Menu

Borussia Dortmund – Werder Bremen (Bundesliga)

O campeão Borussia Dortmund e o Werder Bremen dão a partida oficial para a temporada 2012/13 do Campeonato Alemão (Bundesliga). O bi-campeão alemão Borussia Dortmund inicia a defesa do título a jogar em casa, frente a um adversário sempre complicado como é o Werder Bremen, e com a missão de começar a ganhar pontos na luta com o rival Bayern Munique que esta temporada pretende renovar o título que lhe escapa há duas temporadas consecutivas. O Dortmund de Jurgen Klopp tem vindo a fazer uma trajectória de grande nível, e para esta temporada deixou sair apenas Shinji Kagawa para o Manchester United, o que significa que a espinha dorsal da equipa alemã mantém-se fiel aquela que tem dominado a Bundesliga. Ainda assim o Dortmund investiu em alguns contratações de peso, como Mustafa Amini, Marco Reus, Leonardo Bittencourt, Oliver Kirch e Julian Schieber. Destaque para os avançados Marco Reus e Julian Schieber que agora se poderão juntar na frente de ataque ao não menos fantástico Robert Lewandowski, dando uma maior consistência ofensiva ao ataque dos alemães.

Ao nível de pré-temporada o Borussia Dortmund disputou 7 jogos amigáveis, tendo conseguido 4 vitórias sobre o St. Gallen por 1-2, sobre o SV Meppen por 1-2, sobre o RW Erfurt por 0-4 e sobre o Legia Warszawa por 0-1. No mesmo período o Dortmund perdeu com o Club Brugge por 3-1 e com o 1. FC Nürnberg por 4-2, tendo ainda empatado precisamente com o Werder Bremen por 3-3 no último amigável de pré-temporada. A 12 de Agosto o Dortmund iniciou as competições oficiais da Alemanha, tendo perdido a Supertaça da Alemanha por 2-1 para o rival Bayern Munique. Já no fim de semana passado o Dortmund entrou novamente em campo para a 1ª eliminatória da Taça da Alemanha, tendo vencido o FC Oberneuland por 0-3. Pese embora não tenha entrado bem na nova temporada, com a derrota na Supertaça, o Dortmund é claramente um sério candidato ao título da Bundesliga, mais não seja por ter conseguido manter intacta toda a estrutura da equipa, o que dá alguma confiança ao técnico Jurgen Klopp para enfrentar a nova temporada. A jogar em casa o Dortmund é por norma uma equipa extremamente difícil de bater. Na época passada os alemães fecharam a temporada com um saldo de 14 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos jogos caseiros, tendo marcado 44 golos e sofrido apenas 12.

bundesligaO Werder Bremen, por seu turno, terminou no 9º lugar da Bundesliga na temporada passada, e procura reencontrar-se com os adeptos e com os resultados. Para esta nova temporada o Bremen vendeu e contratou vários jogadores, tendo reformulado uma boa parte da sua equipa. Destaque para a saída do avançado Marko Marin para o Chelsea, Claudio Pizarro para o Bayern Munique, Sandro Wagner para o Hertha Berlim e Markus Rosenberg para o West Bromwich. Para colmatar as saídas do clube, o Werder Bremen foi ao mercado contratar várias caras novas, nomeadamente Raphael Wolf, Assani Lukimya, Richard Strebinger, Nils Petersen, Gebre Selassie, Sokratis Papastathopoulos, Eljero Elia, Kevin De Bruyne e Joseph Akpala. Destaque para De Bruyne que vem por empréstimo do Chelsea, sendo um médio Belga de 21 anos extremamente bem cotado enquanto jogador, e que poderá ser muito útil nas manobras ofensivas dos alemães. Destaque ainda para o avançado Joseph Akpala, contratado ao Club Brugge e que na temporada passada marcou 15 golos no campeonato Belga.

Ao nível de pré-temporada o Werder Bremen disputou 5 jogos amigáveis, tendo conseguido apenas 2 vitórias sobre o modesto Aberdeen por 0-1 e sobre o Odense BK por 1-2. Os 3 empates restantes aconteceram frente o FC Energie Cottbus por 1-1, Borussia Dortmund por 3-3 e Aston Villa por 3-3 também. Já no arranque oficial da temporada, mais concretamente no fim de semana passado, o Werder Bremen participou na 1ª eliminatória da Taça da Alemanha, tendo perdido em casa do modesto Preußen Münster que alinha na 3. Liga por 4-2, o que deixa em aberto mais uma temporada complicada para os lados do Bremen.

Ao nível de confrontos directos entre ambas as equipas, os resultados são os seguintes:

Borussia Dortmund 1-0  Werder Bremen 1. Bundesliga 11/12
Borussia Dortmund 2-0  Werder Bremen 1. Bundesliga 10/11
Borussia Dortmund 2-1  Werder Bremen 1. Bundesliga 09/10
Borussia Dortmund 1-0  Werder Bremen 1. Bundesliga 08/09

Espera-se uma partida onde o Dortmund é claramente favorito à vitória final, ainda para mais jogando em casa e sendo o primeiro jogo oficial na Bundesliga 2012/13. Em termos globais o Dortmund é melhor equipa, contratou melhores jogadores, e tem uma espinha dorsal com experiência, bi-campeã e que dispensa apresentações. O Bremen parece continuar ao nível das últimas temporadas, sendo que se conseguir um lugar nas competições europeias, já seria bastante positivo para a equipa.

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Asiático: Dortmund -1.5 1.725 Bet365
dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

werderbremen
Werder Bremen
  • País: Alemanha
  • Estádio: Weserstadion
  • Cidade: Bremen
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Paulo Faustino
  • Próg. realizados 768
  • Média Odds usadas 1.89
  • Próg. certos 390
  • Próg. errados 313
comments powered by Disqus

Últimos jogos