Menu

Borussia Dortmund – Bayern de Munique (Bundesliga)

Um dos maiores clássicos da actualidade toma lugar no Signal Iduna Park, com o Borussia Dortmund a receber o Bayern de Munique, este sábado, num embate a contar para a 11ª jornada da Bundesliga. Depois de atravessar um mau momento no campeonato, ao atravessar quatro jornadas sem vencer, o Dortmund finalmente voltou às vitórias antes da pausa para compromissos internacionais, vencendo o Hamburgo. Já o Bayern de Munique, que dispensa apresentações, precisa de voltar a ser mais dominante nos seus jogos, já que empatou três dos últimos cinco embates consecutivos na Bundesliga.

Borussia Dortmund ocupa o 5º lugar com 18 pontos, juntamente com o 6º classificado FC Koln, fruto de 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com parciais de 25 golos marcados e 12 golos sofridos. Depois de começar bem o campeonato, vencendo 4 dos primeiros 5 embates consecutivos, o Dortmund caiu numa má fase e atravessou 4 jogos seguidos sem vencer, o que o destronou do 2º lugar e, consequentemente, da corrida pelo título, encontrando-se já a 6 pontos deste seu rival. Ainda assim, este mau momento deveu-se muito à enorme onda de lesões que abalou a equipa do estado da Renâninia do norte de Vestfália. O conjunto comandado por Thomas Tuchel não deixou que este mau momento no campeonato alemão interferisse com a sua campanha nas competições europeias, tendo conseguido levar sempre a melhor nos 2 embates que disputou na Liga dos Campeões entre este mau momento que atravessou, vencendo o Sporting CP em ambas ocasiões. O seu bom desempenho na Liga Milionária garantiu-lhe a qualificação aos oitavos de final da prova logo no final da 4ª jornada do Grupo F, ainda com mais duas por disputar, num agrupamento onde é líder com 10 pontos, 2 a mais que o 2º classificado Real Madrid, e 7 a mais que o 3º Sporting, deixando o Legia Varsóvia em último lugar com apenas 1 ponto.

Antes da pausa para compromissos internacionais, os Auri-Negros venceram em terreno do último classificado Hamburgo, pondo fim à sequência de 4 jogos consecutivos sem vencer. Apesar de algumas dificuldades defensivas, nomeadamente em duelos aéreos, bolas nas costas e defenderem contra-ataques, os Auri-Negros apresentam o maior poder ofensivo do campeonato alemão, contando com Aubameyang na frente de ataque que é o melhor marcador da Bundesliga, a par com Modeste do FC Koln, ambos com 11 tentos assinalados. As investidas pelos corredores, bolas nas costas da defesa adversária, bolas-paradas ofensivas e capacidade de finalizar situações de golos são os pontos mais fortes dos pupilos de Thomas Tuchel. Ainda assim, este é um jogo onde devem estar bastante concentrados no sector defensivo, já que o Bayern de Munique possui jogadores muito capazes de criarem desequilíbrios a qualquer momento, quer por jogadas combinadas, quer por lances individuais. Importa ainda realçar com os Auri-Negros não perderam nenhum dos últimos 26 jogos em casa, na Bundesliga.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 3-3 em terreno do Ingolstadt. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Union Berlin, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, um empate por 0-0 na recepção ao Schalke 04, uma vitória por 1-0 na recepção ao Sporting CP, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, uma vitória por 2-5 em terreno do Hamburgo. Subotic, Erik Durm e Sven Bender estão de fora, todos lesionados.

Onze Provável: Burki – Piszczek, Sokratis, Ginter e Guerreiro – Weigl – Dembélé, Castro, Gotze e Schurrle – Aubameyang.

bundesligaBayern de Munique, por sua vez, ocupa o 1º lugar na tabela com 24 pontos, juntamente com o 2º classificado Leipzig, fruto de 7 vitórias e 3 empates, com parciais de 24 golos marcados e 6 golos sofridos. Apesar de não se encontrar numa forma tão estrondosa como nos últimos anos durante o reinado de Pep Guardiola, onde dominou e fez o que quis na Bundesliga, sem nenhuma equipa lhe conseguir fazer frente, o Gigante da Baviera chega agora aqui pressionado pelo recém-promovido Leipzig, que se encontra bem no seu encalço, o que obriga os bávaros a não poderem somar qualquer outro resultado que não seja a vitória, ou poderão estar a colocar a liderança a prémio. A única vez que os pupilos de Carlo Ancelotti provaram o sabor da derrota esta temporada foi nas competições europeias, com uma difícil deslocação a casa do Atlético de Madrid, onde perderam por 1-0, no único embate da época onde não conseguiram marcar nenhum golo, em todas as competições, o que os deixa em 2º lugar do Grupo D com 9 pontos somados, 3 a menos que os espanhóis, e 8 a mais que o 3º e 4º PSV e FK Rostov, estando desta forma, já qualificados aos oitavos de final da prova.

Em aspectos defensivos, esta é a equipa que menos golos concede no campeonato alemão, sendo um sector defensivo bastante bem organizado. Já ofensivamente, o Bayern apresenta uma das melhores equipas da Europa, possuindo um conjunto de individualidades acima da média, marcando golos em todos os jogos do campeonato , contando com jogadores como Muller, Douglas Costa, Robben, Ribéry, Lewandowski, entre outros. É, sem dúvida, muito poder de fogo. São vários os seus pontos fortes no que toca ao processo ofensivo, já que são muito versáteis, demonstrando uma enorme criatividade no que toca a criar situações de perigo, e um grande poder de finalização, sendo ainda exímios nas investidas pelos corredores, bolas-paradas ofensivas, contra-ataques e em lances de perícia individual. Lewandowski é a referência mais ofensiva, sendo o 3º melhor marcador da equipa, com 7 tentos assinalados. Os Bávaros não perderam nenhum dos últimos 20 jogos disputados na Bundesliga.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Bayern de Munique apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção ao Borussia M’Gladbach. Seguiu-se uma vitória por 3-1 na recepção ao Augsburg, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, uma vitória por 1-3 em terreno do Augsburg, uma vitória por 1-2 em terreno do PSV, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Hoffenheim. Kingsley Coman, lesionado, é baixa confirmada, ficando em dúvida a presença de Vidal e Robben.

Onze Provável: Neuer – Lahm, Boateng, Hummels e Alaba – Alcántara, Alonso e Vidal – Robben, Lewandowski e Muller.

O Bayern de Munique venceu 4 dos últimos 8 confrontos directos, com o Borussia Dortmund a vencer apenas 1, empatando os 3 restantes.

Borussia Dortmund 0-2 Bayern de Munique
DFL Super Cup 2016
 Bayern de Munique 0-0(4-3 g.p.)
Borussia Dortmund
DFB Pokal 2015/16
Borussia Dortmund 0-0 Bayern de Munique
1. Bundesliga 2015/16
Bayern de Munique 5-1 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 2015/16
Bayern de Munique
1-1(0-2 g.p.)
Borussia Dortmund
DFB Pokal 2014/15
Borussia Dortmund 0-1 Bayern de Munique
1. Bundesliga 2014/15
Bayern de Munique 2-1 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 2014/15
Borussia Dortmund 2-0 Bayern de Munique
DFL Super Cup 2014

Num dos maiores clássicos da actualidade, onde é sempre difícil prever o vencedor, torna-se apenas de esperar um jogo bastante equilibrado e com um futebol de alto nível, onde as duas equipas irão dar tudo para somarem os 3 pontos. Avaliando a qualidade ofensiva das duas equipas, prevê-se muito perigo para as duas balizas, devendo haver golos nos dois lados do campo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas Equipas Marcam 1.71 Betrally
dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

bayern de munique
Bayern Munique
  • País: Alemanha
  • Estádio: Allianz Arena
  • Cidade: Munique
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1844
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 965
  • Próg. errados 784
comments powered by Disqus

Últimos jogos