Menu

Borussia Dortmund – Sporting CP (Liga dos Campeões)

O Borussia Dortmund e o Sporting CP colocam-se frente a frente esta quarta-feira no Signal Iduna Park, em Dortmund, num embate a contar para a 4ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões. O Borussia Dortmund tem vindo a sofrer uma quebra nos seus bons resultados, algo que também se deve bastante à enorme lista de lesionados, chegando aqui com um registo de 5 empates nos últimos 7 jogos consecutivos de todas as competições. Já o Sporting CP não se encontra numa situação muito melhor, vencendo apenas 1 dos últimos 5 jogos, também de todas as competições.

Borussia Dortmund ocupa o 2º lugar deste Grupo F com 7 pontos, a par com o líder Real Madrid, fruto de 2 vitórias e 1 empate, com parciais de 10 golos marcados e 3 golos sofridos. Os alemães comandados por Thomas Tuchel sofrem de uma vasta lista de jogadores importantes lesionados, um factor complicado que tem vindo a dificultar a somar de pontos nas várias competições em que ingressa, apresentando-se aqui com 5 empates nos últimos 7 jogos consecutivos, sendo os restantes 2 uma vitória em casa deste Sporting CP, na 3ª jornada da Liga dos Campeões, e uma derrota na Bundesliga, contra o Bayer Leverkusen. Na última jornada, os Auri-Negros empataram novamente em casa, com a recepção ao Schalke em mais uma edição do Revierderby, um empate sem golos. Esta sequência de resultados afastou o Dortmund da luta pelo título, ocupando agora o 6º lugar da tabela com 15 pontos, vendo o líder Bayern de Munique a somar já 8 pontos de vantagem.

Os Auri-Negros demonstram algumas dificuldades defensivas como parar contra-ataques, duelos aéreos e impedir que os adversários criem situações de golo, contudo, compensam com um forte poder ofensivo, já que demonstram bastante qualidade nos ataques pelas linhas, poder de finalização, criatividade e bons argumentos nas bolas-paradas ofensivas. O Dortmund deverá querer redimir-se dos seus recentes pobres resultados diante dos seus adeptos, devendo privilegiar a posse de bola e os ataques pelos corredores, já que conta com extremos de grande qualidade, como Dembélé, dotado de grande capacidade técnica e capaz de criar vários desequilíbrios. A referência mais ofensiva é Aubameyang, o melhor marcador da equipa, e o 2º melhor marcador do campeonato alemão.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 1 vitória e 4 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 na recepção ao Hertha Berlim. Seguiu-se uma vitória por 1-2 em terreno do Sporting CP, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, um empate por 3-3 em terreno do Ingolstadt, um empate por 1-1 na recepção ao Union Berlin, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, e na última jornada, um empate por 0-0 na recepção ao Schalke. Subotic, Erik Durm, Marco Reus, Bender e Schmelzer estão de fora, todos lesionados.

Onze Provável: Burki – Piszczek, Sokratis, Ginter e Passlack – Wiegl – Emre Mor, Gotze, Guerreiro e Dembélé – Aubameyang.

Liga dos CampeõesSporting CP, por sua vez, ocupa o 3º lugar neste Grupo F com apenas 3 pontos, fruto de 1 vitória e 2 derrotas, com parciais de 4 golos marcados e 4 golos sofridos. Os Leões, que perderam Slimani e João Mário no mercado de transferências ficaram nitidamente desfalcados, mas têm conseguido disfarçar a falta desses dois jogadores. Contudo, com a recente baixa do capitão Adrien Silva, lesionado, os Leões perderam claramente a organização no meio do terreno e têm vindo a escorregar no campeonato português, empatando os últimos 3 jogos da Liga NOS e caindo na tabela de classificação geral, ocupando neste momento o 4º lugar com 18 pontos, vendo o Benfica a liderar o campeonato já com 25.

Recentemente, os Leões têm demonstrado dificuldade em se proteger de bolas nas costas dos defesas e em impedir que os adversários criem situações de golo, tal como em proteger a liderança do marcador. Ainda assim, têm um bom fulgor ofensivo, conseguindo criar muito perigo quando atacam pelos corredores, rematando bem de longe, fortes nas bolas paradas-ofensivas e apresentando um bom poder de finalização. Desta equipa destaca-se principalmente o jovem Gelson Martins, extremo de grande velocidade de elevada qualidade técnica. O avançado Bas Dost é a referência mais ofensiva da equipa, mas os alemães do Dortmund já o conhecem bem, já que foi jogador do Wolfsburg.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sporting CP apresenta um histórico de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 3-3 em terreno do Vitória de Guimarães. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Famalicão, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma derrota por 1-2 na recepção ao Borussia Dortmund, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, um empate por 1-1 na recepção ao Tondela, e na última jornada, um empate por 0-0 em terreno do Nacional da Madeira. Adrien Silva, Jefferson, Paulista e Petrovic estão de fora, todos lesionados.

Onze Provável: Patrício – Schelotto, Coates, Semedo e Zeegelaar – Carvalho, César, Martins e Campbell – Dost e Ruiz.

O Borussia Dortmund venceu o único confronto directo existente.

Sporting
1-2
Borussia Dortmund
LC 2016/2017

Com o factor casa do seu lado, o Borussia Dortmund torna-se ainda mais perigoso, e tendo em conta que têm vindo a decepcionar os seus adeptos nos últimos jogos, espera-se que estes se consigam redimir aqui sobre um Sporting CP desmoralizado com alguns golos à mistura.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Handicap Asiático: Borussia Dortmund -1 1.71 Betrally
dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1990
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1037
  • Próg. errados 853
comments powered by Disqus

Últimos jogos