Menu

CD Feirense – FC Porto (Taça da Liga)

O CD Feirense e o FC Porto medem forças no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, num embate a valer para a 3ª jornada do Grupo A da Taça da Liga. O conjunto da casa chega aqui sem conseguir vencer na Segunda Liga à duas jornadas consecutivas, no entanto, tem ambição de disputar esta última jornada e acabar em beleza com uma vitória. Já o FC Porto chega aqui apenas para cumprir calendário, encontrando-se em último lugar neste Grupo A sem nenhum ponto somado, tendo conquistado uma vitória sofrida na recepção ao Marítimo, no fim de semana.

CD Feirense entrou nesta competição na 2ª Fase onde derrotou o Boavista e garantiu presença no Grupo A onde é 3º classificado com 3 pontos, os mesmos que o 2º classificado Famalicão, enquanto que o Marítimo líder do agrupamento com 6 pontos e o FC Porto é o último classificado, sem nenhum ponto somado. Os Fogaceiros nunca antes conseguiram ultrapassar a Fase de Grupos desta competição, e ao que tudo indica, será muito improvável ser esta temporada. Quanto ao seu desempenho na Segunda Liga, o conjunto orientado por Pepa encontra-se bem classificado, ocupando o 5º lugar com os mesmos 43 pontos que o 4º classificado Gil Vicente, fruto de 11 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, com parciais de 30 golos marcados e 23 golos sofridos. Após um óptimo arranque de temporada onde atravessaram vários jogos sem provarem o sabor da derrota, os Fogaceiros começaram a baixar o rendimento mais recentemente, tendo sofrido mais derrotas nos últimos 9 jogos oficiais, do que em toda a temporada até aqui chegar.

Apesar de ter vindo a demonstrar algumas dificuldades em manter-se na corrida pelos lugares de promoção, este emblema de Santa Maria da Feira encontra-se apenas a 3 pontos do 2º lugar, ocupado pelo Freamunde, pelo que ainda tem grandes hipóteses de o vir a alcançar. Já fora da Taça de Portugal, ao ser eliminado pelo FC Porto nos oitavos de final, os homens orientados por Pepa têm apenas esta competição em mãos, que está também a chegar ao fim, pelo que terão futuramente um calendário mais desimpedido, o que lhes proporcionará mais tempo para se focarem apenas na Segunda Liga. Apesar de enfrentar um emblema que jogará apenas para cumprir calendário, os Fogaceiros já mostraram grandes dificuldades em marcar-lhes na última vez que aqui se encontraram, pelo que não será um encontro fácil.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o CD Feirense apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Famalicão, em jogo a contar para a Taça da Liga. Seguiu-se uma derrota por 0-1 na recepção ao Chaves, uma vitória por 2-0 na recepção ao Sporting B, uma derrota por 1-0 em terreno do Desportivo das Aves, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Mafra.

Onze Provável: Makaridze – Barge, Mika, Diogo e Serginho – Semedo, Cris e Fabinho – Machado, Platiny e Vasco Rocha.

taça da ligaFC Porto, por sua vez, entrou nesta competição directamente para a fase de grupos, onde se encontra agora prestes a disputar o último embate do Grupo A apenas para cumprir calendário, uma vez que se mostrou incapaz de vencer qualquer um dos encontros que disputou neste agrupamento. Quanto ao seu desempenho na Liga NOS, os Dragões ocupam o 3º lugar na tabela de classificação geral com 43 pontos, fruto de 13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, com parciais de 37 golos marcados e 11 golos sofridos. Agora sob os comandos de José Peseiro, espera-se que o conjunto da cidade do Porto consiga mais, e melhor, do que aquilo que tinha vindo a realizar com sob as ordens de Julen Lopetegui, e apesar de estar estar já fora da Taça da Liga, encontra-se ainda a disputar  a Taça de Portugal, onde carimbou acesso às meias finais ao eliminar o Boavista nos quartos de final, tendo agora o Gil Vicente pela frente.

Não se ficando por aqui, os Azuis e Brancos têm ainda a Liga Europa em mãos, onde após não conseguirem melhor que um 3º lugar no Grupo G, constituído pelo Dinamo Kiev, Chelsea e Maccabi Tel Aviv, acabaram por transitar para os dezasseis-avos de final da Liga Europa, onde enfrentarão o poderoso Borussia Dortmund. Apenas aqui para cumprir calendário, será de esperar que José Peseiro entre com um XI inicial muito diferente daquele que estamos habituados, de forma a poder dar minutos a jogadores menos utilizados e até mesmo dar oportunidade a alguns jogadores da equipa B.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-5 em terreno do Boavista. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Boavista, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma derrota por 1-0 em terreno do Vitória de Guimarães, uma derrota por 1-0 em terreno do Famalicão, em jogo a contar para a Taça da Liga, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção ao Marítimo. Casillas, Maxi Pereira, Layún Martins Indi, Marcano, Herrera, André, Danilo, Brahimi Corona ou Aboubakar estão todos de fora, por opção do treinador português.

Onze Provável: Helton – García, Maícon, Rodrigo e Angel – Ruben Neves, Imbula e Sérgio Oliveira – Varela, Suk e Silva.

Desde a década de 90 que estes emblemas se encontraram 5 vezes, tendo o FC Porto vencido 3 embates, enquanto que os restantes 2 terminaram em empate.

Feirense 0-1 FC Porto
Taça Portugal 2015/16
FC Porto 2-0 Feirense
Liga ZON Sagres 2011/12
Feirense 0-0 FC Porto
Liga ZON Sagres 2011/12
FC Porto 2-0 Feirense
Taça de Portugal 1990/91
Feirense 1-1(a.p.) FC Porto
Taça de Portugal 1990/91

Apesar de neste encontro se colocarem duas equipas de campeonatos diferentes, este deverá ser um embate ainda renhido, uma vez que grande parte do XI inicial do FC Porto será constituído por jogadores com menos minutos e da equipa B, o que irá nivelar a qualidade entre os dois emblemas. Ambos conjuntos devem ambicionar terminar a prova com um resultado positivo, e não havendo nada a perder, principalmente para os Azuis e Brancos, devem jogar de forma ofensiva.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do FC Porto 1.76 Betrally
Feirense logo
CD Feirense
  • País: Portugal
  • Estádio: Marcolino de Castro
  • Cidade: Santa Maria da Feira
  • Fundação: 1918

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos