Menu
Bundesliga 30ª Jornada

Borussia Dortmund – Hamburgo (Bundesliga)

O Borussia Dortmund e o Hamburgo enfrentam-se este Domingo, em Signal Iduna Park, num embate a contar para a 30ª jornada da Bundesliga. O empate a duas bolas na última jornada, em terreno do Schalke 04, deixou a equipa da casa a 7 pontos de inferioridade em relação ao líder Bayern de Munique, deixando o título de campeão alemão à mercê dos Bávaros. Já o Hamburgo, ao contrário das duas últimas temporadas, em que terminou mesmo acima da zona de relegação, chega aqui com a manutenção praticamente garantida, contando com 6 pontos acima do Play-Off de despromoção.

Borussia Dortmund ocupa o 2º lugar com 68 pontos, fruto de 21 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, com parciais de 69 golos marcados e 30 golos sofridos. Ao ter empatado na última jornada no Derby de Ruhr, com o Schalke 04 por 2-2, os Auri-Negros distanciaram-se ainda mais do líder Bayern de Munique, ficando agora a 7 pontos de distância, deixando assim o título de campeão alemão novamente à mercê do Gigante da Baviera. Esta, que parecia ser uma temporada promissora em títulos, tem-se vindo a revelar o contrário, uma vez que não só veem o título de campeão alemão fora do seu alcance, como também acabaram por ser postos fora da Liga Europa na quinta-feira às mãos do Liverpool, num jogo onde logo ao minuto 10 já estavam a vencer por 0-2, e ao minuto 57 por 1-3. Contudo, os pupilos de Thomas Tuchel não souberam defender a enorme vantagem que tinham no marcador e acabaram por sofrer golo atrás de golo, acabando por perder 4-3, chegando assim ao fim a sua passagem pelas competições europeias esta temporada. Nem tudo está perdido, visto que há ainda um título que podem conquistar, a Taça da Alemanha, onde se encontram nas meias finais com o Hertha Berlim pela frente, a enfrentar no dia 20 deste mês.

É provável que o técnico Thomas Tuchel opte por descansar alguns dos jogadores depois da viagem até Liverpool, contando mesmo assim com jogadores de grande qualidade prontos para mostrarem o seu valor. Apesar de cometerem alguns erros defensivos individuais, o Dortmund é um conjunto que ofensivamente é muito versátil, tendo como pontos fortes os ataques através dos corredores laterais, contra-ataques e bolas paradas, apresentando ainda um enorme poder de finalização, uma vez que, a par com o Bayern de Munique, detêm o melhor ataque do campeonato alemão. Importa referir que os Auri-Negros ainda não foram derrotados em casa esta temporada, em jogos da Bundesliga, tendo vencido 12 dos 14 embates aqui disputados, e marcado um total de 39 golos, concedendo apenas 11.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dormtund apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-3 em terreno do Augsburg. Seguiu-se uma vitória por 3-2 na recepção ao Werder Bremen, um empate por 1-1 na recepção ao Liverpool, em jogo a contar para a Liga Europa, um empate por 2-2 em terreno do Schalke 04, e na última jornada, uma derrota por 4-3 em terreno do Liverpool, em jogo a contar para a Liga Europa. Neven Subotic, lesionado, é baixa confirmada.

Onze Provável: Burki – Ginter, Sokratis, Hummels e Durm – Gundogan, Weigl e Kagawa – Ramos, Aubameyang e Pulisic.

bundesligaHamburgo, por sua vez, ocupa o 10º lugar com os mesmos 34 pontos que o 11º classificado Koln, fruto de 9 vitórias, 7 empates e 13 derrotas, com parciais de 35 golos marcados e 40 golos sofridos. Ao contrário das duas últimas temporadas, os Dinossauros chegam aqui com uma vantagem confortável de 6 pontos em relação à zona de relegação, estando no bom caminho para garantirem a manutenção. Sem nenhuma outra competição com que se preocupar, este conjunto aos comandos de Bruno Labbadia ambiciona então somar o máximo de pontos nas próximas jornadas e garantir a manutenção o mais cedo possível, para tal, pretendem aproveitar da melhor maneira o grande registo de confrontos directos que tem sobre este seu oponente em jogo e começar já aqui a somar pontos.

Os Dinossauros têm por hábito circular o esférico dentro do seu meio campo, sendo os livres directos o seu ponto mais forte, enquanto que defensivamente, para além de se mostrarem muito aguerridos, colocando muita intensidade em todas as disputas de bolas e de conseguirem roubar várias vezes a bola à oposição, estes demonstram grandes fragilidades defensivas, nomeadamente nos passes em desmarcação e em contra-ataques, cometendo ainda vários erros individuais em zonas perigosas do terreno. Importa destacar que o seu registo como forasteiro é razoável, tendo vencido 5 embates dos 14 disputados, empatado 3 e perdido os 6 restantes, no entanto, marcam poucos golos, tendo apenas apontado 17 tentos no processo, e concedido e 19.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Hamburgo apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção ao Hertha Berlim. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do Bayer Leverkusen, uma derrota por 1-3 na recepção ao Hoffenheim, uma vitória por 0-3 em terreno do Hannover, e na última jornada, uma derrota por 1-2 na recepção ao Darmstadt. Ivica Olic, Josip Drmic e Aaron Hunt são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando em dúvida a presença de Gideon Jung, condicionado.

Onze Provável: Adler – Diekmeier, Djourou, Spahic e Sakai – Holtby e Ekdal – Muller, Gregoritsch e Ilicevic – Schipplock.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Hamburgo venceu 5 embates, tendo o Borussia Dortmund vencido apenas 2. A restante partida terminou empatada.

Hamburgo 3-1 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 15/16
Hamburgo 0-0 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 14/15
Borussia Dortmund 0-1 Hamburgo
1. Bundesliga 14/15
Hamburgo 3-0 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 13/14
Borussia Dortmund 6-2 Hamburgo
1. Bundesliga 13/14
Borussia Dortmund 1-4 Hamburgo
1. Bundesliga 12/13
Hamburgo 3-2 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 12/13
Hamburgo 1-5 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 11/12

Este é um jogo onde é de acreditar que o Borussia Dortmund não irá perder. A jogar a casa o Dortmund conquistou 12 vitórias em 14 embates do campeonato alemão, e tendo em conta a diferença de qualidade entre estes dois emblemas, acreditamos que o Hamburgo não disponha de armas suficientes para roubar pontos aos Auri-Negros. No entanto, tendo em conta o cansaço das competições europeias, o conjunto da casa deverá procurar o golo desde cedo e gerir o esforço, não devendo existir muitos golos nesta partida.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 3.5 Golos 1.62 Betrally
dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

hamburgo
Hamburgo
  • País: Alemanha
  • Estádio: Volksparkstadion
  • Cidade: Hamburg
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2066
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1062
  • Próg. errados 896
comments powered by Disqus

Últimos jogos