Menu

Bósnia – País de Gales (Euro 2016)

Jogo de grande importância na Bósnia entre duas seleções com aspirações bem intactas.  A nação da casa, que ainda espera alcançar o acesso ao “play-off”, recebe o País de Gales, líder do grupo B. Perspetiva-se uma acérrima batalha entre duas boas seleções.

À entrada para esta qualificação, a Bósnia era uma das mais fortes candidatas a ocupar as posições cimeiras do grupo B. Perspectivava-se que fosse capaz de ombrear com a Bélgica pela liderança do grupo, mas a verdade é que a campanha rubricada não foi tão positiva quanto isso. É verdade que os bósnios ainda poderão conquistar o acesso à fase final do europeu, mas jogam a vida neste último duplo compromisso e correm o sério risco de ficar de fora do “play-off”. A Bósnia está na quarta posição com 11 pontos, menos dois que a seleção de Israel. Encontra-se, por isso, dependente de terceiros. Vencer os dois jogos que restam não será suficiente para a Bósnia, que terá que contar simultaneamnete com uma falha israelita. Com menos dois pontos, sublinhe-se, de resto, que a vantagem no cfonronto direto pertence aos israelitas – que defrontam Chipre e Bélgica. Na última jornada, os bósnios medirão forças com o Chipre, encontro teoricamente acessível.

A Bósnia chega a esta partida na sequência de uma vitória esclarecedora frente a Andorra, por 3-0. Os homens de Elli Guttman, consensualmente considerados um conjunto capaz, jogam tudo neste acesso ao “play-off”. Besic, castigado, não entra nas opções.

Onze Provável: Begovic; Kolasinac, Mujdza, Hajrovic, Spahic, Pjanic, Visca, Medunjanin, Lulic, Dzeko, Ibisevic

Euro 2016Gareth Bale tem sido um verdadeiro abono para o País de Gales. O craque do Real Madrid tem desempenhado um papel extremamente relevante na campanha desta seleção galesa, de resto, tal como já era de prever. Os comandados de Coleman até já poderiam ter garantido a qualificação no último jogo de qualificação, disputado no Millenium Stadium. Na receção a Israel, uma vitória teria sido o  suficiente para carimbar o passaporte para França.

Com dois jogos ainda por disputar, um ponto será suficiente para assegurar a qualificação. Mesmo que perca neste jogo, defrontará Andorra em casa na última jornada. Com essa mesma salvaguarda, o País de Gales entra com menos pressão nesta partida disputada em solo bósnio. Tal como é certo e sabido – nomeadamente pelos portugueses – não é nada fácil jogar decisões em solo bósnio por vários fatores. Nesse sentido, espera-se uma partida extremamente complicada para os galeses. Bale, muito castigado nos jogos de qualificação, deverá voltar a ser o “alvo a abater” por parte dos bósnios. O jogador dispensa apresentações e tem um papel fulcral na equipa. No entanto, é um erro crer que a capacidade desta equipa reside inteiramente nos pés de Bale. King, Ramsey e Robson-Kanu são outros jogadores de qualidade que militam nesta seleção.

Onze Provável: Hennessey; Gunter, Williams, Davies, Richards, Taylor, King, Edwards, Ramsey, Bale, Robson-Kanu

No jogo da primeira volta, registou-se um empate a zero entre estas duas seleções. Uma igualdade é um cenário perfeitamente passível de se repetir tendo em conta a valia das duas equipas em casas e o contexto em que se defrontam. É justo atribuir favoritismo à Bósnia pelo facto de jogar em casa.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate 3.35 Betrally
Bósnia-Herzegovina
Bósnia-Herzegovina
  • País: Bósnia-Herzegovina
  • Estádio:
  • Cidade: Sarajevo
  • Fundação: 1992

Ver ficha completa

pais gales
País de Gales
  • País: País de Gales
  • Estádio:
  • Cidade: Cardiff
  • Fundação: 1876

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1464
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 758
  • Próg. errados 630
comments powered by Disqus

Últimos jogos