Calendário da Liga BBVA – marque na agenda
Escrito por Ligia Nance 31 Julho 2014
Enquanto as equipas ultimam as suas preparações os adeptos anseiam pelo arranque dos campeonatos. Não faltam motivos de interesse na edição 2014/15 da Liga Espanhola. São agora três os candidatos ao título. Aos eternos rivais – Real Madrid e Barcelona – juntam-se os atuais campeões Atletico de Madrid. Será curioso ver como se portam Valencia e Sevilha, dois clubes que passam por um processo de renovação. E, com o regresso do Depor ao escalão principal, voltaremos a ter dérbi galego. Convém reservar espaço na agenda, há partidas que ninguém vai querer perder.
Atletico-Barça à penúltima jornada
Talvez se recordem que na época passada o título espanhol se decidiu na derradeira jornada, num Barcelona-Atletico de Madrid. O sorteio desta edição ditou novo embate entre os dois emblemas, na fase em que tudo se decide. Desta feita, serão os Colchoneros a receber os rivais catalães, na penúltima jornada. Mais uma vez, o confronto entre ambos acontecerá em cima das datas da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, na qual tanto Simeone como Luis Enrique esperam chegar longe.
El Clásico e o Dérbi Madrileno
Real Madrid e Barcelona começam e acabam o campeonato em casa, o Atletico fora. Os Merengues fazem a sua estreia diante do Córdoba, os Catalães recebem o Elche. Na primeira jornada, os homens de El Cholo deslocam-se a Vallecas para defrontar o décimo segundo classificado da época passada.
O primeiro embate entre os candidatos ao título acontece logo à terceira ronda. A catorze de Setembro teremos um dérbi madrileno no Santiago Bernabéu, o primeiro jogo grande da Liga Espanhola, esperemos que a dar o mote para o resto da competição. Também no estádio Merengue será o primeiro El Clásico da temporada 2014/15. A visita do Barça, a 26 de Outubro, coincide com o fim da sanção aplicada ao novo número 9 blaugrana, exatamente um dia antes. Assim sendo, Luiz Suárez – que até lá não poderá treinar com a equipa nem frequentar estádios de futebol – poder-se-á estrear com a camisola do Barcelona no clássico. A 11 de Janeiro de 2015, teremos um Barcelona-Atletico a reiniciar o campeonato, após a pausa natalícia. Uma espécie de presente de Reis algo atrasado mas muito bem-vindo. Na primeira semana de Fevereiro, à vigésima segunda jornada, é a vez do Vicente Calderón receber o rival de Madrid. El Clásico terá reedição a 23 de Março, em Camp Nou, e como já foi referido o Atletico recebe os Culés a 17 de Maio, à trigésima sétima jornada.
Caprichos do sorteio: Sevilha e Valencia em dose dupla
O sorteio ditou uma particularidade muito curiosa e logo veremos se esses jogos poderão ter influência acrescida na classificação final. Atletico de Madrid, Barcelona e Real Madrid vão defrontar Sevilha e Valencia em jornadas seguidas. Considerando o investimento que tanto sevilhanos como valencianos estão a fazer para a próxima campanha, são de esperar encontros complicados para qualquer um dos candidatos ao título. Os Colchoneros recebem a equipa de Nuno Espírito Santo à sexta ronda e na semana seguinte deslocam-se ao Mestalla, invertendo-se os papéis a 1 e 8 de Março. O Barça enfrenta os Rojiblancos a 23 de Novembro e 12 de Abril, primeiro em casa, depois fora, e os Ché nas jornadas seguintes, primeiro em Valencia e depois na Catalunha. Mas esta dupla ronda pode complicar bastante o calendário dos Merengues. Na primeira metade do campeonato, o Real encontra o Sevilha à décima sexta jornada, a quatro dias do Natal, no Bernabéu, e o Valencia a 4 de Janeiro. Mas quando se voltarem a defrontar, a 3 e 10 de Maio, a coisa muda de figura. Nessa altura, a Liga Espanhola estará a quatro e três jornadas do fim e é muito provável que esses pontos possam ainda decidir tanto o título como os lugares de acesso às competições europeias. Para melhorar a situação, o Real pode estar ainda envolvido na disputa da Liga dos Campeões, cujas semifinais acontecem na primeira quinzena desse mês.
Dérbi Galego
Em 2014/15, a Galiza voltará a contar com dois clubes na primeira divisão espanhola – O Celta de Vigo, que já lá estava no ano transato, e o regressado Deportivo da Corunha. O primeiro dérby galego será em Balaídos, com o Depor a descer até Vigo, a logo à quinta jornada, a 24 de Setembro. O Celta retribui a visita cinco meses depois, a 22 de Fevereiro.
Boas Apostas!
Escrito por Ligia Nance 31 Julho 2014