Enquanto as equipas ultimam as suas preparações os adeptos anseiam pelo arranque dos campeonatos. Não faltam motivos de interesse na edição 2014/15 da Liga Espanhola. São agora três os candidatos ao título. Aos eternos rivais – Real Madrid e Barcelona – juntam-se os atuais campeões Atletico de Madrid. Será curioso ver como se portam Valencia e Sevilha, dois clubes que passam por um processo de renovação. E, com o regresso do Depor ao escalão principal, voltaremos a ter dérbi galego. Convém reservar espaço na agenda, há partidas que ninguém vai querer perder.

Atletico-Barça à penúltima jornada

Talvez se recordem que na época passada o título espanhol se decidiu na derradeira jornada, num Barcelona-Atletico de Madrid. O sorteio desta edição ditou novo embate entre os dois emblemas, na fase em que tudo se decide. Desta feita, serão os Colchoneros a receber os rivais catalães, na penúltima jornada. Mais uma vez, o confronto entre ambos acontecerá em cima das datas da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, na qual tanto Simeone como Luis Enrique esperam chegar longe.

El Clásico e o Dérbi Madrileno

Real Madrid e Barcelona começam e acabam o campeonato em casa, o Atletico fora. Os Merengues fazem a sua estreia diante do Córdoba, os Catalães recebem o Elche. Na primeira jornada, os homens de El Cholo deslocam-se a Vallecas para defrontar o décimo segundo classificado da época passada.

Atletico-Madrid-2014O primeiro embate entre os candidatos ao título acontece logo à terceira ronda. A catorze de Setembro teremos um dérbi madrileno no Santiago Bernabéu, o primeiro jogo grande da Liga Espanhola, esperemos que a dar o mote para o resto da competição. Também no estádio Merengue será o primeiro El Clásico da temporada 2014/15. A visita do Barça, a 26 de Outubro, coincide com o fim da sanção aplicada ao novo número 9 blaugrana, exatamente um dia antes. Assim sendo, Luiz Suárez – que até lá não poderá treinar com a equipa nem frequentar estádios de futebol – poder-se-á estrear com a camisola do Barcelona no clássico. A 11 de Janeiro de 2015, teremos um Barcelona-Atletico a reiniciar o campeonato, após a pausa natalícia. Uma espécie de presente de Reis algo atrasado mas muito bem-vindo. Na primeira semana de Fevereiro, à vigésima segunda jornada, é a vez do Vicente Calderón receber o rival de Madrid. El Clásico terá reedição a 23 de Março, em Camp Nou, e como já foi referido o Atletico recebe os Culés a 17 de Maio, à trigésima sétima jornada.

Caprichos do sorteio: Sevilha e Valencia em dose dupla

O sorteio ditou uma particularidade muito curiosa e logo veremos se esses jogos poderão ter influência acrescida na classificação final. Atletico de Madrid, Barcelona e Real Madrid vão defrontar Sevilha e Valencia em jornadas seguidas. Considerando o investimento que tanto sevilhanos como valencianos estão a fazer para a próxima campanha, são de esperar encontros complicados para qualquer um dos candidatos ao título. Os Colchoneros recebem a equipa de Nuno Espírito Santo à sexta ronda e na semana seguinte deslocam-se ao Mestalla, invertendo-se os papéis a 1 e 8 de Março. O Barça enfrenta os Rojiblancos a 23 de Novembro e 12 de Abril, primeiro em casa, depois fora, e os Ché nas jornadas seguintes, primeiro em Valencia e depois na Catalunha. Mas esta dupla ronda pode complicar bastante o calendário dos Merengues. Na primeira metade do campeonato, o Real encontra o Sevilha à décima sexta jornada, a quatro dias do Natal, no Bernabéu, e o Valencia a 4 de Janeiro. Mas quando se voltarem a defrontar, a 3 e 10 de Maio, a coisa muda de figura. Nessa altura, a Liga Espanhola estará a quatro e três jornadas do fim e é muito provável que esses pontos possam ainda decidir tanto o título como os lugares de acesso às competições europeias. Para melhorar a situação, o Real pode estar ainda envolvido na disputa da Liga dos Campeões, cujas semifinais acontecem na primeira quinzena desse mês.

Dérbi Galego

Em 2014/15, a Galiza voltará a contar com dois clubes na primeira divisão espanhola – O Celta de Vigo, que já lá estava no ano transato, e o regressado Deportivo da Corunha. O primeiro dérby galego será em Balaídos, com o Depor a descer até Vigo, a logo à quinta jornada, a 24 de Setembro. O Celta retribui a visita cinco meses depois, a 22 de Fevereiro.

Boas Apostas!