Menu

Borussia Dortmund – Borussia Monchengladbach (Bundesliga)

Na primeira jornada da Bundesliga, assistimos a um interessante duelo entre Borussias, num jogo que pode bem acabar por ser uma devolução do testemunho aos mineiros, como uma das equipas que estará mais próxima na perseguição ao Bayern de Munique. Depois de, no ano passado, os homens de Monchengladbach terem terminado em terceiro lugar, as saídas de peças centrais da sua equipa acaba por ferir as ambições de uma equipa que estará, também, na Liga dos Campeões. Já para o Dortmund, em ano de renovação e mudança de treinador, começar a vencer poderá ser um sinal claro das possibilidades deste conjunto.

O Borussia Dortmund fez uma pré-temporada quase 100% vitoriosa, tendo apenas a registar uma derrota frente ao Bochum. Nos encontros mais exigentes, os mineiros saíram sempre vencedores, como frente à Juventus e ao Real Bétis. A equipa de Dortmund também já começou a sua caminhada europeia e na ronda de qualificação da Liga Europa eliminou, sem dificuldades, os austríacos do Wolfsberger, tendo que encarar, no playoff, os noruegueses do Odd, antes de entrar na fase de grupos. Finalmente, também já em competição oficial, eliminou o Chemnitzer na Taça alemã. Thomas Tuchel, o homem escolhido para substituir Jurgen Klopp, sabe não ter uma tarefa fácil pela frente. O seu antecessor somou títulos e devolveu o Borussia à elite europeia, mas talvez o facto de, no ano passado, as coisas não terem corrido pelo melhor possa acabar por dar argumentos para que Tuchel se afirmar. Depois de um ano sabático, e tendo o Mainz como única referência do seu trabalho, Tuchel conseguiu impedir a fuga de talentos de que se falava em Dortmund, apostando num reforço pontual do plantel, com vista a tentar cimentar, de novo, o conjunto de Dortmund entre os quatro mais fortes da Bundesliga. Tuchel tem alguns impedimentos para a sua estreia na Liga, como são os casos de Durm, Subotic, Grosskreutz ou Sahin. Curiosidade, ainda, para entender qual a escolha que o técnico fará para a baliza, onde o recém-chegado Burki parece levar vantagem sobre o experiente Weidenfeller.

Onze provável: Burki – Piszczek, Sokratis, Hummels, Schmelzer – Weigl – Reus, Gundogan, Castro, Mkhitaryan – Aubameyang.

bundesligaTarefa difícil para o Borussia Monchengladbach esta temporada, tendo pela frente a necessidade de aproveitar tudo aquilo que conquistou depois de um grande ano em 2014/15. O terceiro lugar na Bundesliga colocou a equipa na Liga dos Campeões, com Lucien Favre a fazer contas à vida depois de ter perdido Kramer (terminado o empréstimo do Leverkusen) e Kruse (este mais complicado de substituir por ter sido o melhor marcador da equipa). Parte da responsabilidade ofensiva da equipa cai, assim, para as costas do suíço Josip Drmic, que terá nova oportunidade de jogar a Liga dos Campeões, depois de por lá ter passado, o ano passado, com a camisola dos farmacêuticos. O objetivo inicial de Favre deverá passar por conseguir que a dinâmica da sua equipa não saia muito afetada pelas saídas do onze, apostando em conseguir que os seus jogadores entendam e reconheçam as novas necessidades para ter sucesso. Alguns dos encontros da pré-temporada deixaram sinais muito positivos, como as vitórias frente ao Standard de Liége, FC Porto e Newcastle. Já em partida a contar para a Taça da Alemanha, o Monchengladbach conseguiu importante vitória sobre o St. Pauli, por 4-1, com Stindl (outro dos reforços, para o meio-campo) a bisar. Entre os lesionados, estão ainda nomes como Álvaro Dominguez, Stranzl ou Nordvelt, todos jogadores que poderão vir a fazer parte dos titulares assim que regressem aos treinos.

Onze provável: Sommer – Jantschke, Schulz, A. Christensen, Wendt – Stindl, G. Xhaqa – Traoré, Hermann – Raffael – Drmic.

Nas últimas duas temporadas há uma clara tendência de sucesso para o Borussia Monchengladbach, mas no geral, este sempre foi um duelo de imenso equilíbrio.

Borussia M’gladbach 3-1 Borussia Dortmund 1. Bundesliga 14/15
Borussia Dortmund 1-0 Borussia M’gladbach 1. Bundesliga 14/15
Borussia Dortmund 1-2 Borussia M’gladbach 1. Bundesliga 13/14
Borussia M’gladbach 2-0 Borussia Dortmund 1. Bundesliga 13/14
Borussia M’gladbach 1-1 Borussia Dortmund 1. Bundesliga 12/13
Borussia Dortmund 5-0 Borussia M’gladbach 1. Bundesliga 12/13

A jogar em casa, com novo técnico e esperanças renovadas, o Borussia Dortmund deverá apresentar suficientes argumentos para chegar à vitória. 

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Borussia Dortmund 1.65 Dhoze
dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

borussia m'bladbach
Borussia M’gladbach
  • País: Alemanha
  • Estádio: Borussia Park
  • Cidade: Mönchengladbach
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2838
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1331
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos