Menu
  • 18 fevereiro
  • 18:00
  • Betrally

Borussia Dortmund – FC Porto (Liga Europa)

O Borussia Dortmund e o FC Porto medem forças esta quinta-feira no Signal Iduna Park, em Dortmund, num embate a valer para a 1ª mão dos dezasseis-avos de final da Liga Europa. Motivado com a vitória da última jornada, o conjunto da casa chega aqui com intuito de garantir uma forte vantagem que os favoreça na 2ª mão da prova, em Portugal. Já o FC Porto após provar o sabor da derrota com a recepção ao Arouca, conseguiu responder de forma bastante positiva ao deslocar-se ao terreno do Benfica, na última jornada, e vencer o Clássico, o que os deixa bastante motivados.

Borussia Dortmund iniciou a sua jornada nesta competição Europeia ao começar por disputar a 3ª Pré-Eliminatória, onde venceu o Wolfsberger AC, e o Odd no Play-Off, garantindo assim acesso ao Grupo C, constituído pelo Krasnodar, PAOK e Qabala, tendo garantido acesso esta etapa da prova ao conseguir o 2º lugar no agrupamento. Sem terem ainda provado o sabor da derrota desde o início deste ano 2016, os Auri-Negros encontram-se em grande forma nas várias competições de que fazem parte, tendo recentemente garantido acesso às meias finais da Taça da Alemanha, onde terá que enfrentar o Hertha Berlim. Já na Bundesliga, este emblema aos comandos de Thomas Tuchel ocupa o 2º lugar na tabela de classificação geral completamente isolado, tendo somado um total de 48 pontos, fruto de 15 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com parciais de 53 golos marcados e 24 golos sofridos, mantendo uma vantagem de 13 pontos sobre o Bayer Leverkusen e o Hertha Berlim, 3º e 4º classificados, no entanto, vê já o seu rival Bayern de Munique com 8 pontos de vantagem, isolado na liderança do campeonato.

Agora, nesta competição europeia, é altura de Thomas Tuchel mostrar que o brilhante trabalho que tem feito aos comandos do Dortmund não se fica só pela Bundesliga, tendo na sua posse um conjunto de extrema qualidade que é um forte candidato a chegar à final desta prova. Apesar de enfrentar um FC Porto com bastante qualidade ofensiva, os Auri-Negros deverão tirar o máximo de proveito do factor casa e lutar por um resultado forte onde esperam marcar mais que uma vez, de forma a partirem para Portugal com uma vantagem segura para a 2ª mão. Além do mais, importa destacar o possível regresso de Aubameyang, o melhor marcador da equipa alemã e da Bundesliga, que teve de fora no último encontro por lesão, e que o seu oponente em jogo conta com 3 baixas de peso, duas delas no sector defensivo, e a restante no meio campo, o que dá já uma boa vantagem ao emblema caseiro, visto que estes possuem um enorme poder ofensivo. Os centrais Sokratis e o médio defensivo Weigl, que foram descansados no fim de semana, devem de voltar ao XI inicial.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-3 em terreno do Borussia M’Gladbach. Seguiu-se um vitória por 2-0 na recepção ao Ingolstadt, um empate por 0-0 em terreno do Hertha Berlin, uma vitória por 1-3 em terreno do Stuttgart, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção ao Hannover. Nuri Sahin e Sven Bender são baixas confirmadas, ambos lesionados, ficando ainda em dúvida a presença de Aubameyang.

Onze Provável: Weidenfeller – Piszczek, Sokratis, Hummels e Schmeizer – Weigl e Gundogan – Mkhitaryan, Kagawa e Reus – Aubameyang.

liga europaFC Porto, por sua vez, atravessou um caminho diferente para chegar a esta etapa da prova, uma vez que ao garantir o 2º lugar no campeonato português, na última temporada, teve acesso directo à fase de Grupos da Liga dos Campeões, no entanto, ao ficar inserido no Grupo G, juntamente com o Chelsea, Dinamo Kiev e Maccabi Tel Aviv, mostrou-se incapaz de conseguir melhor que um 3º lugar, o que o fez transitar para estes dezasseis-avos de final. Esta não está a ser uma temporada propriamente fácil para os Dragões, que vão já no 2º treinador esta época e apresentam algumas dificuldades em impôr a sua qualidade no principal escalão de futebol português, onde ocupam o 3º lugar com 49 pontos, fruto de 15 vitórias, 4 empates e 3 derrotas com parciais de 43 golos marcados e 15 golos sofridos, tendo o Benfica à sua frente em 2º lugar, com mais 3 pontos, e vê o líder Sporting já com 6 pontos de vantagem. Ainda nas competições portuguesas, os homens orientados por José Peseiro estão já fora da Taça da Liga, no entanto, contam já com um pé e meio na final da Taça de Portugal, tendo já vencido a 1ª mão das meias finais por 0-3 em terreno do Gil Vicente.

Motivado com a vitória fora de portas da última jornada, ao vencer o Clássico em terreno do Benfica, os Azuis e Brancos partem para aqui bastante motivados, e sendo esta uma competição que conhecem bem, visto que se sagraram campeões da mesma por duas vezes na sua história, em 2002/03 e 2010/11, não pretendem facilitar a vida ao Borussia Dortmund. Este, no entanto, será um jogo especialmente complicado para os Dragões, visto que enfrentam as baixas de de dois defesas essenciais, Maxi Pereira e Marcano, e ainda a falta do médio defensivo Danilo Pereira, presenças estas que serão sentidas dado o enorme poder ofensivo do Dortmund. Os problemas de José Peseiro não se ficam por aqui, uma vez que para o Clássico teve que utilizar o jovem Chidozie a defesa central, no entanto, este não está inscrito nas competições europeias, o que será mais uma dor de cabeça. Tendo em conta estas baixas importantes, o técnico português deverá optar por uma táctica que lhes permita actuar com os jogadores mais próximos, de forma a fecharem ao máximo os espaços ao Dortmund e tentar sofrer o mínimo de golos possível, arriscando apenas atacar através do contra-golpe.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-0 em terreno do Feirense, em jogo a contar para a Taça da Liga. Seguiu-se uma vitória por 1-3 em terreno do Estoril Praia, uma vitória por 0-3 em terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma derrota por 1-2 na recepção ao Arouca, e na última jornada, uma vitória por 1-2 em terreno Benfica. Marcano, por lesão, e Maxi Pereira e Danilo Pereira, ambos castigados, são todos baixas confirmadas.

Onze Provável: Casillas – Layún, Verdasca, Indi e Ángel – Herrera, Rúben Neves e André André – Corona, Aboubakar e Brahimi.

Este será o primeiro confronto directo entre estes dois emblemas. Com o factor casa e com um conjunto repleto de qualidade, o Borussia Dortmund é dado como favorito a levar a melhor nesta 1ª mão, frente a um FC Porto que apesar de contar com bastante qualidade no sector ofensivo, atravessa dificuldades no sector mais recuado. Este não será um embate fácil para os Dragões que contam com 3 baixas importantíssimas, o que lhes dificultará bastante a vida em conter o enorme poder ofensivo do Borussia Dortmund, que deverá levar a melhor neste jogo com uma vantagem confortável.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Borussia Dortmund -1 2.20 Betrally
dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 966
  • Próg. errados 787
comments powered by Disqus

Últimos jogos