Menu

Borussia Dortmund – Shakhtar Donetsk (Liga dos Campeões)

O Borussia Dortmund recebe no Westfalenstadion o Shakhtar Donetsk, em jogo a contar para a 2ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os Alemães chegam a esta partida depois de terem sofrido para conseguirem um empate na Ucrânia, o qual surgiu apenas ao minuto 87″ da partida, por intermédio de Hummels após a marcação de um canto. Este empate coloca os alemães na frente da eliminatória com dois golos marcados fora de casa, os quais poderão ser fundamentais na resolução desta eliminatória. Recorde-se que o Dortmund chegou a estes oitavos-de-final depois de vencer o Grupo D, fruto de 4 vitórias e 2 empates, com parciais de 11 golos marcados e 5 golos sofridos. Os bi-campeões alemães venceram o considerado “grupo da morte”, onde militavam Real Madrid, Manchester City e Ajax. Com vitórias por 1-0 sobre o Ajax, por 2-1 sobre o Real Madrid e por 1-0 sobre o Manchester City, os alemães demonstraram ter capacidade de ir longe na competição, e o empate por 2-2 na Ucrânia é resultado desse espírito e competência que a equipa orientada por Jürgen Klopp vem demonstrando. Ao nível interno, o Dortmund ocupa o 2º lugar da Bundesliga, fruto de 13 vitórias, 7 empates e 4 derrotas, com parciais de 54 golos marcados e 28 golos sofridos, estando agora a 17 pontos do líder Bayern de Munique e portanto com o título perdido. Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Dortmund apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta série de resultados iniciou-se com o empate por 2-2 no terreno do Shakhtar Donetsk para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 3-0 na recepção ao Eintracht Frankfurt, um empate por 1-1 no terreno do Borussia M’gladbach, uma derrota por 1-0 no terreno do Bayern de Munique para a Taça da Alemanha, e na última jornada, uma vitória confortável por 3-1 na recepção ao Hannover 96.

Para este jogo o Borussia Dortmund tem em dúvida o central Mats Hummels, que se encontra doente e falhou as suas últimas partidas dos alemães. De regresso estão Mario Gotze e Lukasz Piszczek, depois de terem sido poupados no fim-de-semana com vista ao embate para a Liga dos Campeões.

Onze Provável: Weidenfeller – Piszczek, Subotic, Hummels, Schmelzer – Gundogan, Kehl – Blaszczykowski, Gotze, Reus – Lewandowski

liga dos campeõesO Shakhtar Donetsk, por seu turno, chega a esta 2ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões depois de na primeira-mão não ter aguentado a pressão e ter sofrido um golo já na parte final do jogo, quando tudo fazia antever que os Ucranianos sairiam em vantagem na eliminatória. O empate por 2-2 em casa obriga os comandados de Mircea Lucescu a correr atrás do resultado em Dortmund e principalmente em marcar um golo fora de casa, que lhes permita colocarem-se novamente em vantagem na eliminatória. Recorde-se que o Shakhtar chegou a estes oitavos-de-final depois de conseguirem segurar o 2º lugar do Grupo E, fruto de 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com parciais de 12 golos marcados e 8 golos sofridos. Surpreendentemente, o Shakhtar Donetsk conseguiu ficar à frente do Chelsea neste Grupo E, relegando o campeão europeu para a Liga Europa. Com uma vitória por 2-1 sobre o Chelsea e um empate por 1-1 com a Juventus em Torino, os Ucranianos demonstraram enorme competência e qualidade, e certo é que esta eliminatória com o Dortmund está longe de estar resolvida. Ao nível interno as coisas correm de feição, uma vez que o Shakhtar é líder isolado da Liga Ucraniana, fruto de 18 vitórias e 1 derrota, com parciais de 56 golos marcados e 10 golos sofridos. O Shakhtar goza agora de uma vantagem de 13 pontos de avanço sobre o Dnipro, segundo classificado. Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Shakhtar apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta série de resultados iniciou-se com a derrota por 1-0 frente ao Odd em jogo amigável. Seguiu-se um empate por 2-2 na recepção ao Borussia Dortmund para a Liga dos Campeões, uma vitória por 3-0 na recepção ao Brasov em jogo amigável, uma vitória por 4-1 sobre o Randers também em jogo amigável, e na passada sexta-feira, uma vitória por 4-1 na recepção ao FC Volyn para o campeonato da Ucrânia.

Para este jogo o Shakhtar tem todo o seu plantel disponível e às ordens do técnico Mircea Lucescu, incluindo o regresso do defesa Oleksandr Kucher que falhou a primeira-mão para cumprir castigo, enquanto que o Médio Ofensivo Douglas Costa deverá alinhar de início, depois de ter sido fundamental na vitória dos ucranianos na última jornada do campeonato.

Onze Provável: Pyatov – Srna, Kucher, Rakitskiy, Rat – Hubschman, Fernandinho – Teixeira, Mkhitaryan, Costa – Adriano

Ao nível dos confrontos directos recentes entre ambas as equipas, os resultados são os seguintes:

Shakhtar Donetsk 2-2 Borussia Dortmund  LC 2012/2013
Shakhtar Donetsk 0-2 Borussia Dortmund  LC 2001/02
Borussia Dortmund 3-1 Shakhtar Donetsk  LC 2001/02

Espera-se uma partida fantástica entre duas equipas com um modelo de jogo extremamente ofensivo e com uma capacidade tremenda para marcar golos. Nos últimos 12 jogos europeus o Shakhtar marcou algo como 23 golos e procura na Alemanha a oportunidade de seguir em frente na prova. O Dortmund leva vantagem na eliminatória, joga em casa e tem praticamente todo o seu plantel na máxima força. Com o campeonato perdido e a Taça da Alemanha também, os alemães deverão apostar todas as fichas na Liga dos Campeões.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Borussia Dortmund 1.61 Bet365
dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

Paulo Faustino
  • Próg. realizados 768
  • Média Odds usadas 1.89
  • Próg. certos 390
  • Próg. errados 313
comments powered by Disqus

Últimos jogos