Menu

Borussia Dortmund – Liverpool (Liga Europa)

O Borussia Dortmund e o Liverpool medem forças esta quinta-feira no Signal Iduna Park, Dortmund, num embate a contar para a 1ª mão dos quartos de final da Liga Europa. Após uma difícil vitória com a recepção ao Werder Bremen, o conjunto da casa prepara-se para uma complicada disputa europeia, depois já ter tirado o poderoso Tottenham do seu caminho na eliminatória anterior. Já o Liverpool chega aqui na ressaca de um empate na recepção ao Tottenham, afastando-se assim ainda mais dos lugares de acesso à Europa na pauta classificativa da Premier League.

Borussia Dortmund teve que disputar mais encontros que a maioria dos emblemas presentes nesta fase da prova, começando a sua campanha nesta Liga Europa ao entrar para a 3ª Pré-Eliminatória, onde tirou o Wolfsberger do seu caminho, e o Odd no Play-Off de acesso à fase de Grupos. Uma vez inserido no Grupo C, juntamente com o FK Krasnodar, PAOK e Qabala, os Auri-Negros qualificaram-se aos dezasseis-avos de final da prova como 2º classificados, eliminando então o FC Porto, e mais tarde, o Tottenham nos oitavos de final. Orientados por Thomas Tuchel, esta está a ser uma grande campanha para este conjunto que continuar isolado no 2º lugar da tabela de classificação geral da Bundesliga com 67 pontos, fruto de 21 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, com parciais de 67 golos marcados e 28 golos sofridos, mantendo uma enorme vantagem de 19 pontos sobre o 3º classificado Hertha Berlim, e 5 pontos de desvantagem em relação ao líder Bayern de Munique. Para além do campeonato alemão e desta Liga Europa, os Auri-Negros têm ainda que se preocupar com a Taça da Alemanha, onde se encontram nas meias finais da prova com o Hertha Berlim pela sua frente, a enfrentar no dia 20 deste mês.

Com um palmarés onde conta com uma Taça das Taças, uma Liga dos Campeões e 1 Taça Intercontinental, o Dortmund ainda não venceu nenhuma vez a Liga Europa, embora já tenha disputado duas finais, com a Juventus em 1992/93, e com o Feyenoord em 2001/02. A forma como eliminou o Tottenham na eliminatória anterior leva grande parte da Europa a acreditar que este conjunto orientado por Thomas Tuchel é o maior candidato a vencer a prova, no entanto, não podemos esquecer que a equipa do Liverpool é orientada por Jurgen Klopp, que esteve aos comandos da turma alemã durante 7 temporadas, e conhece como ninguém os jogadores que agora enfrenta, e a forma como poderá marcar golos. O Dortmund apresenta-se invicto à 16 jogos consecutivos, em todas as competições, e sofreu apenas 1 desaire nos 22 jogos disputados no seu reduto, tendo vencido em 19 ocasiões. Para além do fantástico registo dentro de portas, importa destacar que os alemães detêm o melhor ataque da Bundesliga, ainda mais poderoso que o Bayern de Munique, contando com o ponta de lança Aubameyang, o 2º melhor marcador desta Liga Europa e também 2º melhor marcador da Bundesliga. Nesta equipa, Henrikh Mkhitaryan é um extremo de enorme importância, contribuindo em 22 golos do campeonato alemão, com 10 tentos assinalados e 12 assistências realizadas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Tottenham, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 2-0 na recepção ao Mainz, uma vitória por 1-2 em terreno do Tottenham, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 1-3 em terreno do Augsburg, e na última jornada, uma vitória por 3-2 na recepção ao Werder Bremen. Gundogan, e Subotic falharam todos o último encontro e permanecem em dúvida para este, ambos condicionados.

Onze Provável: Burki – Piszczek, Sokratis, Hummels e Schmelzer – Gundogan – Mhitaryan, Castro, Kagawa e Reus – Aubameyang.

Liga EuropaLiverpool, por sua vez, teve menos trabalho para chegar aqui, uma vez que ingressou na prova logo no Grupo B, juntamente com o FC Sion, Rubin Kazan e Bordéus, tendo-se qualificado aos dezasseis-avos de final como líder do agrupamento, vencendo assim o Augsburg e o Manchester United para alcançar esta etapa da prova. Para além de 5 vezes vencedores da Liga dos Campeões, 3 vezes vencedor da Supertaça Europeia, os Reds já conquistaram também esta competição por 3 vezes na sua história, tendo a última vez sido em 2000/01, e depois de alcançarem as meias finais da temporada de 2009/10, estes quartos de final são o mais longe que conseguiram chegar. Já na Premier League, esta turma orientada por Jurgen Klopp ocupa o 9º lugar com 45 pontos, fruto de 12 vitórias, 9 empates e 9 derrotas, com parciais de 46 golos marcados e 41 golos sofridos, encontrando-se já a 6 pontos de distância de um dos lugares de acesso à Liga Europa, embora ainda conte com 1 jogo a menos que todos os conjuntos do Top-6. Os Reds já estão fora de todas as competições caseiras, tendo apenas esta prova e a Premier League com que se preocupar.

O Liverpool tem enfrentado dificuldades em se conseguir manter regular, e agora frente ao antigo clube do técnico Jurgen Klopp, tudo aponta para uma partida bem disputada onde reinará o futebol de ataque. Apesar de optarem muita vez por um futebol de posse de bola que privilegia os passes curtos e o controlo do jogo no meio campo adversário, uma das fraquezas que podem ser fatais neste jogo é sua falta de capacidade defensiva a defender ataques vindos das linhas, o que tendo em conta a qualidade dos extremos do Dortmund, poderá sair caro à turma inglesa. Importa destacar que os Reds não contam com um registo muito famoso a actuar fora de portas, tendo apenas vencido 10 dos 25 jogos disputados fora de casa esta temporada, concedendo um total de 30 golos enquanto marcaram 39, em todas as competições.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Liverpool apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Crystal Palace. Seguiu-se uma vitória por 2-0 na recepção ao Manchester United, em jogo a contar para a Liga Europa, um empate por 1-1 em terreno do Manchester United, em jogo a contar para a Liga Europa, uma derrota por 3-2 em terreno do Southampton, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Tottenham. Joe Allen, Joseph Gomez, Danny Ings, Kevin Stewart e Cameron Brannagan estão de fora, todos lesionados.

Onze Provável: Mignolet – Clyne, Lovren, Sakho e Moreno – Henderson e Can – Lallana, Firmino e Coutinho – Sturridge.

Em toda a história existiram apenas 3 confrontos directos, tendo cada um dos conjuntos vencido 1 embate, e o restante terminado em empate.

Liverpool
2-0
Borussia Dortmund
LC 2001/02
Borussia Dortmund
0-0
Liverpool
LC 2001/02
Borussia Dortmund
2-1(a.p.)
Liverpool
Taça das Taças 1965/66

Este é um jogo onde é de acreditar que o Dortmund não irá perder. Atendendo ao seu fortíssimo registo caseiro, este é um conjunto que parece praticamente invencível a actuar nesta condição, e tendo em conta o fraco registo fora de portas do Liverpool, acreditamos que o Dortmund conseguirá levar a melhor. Atendendo ainda ao futebol de ataque que ambas equipas praticam, antevê-se que ambos consigam chegar ao golo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Borussia Dortmund 1.50 Betrally
dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

liverpool
Liverpool
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Anfield Road
  • Cidade: Liverpool
  • Fundação: 1892

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1990
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1037
  • Próg. errados 853
comments powered by Disqus

Últimos jogos