Menu

Burquina Faso – Togo (CAN 2013)

Naquele que é considerado o mais inesperado dos encontros dos quartos-de-final das Taças das Nações Africanas, o Burquina Faso, vencedor do Grupo C, enfrenta o Togo, segundo classificado do Grupo D. Naquele que será a primeira vez que as duas seleções se encontram em jogos oficiais, o Togo tentará alcançar a sua primeira meia-final, enquanto os burquinenses ambicionam repetir o feito alcançado em 1998.

O Burquina Faso entrou com um empate a um frente à Nigéria, ao que se seguiu uma vitória por 4-0 frente à Etiópia e um novo empate a zero, frente à Zâmbia, o suficiente para passar em primeiro lugar no grupo.

Na baliza, depois da expulsão de Soulama, Diakité deverá manter a titularidade. Apesar de não ter merecido a confiança de Paul Put nos jogos iniciais, Diakité mostrou ser um guarda-redes com qualidade e experiência para ocupar a posição. O técnico belga mostrou também ser homem de poucas alterações e manteve o mesmo quarteto defensivo durante os jogos da fase de grupos, Koffi na direita, Panandétiguiri na esquerda, Bakary Koné e Koulibaly no corredor central.

Também com características defensivas, Rouamba e Djakaridja Koné foram presenças fortes no meio-campo, onde Charles Kaboré ocupou a sua posição nos dois derradeiros jogos, oferecendo ainda mais consistência à equipa do Burquina.

A grande dúvida surge quanto à utilização de Alain Traoré. Mesmo diminuído fisicamente, o pequeno jogador fez mossa nesta CAN, com três golos marcados. No entanto, frente à Zâmbia, teve que sair e o seu estado parece ser pouco prometedor. Bance deverá ocupar o seu lugar do lado esquerdo, com Pitroipa a ser aposta provável para o corredor direito da equipa. Na frente, dúvidas quanto ao regresso de Dagano, um jogador de inegável qualidade mas que parece não merecer tanta confiança de Put. Isso poderá permitir algumas modificações na equipa, com a entrada de outro jogador para trocar com Pitroipa (que poderia surgir mais avançado), como por exemplo Dah.

CAN 2013O Togo conseguiu o apuramento ultrapassando uma derrota na abertura da competição, por 1-2, frente à Costa do Marfim. Uma vitória por 2-0 frente à Argélia e um empate a um no confronto com a Tunísia, num jogo onde diversas decisões de arbitragem tudo fizeram para colocar o Togo fora de prova. Assim, como “sobreviventes” da fase de grupos, a equipa togolesa pode tornar-se um perigoso adversário nos quartos-de-final.

Didier Six apostou forte num conjunto de jogadores que lhe têm vindo a dar garantias durante a fase de grupos. Adebayor é de longe a figura principal de uma equipa que muito depende da sua grande referência ofensiva. Nos quartos-de-final, Jonathan Ayité não estará disponível, devido aos amarelos, crescendo a responsabilidade de Gakpé no apoio ao ponta-de-lança. Salifou e Floyd Ayité acabarão por ser as principais opções de Didier Six para ocupar as restantes posições no meio-campo ofensivo.

Do lado mais defensivo, Romao e Amewou mantém-se sólidos no duplo volante, sendo que uma outra ausência na defesa por suspensão, Nibombé, obrigará a mais mexidas. Akakpo, Mamah e Dakonam terão, muito provavelmente, a companhia de Boussou, restando Kossi Agassa, que fez uma excelente exibição frente à Tunísia, como responsável pela guarda das redes togolesas.

Há um equilíbrio perfeito nos encontros disputados entre o Burquina Faso e o Togo, com três vitórias para cada lado e cinco empates, sempre em jogos amigáveis:

Togo 0-3 Burquina Faso  Amigáveis 2012
Burquina Faso 1-1 Togo  Amigáveis 2009
Togo 1-0 Burquina Faso  Amigáveis 2005
Togo 1-0 Burquina Faso  Jogos Amigáveis 2001
Togo 1-1 Burquina Faso  Jogos Amigáveis 2001
Burquina Faso 1-1 Togo  Jogos Amigáveis 1999
Burquina Faso 1-0 Togo  Jogos Amigáveis 1999

Num jogo onde a falta de jogadores importantes no Togo e fundamentais no Burquina Faso deixa muitas variáveis em aberto, é difícil antecipar o vencedor do encontro. O mais certo é ver o jogo decidido numa jogada de génio de Pitroipa ou Adebayor, levando a sua seleção a ser o concorrente mais inesperado das meias-finais da CAN 2013.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Togo 2.87 Bet365
burquina faso
Burquina Faso
  • País: Burkina Faso
  • Estádio:
  • Cidade: Ouagadougou
  • Fundação: 1960

Ver ficha completa

togo
Togo
  • País: Togo
  • Estádio:
  • Cidade: Lomé
  • Fundação: 1960

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2886
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1352
  • Próg. errados 1493
comments powered by Disqus

Últimos jogos