Há dez anos que o Celta de Vigo não estava presente na fase posterior da Liga Europa e quer aproveitar ao máximo o momento. Infelizmente para os galegos, o sorteio ditou que teriam de passar por uma dos mais fortes candidatos a vencer a competição para ir além dos dezasseis avos. A boa notícia é que Berizzo tem o plantel livre de lesões e pode apresentar esta quinta-feira o seu melhor onze.

Onze Provável: Sergio Álvarez – Mallo, Cabral, Roncaglia, Jonny Castro – Jozabed, Radoja, Pablo Hernández – Aspas, Guidetti, Sisto.

O Shakhtar Donetsk está há algumas semanas sediado em Braga, onde organizou alguns jogos amigáveis para se preparar para a visita a Vigo. Há oito dias a formação Liga Europade Paulo Fonseca venceu o Rio Ave (0-3) com golos de Blanco, Taison e Boryachuk. O primeiro foi obra do último reforço da equipa ucraniana, o avançado argentino de vinte e cinco anos, Gustavo Blanco, que já estava a atuar na Liga Ucraniana, ao serviço do Karpaty. Conseguir ultrapassar o facto de estar à dois meses fora de competição, em virtude da paragem de inverno que o campeonato ucraniano sofre, é o maior desafio do treinador português e seus adjuntos.

Para muitos, o Shakhtar Donetsk é um dos grandes favoritos a chegar à final desta edição da Liga Europa e mesmo à conquista do troféu. Sob o comando de Fonseca o clube ucraniano fez uma campanha perfeita na fase de grupos, contando por vitórias os jogos disputados nessa fase, durante a qual marcou vinte e um golos. Venceu o grupo H com mais do dobro dos pontos do segundo classificado, o Gent. E na liga doméstica está isolado no primeiro lugar, com doze pontos de vantagem sobre toda a concorrência.

Paulo Fonseca sabe que o segundo encontro da eliminatória em casa joga a favor do Shakhtar. Mas também sabe que as equipas espanholas, muito competitivas, representam um desafio complicado para um grupo que está há muito tempo sem competição.

Stepanenko fica fora das contas devido a castigo.

Onze Provável: Pyatov – Srna, Ordets, Rakitiskiy, Ismaily – Marlos, Fred, Malyshev, Bernard – Taison, Boryachuk.

Celta de Vigo
1-0
Shakhtar Donetsk
Taça UEFA 2000/01
Shakhtar Donetsk
0-0
Celta de Vigo
Taça UEFA 2000/01

Os dois clubes só se defrontaram duas vezes, há dezassete anos, também numa eliminatória da Taça UEFA. O Celta seguiu em frente com um empate na Ucrânia e vitória em casa.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate ao intervalo 1.88 Betclic
celtadevigo
Celta de Vigo
  • País: Espanha
  • Estádio: Balaídos
  • Cidade: Vigo
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1933
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 810
  • Próg. errados 1100
comments powered by Disqus

Últimos jogos