Menu

Bósnia Herzegovina – República da Irlanda (Euro 2016)

Bósnia-Herzegovina e República da Irlanda defrontam-se no estádio Bilino polje, na cidade de Zenica, em encontro relativo à primeira mão do “play-off” de acesso à fase final do europeu. Este será o primeiro encontro de cariz oficial entre estas duas seleções que já se defrontaram por uma vez em contexto amigável (2012). Os bósnios, que disputam este compromisso na sequência de três vitórias de forma consecutiva, ambicionam conseguir um resultado melhor que na única ocasião em que mediram forças com os irlandeses – derrota por 1-0.

A seleção Bósnia marcou presença nos últimos “play-off” de acesso a grandes competições. A participação no Mundial 2014 assinalou a estreia em fases finais de uma grande competição. Agora, o objetivo passa por estar pela primeira vez na fase final de uma campeonato da europa. Empenhados em fazer história e alcançar melhor sorte que na eliminatória de acesso ao último europeu, (derrota diante da seleção portuguesa) a Bósnia tem na República da Irlanda o último obstáculo rumo a França.

A Bósnia terminou a respetiva participação na fase de grupos no terceiro lugar do grupo B, atrás de Bélgica e País de Gales. Os comandados de Bazdarevic conseguiram alcançar o último lugar do pódio graças a uma reta final muito, forte com três vitórias de forma consecutiva: 3-0 a Andorra e 2-0 ao País de Gales em casa; Vitória por 2-3 na deslocação ao Chipre .

Ao longo da fase de qualificação, a Bósnia consentiu apenas um desaire a jogar em casa. Foi logo na primeira jornada, em setembro de 2014, aquando da receção à seleção cipriota (1-2). Estamos perante um conjunto que é muito forte a jogar no respetivo terreno. O estado do terreno em Zenica é um elemento a ter em conta.

Em termos disciplinares, nota para a baixa de Muhamed Besic, que nesta primeira mão cumprirá o último de três jogos de castigo. Begovic, Pjanic, Dzeko, Hadzic, Spahic e Sunjic sabem que, caso vejam amarelo neste encontro, falharão a segunda mão da eliminatória.

Onze Provável: Begovic; Mujdza, Spahic, Sunjic, Zukanovic; Pjanic, Hadzic, Sahilovic; Visca, Ibisevic, Dzeko
Euro 2016

A República da Irlanda, por seu turno, ficou no terceiro posto do grupo D. Não foi capaz de garantir o apuramento de forma direta, deixando os dois lugares para as seleções de Alemanha e Polónia. Para trás ficou a seleção escocesa, com menos três que pontos os “Boys in Green”.

A reta final da campanha irlandesa merece-nos elogio, nomeadamente o triunfo em Dublin diante da poderosa seleção alemã (1-0). Foi permitiu à República da Irlanda continuar a sonhar com o apuramento, sendo que uma vitória na última jornada, aquando da deslocação à Polónia, até poderia ter carimbado o passaporte dos irlandeses para o Europeu do próximo ano.

O acesso à fase final do último europeu, em 2012, também foi garantido após presença no “play-off” de acesso. Esta seleção, na altura orientada por Trapattoni, não sentiu dificuldades de maior para ultrapassar a Estónia, por um resultado agregado de 5-1. A Bósnia oferecerá outro tipo de réplica nesta eliminatória, proporcionando maior exigência.

O’Shea e Walters são baixas confirmadas para esta deslocação à Irlanda, uma vez que se encontram suspensos. Shay Given e McGoldrick, aparentemente, também se encontram lesionados e deverão falhar o jogo. Shane Long permanece em duvida, mas perspetiva-se que recupere a tempo de ir a jogo.

Onze Provável: Randolph; Coleman, Wilson, Keogh, Brady; Whelan, McCarthy, Hendrick, McClean: Keane, Long

Perspetiva-se uma eliminatória equilibrada entre duas bolas seleções. A Bósnia, por jogar em casa, parte com algum favoritismo para este encontro. A seleção da República da Irlanda deverá manter o perfil habitual nesta deslocação, abdicando de qualquer tipo de estratégia mais defensiva apesar de se tratar de uma eliminatória a duas mãos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Bósnia-Herzegovina 1.95 Betrally
Bósnia-Herzegovina
Bósnia-Herzegovina
  • País: Bósnia-Herzegovina
  • Estádio:
  • Cidade: Sarajevo
  • Fundação: 1992

Ver ficha completa

Irlanda
Rep. Irlanda
  • País: Rep. Irlanda
  • Estádio:
  • Cidade: Dublin
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 818
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos