Menu

Borussia M’Gladbach – Borussia Dortmund (Bundesliga)

O Borussia M’Gladbach e o Borussia Dortmund medem forças este sábado, no Borussia Park, em Monchengladbach, naquele que será o embate que mais promete de toda a 18ª jornada da Bundesliga. Na última jornada do campeonato alemão o conjunto da casa conseguiu somar uma vitória importante que os fez subir até ao 4º lugar na tabela de classificação geral. Já o Borussia Dortmund partiu para a pausa de Inverno com uma derrota desapontante em terreno do FC Koln, o que os fez perder terreno na corrida pela liderança do campeonato alemão.

Borussia M’Gladbach ocupa o 4º lugar com 29 pontos, fruto de 9 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, com parciais de 34 golos marcados e 30 golos sofridos. Desde que o técnico André Schubert assumiu a posição de treinador, ocupada por Lucien Favre, que o progresso dos Potros na Bundesliga foi notável, tendo-se agora reforçado com 2 jogadores importantes, Martin Hinteregger e Jonas Hofmann, sendo que este último enfrentará o seu antigo clube. Durante a pausa de Inverno, a turma de Monchengladbach disputou 5 embates de cariz amigável, tendo obtido duas vitórias, contra o Sivasspor e o Fortuna Koln, duas derrotas contra o Wehen Wiesbaden e VfL Bochum, e um empate contra o Hertha Berlim.

Já fora da Taça da Alemanha, ao ser eliminado nos oitavos de final pelo Werder Bremen, e fora da Liga dos Campeões, ao se ter ficado em último lugar no Grupo D, constituído pelo Manchester City, Juventus e Sevilla, os Potros podem agora focar todos os seus esforços na Bundesliga e lutar pela manutenção deste 4º lugar ou ainda melhor, de forma a garantirem presença nas competições europeias da próxima temporada, uma vez que o 1º lugar da Bundesliga está fora de alcance, já a 17 pontos de distância. De destacar que os homens orientados por André Schubert apresentam bastante qualidade, especialmente no sector ofensivo, sendo o 3º mais eficaz do campeonato, sendo que o seu maior problema reside no bloco defensivo, onde apresentam bastantes dificuldades no jogo aéreo e bolas paradas ofensivas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia M’Gladbach apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 na recepção ao Bayern de Munique. Seguiu-se uma derrota por 4-2 em terreno do Manchester City, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma derrota por 5-0 em terreno do Bayer Leverkusen, uma derrota por 3-4 na recepção ao Werder Bremen, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, e na última jornada, uma vitória por 3-2 na recepção ao Darmstadt. Patrick Hermann, André Hahn, Nico Schulz, Álvaro Domínguez e Tony Jantschke são baixas confirmadas, todos lesionados, enquanto que Granit Xhaka ficará de fora a cumprir castigo.

Onze Provável: Sommer – Korb, Christensen, Hinteregger e Wendt – Traoré, Dahoud, Nordtveit e Johnson – Stindl e Raffael.

bundesligaBorussia Dortmund, por sua vez, ocupa o 2º lugar com 38 pontos, fruto de 12 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com parciais de 47 golos marcados e 23 golos sofridos. Os Auri-Negros entraram na pausa de Inverno com uma derrota em terreno do FC Koln, o que o fez perder pontos em relação ao Bayern de Munique, que lidera o campeonato alemão já com 8 pontos de vantagem deste emblema. Durante a pausa de Inverno, os homens de Thomas Tuchel disputaram 2 encontros de cariz amigável, tendo vencido ambos, contra o Jeonbuk Motors e Sparta Praga, apontando 7 golos e cedendo apenas 2 no processo. O Dortmund conta então com um calendário um pouco preenchido, encontrando-se em prova na Taça da Alemanha, onde após tirar do seu caminho conjuntos como o Chemnitzer, Paderborn e Augsburg, carimbou acesso aos quartos de final da competição, onde terá pela Stuttgart.

Como se não bastasse, os alemães encontram-se ainda na Liga Europa, onde após se qualificarem aos dezasseis-avos de final como 2º classificados do Grupo C, constituído pelo FK Krasnodar, PAOK e FK Qabala, terão agora que enfrentar o FC Porto. Apesar de ainda se encontrarem à procura de novas contratações que substituam Hofmann e Adnan Januzaj, o Dortmund conta com um plantel bastante forte e repleto de qualidade, sendo estes, teoricamente, o único emblema alemão que podem desafiar o Bayern de Munique na corrida pelo título, contando com uma improvável queda drástica na forma dos Bávaros nesta 2ª metade da temporada. Os Auri-Negros têm conseguido premiar os seus adeptos com grandes vitórias, no entanto, as derrotas que apresentam no campeonato alemão foram todas sofridas fora de portas, o que os obriga a estarem bastante alerta contra um conjunto que também possui um sector ofensivo bastante forte. Importa realçar que o avançado do Dortmund, Aubameyang é o melhor marcador do campeonato com 18 golos, sendo que Mkhitaryan é o jogador com mais assistências, tendo contribuído em 9 golos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Wolfsburg. Seguiu-se uma derrota por 0-1 na recepção oa PAOK, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 4-1 na recepção ao Frankfurt, uma vitória por 0-2 em terreno do Augsburg, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, e na última jornada, uma derrota por 2-1 na recepção ao FC Koln. Nuri Sahin, Erik Durm, Sven Bender e Marcel Schmelzer são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando ainda Shinji Kagawa e Adrián Ramos em dúvida, a recuperarem de lesão.

Onze Provável: Burkl – Piszczek, Sokratis, Hummels e Park – Gundogan, Wiegl e Castro – Mkhitaryan, Aubameyang e Reus.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Borussia Dortmund venceu 4 embates, tendo o Borussia M’Gladbach vencido 3. A restante partida terminou em empate.

Borussia Dortmund 4-0 Borussia M’gladbach
1. Bundesliga 15/16
Borussia M’gladbach 3-1 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 14/15
Borussia Dortmund 1-0 Borussia M’gladbach
1. Bundesliga 14/15
Borussia Dortmund 1-2 Borussia M’gladbach
1. Bundesliga 13/14
Borussia M’gladbach 2-0 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 13/14
Borussia M’gladbach 1-1 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 12/13
Borussia Dortmund 5-0 Borussia M’gladbach
1. Bundesliga 12/13
Borussia Dortmund 2-0 Borussia M’gladbach
1. Bundesliga 11/12

Dada a imensa qualidade de ambos conjuntos, este será um encontro bastante equilibrado e bastante competitivo. O enorme poderio ofensivo que nutre dos dois emblemas é notável, sendo de esperar que ambas equipas consigam fuzilar a baliza adversária, superiorizando-se assim às respectivas defesas.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam 1.51 Betrally
borussia m'bladbach
Borussia M’gladbach
  • País: Alemanha
  • Estádio: Borussia Park
  • Cidade: Mönchengladbach
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1990
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1037
  • Próg. errados 853
comments powered by Disqus

Últimos jogos