Menu
Ligue 1 16ª Jornada

Caen – Dijon (Ligue 1)

O Caen e o Dijon colocam-se frente a frente esta sexta-feira no Stade Michel d’Ornano, em Caen, num embate a contar para a 16ª jornada da Ligue 1. O Caen chega aqui a precisar desesperadamente de somar pontos, já que caiu recentemente na zona de relegação, e chega aqui com apenas uma vitória nos últimos oito jogos consecutivos, contando com um jogo da Taça da Liga Francesa. Já o Dijon encontra-se pouco ou nada melhor, já que este se apresenta aqui também a precisar de pontos visto que soma apenas 1 ponto acima da linha de água, e venceu apenas um dos últimos sete embates consecutivos, também contando com a Taça da Liga.

Caen ocupa o 18º lugar com 14 pontos, juntamente com o Lille e o Bastia, 16º e 17º classificados, fruto de 4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas, com parciais de 13 golos marcados e 27 golos sofridos. Depois de entrar razoavelmente bem no campeonato francês, vencendo 2 dos 3 primeiros jogos consecutivos da prova, o Caen rapidamente tombou e caiu no caminho das derrotas, vencendo apenas 2 jogos nos restantes 13 jogos disputados. Destes 13 encontros consecutivos, um deles foi para a Taça da Liga Francesa, o qual perdeu por 4-2 em terreno do Nancy. Ainda que apresente a 3ª defesa mais batida do campeonato, e o 4º ataque que menos golos marca, esta é uma equipa que até costuma conseguir resultados razoáveis em casa, vencendo 4 dos 7 jogos disputados do campeonato francês, empatando 1 e perdendo os restantes 2, marcando 8 golos e concedendo 11 no processo, embora apenas num jogo tenha perdido por 0-6, com o PSG. Este conjunto comandado por Patrice Garande precisa então de melhorar na organização defensiva, especialmente na forma como defendem contra-ataques e os ataques pelos flancos, ainda que apresentem bons argumentos em bolas-paradas ofensivas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Caen apresenta um histórico de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-0 em terreno do Nancy. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção ao Nice, uma derrota por 1-0 em terreno do Marselha, um empate por 1-1 na recepção ao Guingamp, e na última jornada, uma derrota por 4-2 em terreno do Lille. Jeff Louis, Mouhamadou Dabo e Rémy Vercoutre estão de fora, todos lesionados.

Onze Provável: Reulet – Silva, Youssef e Adeoti – Guilbert, Delaplace, Seube, Féret e Bessat – Karamoh e Rodelin.

Ligue 1Dijon, por sua vez, ocupa o 15º lugar na tabela com 15 pontos, fruto de 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, com parciais de 19 golos marcados e 22 golos sofridos. Os Vermelhos, apesar de chegarem aqui com apenas duas vitórias nos últimos 10 jogos consecutivos, apresentam apenas duas derrotas no processo, somando assim 7 empates nos restantes embates, um registo que ainda que estejam a conseguir pontos, precisa de ser melhorado se pretendem conseguir uma distância considerável da zona de relegação. Desses 10 jogos, 1 deles trata-se da Taça da Liga Francesa, no qual recebeu o Sochaux e acabou por perder nas grandes penalidades.

Na última jornada, este conjunto comandado por Olivier Dal’Oglio conseguiu um bom resultado ao arrancar um empate na recepção ao poderoso Monaco, um empate que decerto motivou os jogadores em conseguir arrancar aqui um resultado positivo. Ainda que também concedam demasiados golos, especialmente com dificuldade em defender ataques pelos corredores, bolas-paradas defensivas e impedir que o adversário remate de longe, os Vermelhos apresentam melhor eficácia ofensiva. É importante destacar que esta equipa ainda está por somar a primeira vitória fora de portas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Dijon apresenta um histórico de 3 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 em terreno do Bastia. Seguiu-se um empate por 3-3 na recepção ao Guingamp, uma derrota por 1-0 em terreno do Nancy, uma derrota por 3-2 em terreno do Bordéus, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Monaco. Florent Balmont e Marvin Martin estão de fora, ambos lesionados.

Onze Provável: Reynet – Rufli, Abdelhamid, Lang e Moutou – Lees-Melou, Gastien e Marié – Tavares, Diony e Sammaritano.

O Dijon venceu 3 dos últimos 8 confrontos directos, com o Caen a vencer 2 e a empatar os 3 restantes.

Caen 2-3(a.p.) Dijon
Coupe de France 2014/15
Dijon 2-2 Caen
Ligue 2 2013/14
Caen 3-1 Dijon
Ligue 2 2013/14
Caen 2-2 Dijon
Ligue 2 2012/13
Dijon 1-0 Caen
Ligue 2 2012/13
Dijon 2-0 Caen
Ligue 1 2011/12
Caen 3-0 Dijon
Ligue 1 2011/12
Dijon 1-1 Caen
Ligue 2 Orange 2009/10

Duas equipas com dificuldades defensivas colocam-se aqui frente a frente, com o Dijon a apresentar fracos argumentos ofensivos fora de portas. É de esperar que as duas equipas se preocupem mais com a organização defensiva durante grande parte do encontro, com o jogo a dever abrir mais na segunda parte onde irão procurar o golo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate ao intervalo 2.00 Betrally
SM Caen logo
Stade Malherbe Caen
  • País: França
  • Estádio: Michel d'Ornano
  • Cidade: Caen
  • Fundação: 1913

Ver ficha completa

Dijon FCO logo
Dijon FCO
  • País: França
  • Estádio: Gaston Gérard
  • Cidade: Dijon
  • Fundação: 1998

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1987
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1032
  • Próg. errados 851
comments powered by Disqus

Últimos jogos