Menu
Ligue 1 35ª Jornada

Bordéus – PSG (Ligue 1)

O Bordéus e o PSG medem forças esta quarta-feira no Stade Matmut-Atlantique, num embate a contar para a 35ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa chega aqui com 2 vitórias consecutivas, subindo na tabela de classificação geral e tendo aqui uma oportunidade de fazer parte da metade mais cimeira da tabela, para isso, terá que derrotar o actual campeão francês. Já o PSG chega aqui , sem surpresas, imbatível nos seus últimos 5 jogos oficiais, tendo já vencido o campeonato e a Taça da Liga, preparando-se ainda para lutar pela Taça de França e somar o 3º título da temporada.

Bordéus ocupa o 11º lugar com os mesmos 49 pontos que o 10º classificado Montpellier, fruto de 12 vitórias, 13 empates e 11 derrotas, com parciais de 49 golos marcados e 55 golos sofridos. Ao vencer o Lorient na última jornada por 3-0, neste mesmo estádio, Les Girondins alcançaram uma serie de 2 vitórias consecutivas, e embora não pareça nada de extraordinário, foi apenas a 2ª vez que o conseguiram fazer esta temporada, em jogos do campeonato francês. Desde que Ulrich Ramé assumiu os comandos da equipa, o Bordéus disputou 6 embates, tendo saído derrotado em apenas uma ocasião, e caso vença aqui na recepção ao actual campeão francês poderão subir até ao 8º lugar da tabela de classificação geral. Esta foi uma temporada onde Les Girondins passaram perto de conquistar a Taça da Liga Francesa ao chegarem às meias finais da prova, acabando eliminados pelo Lille, tendo também sido eliminados da fase de grupos da Liga Europa e da Taça de França, e com apenas mais dois jogos por disputar, este conjunto irá falhar a qualificação às competições europeias na próxima temporada.

Os pupilos de Ulrich Ramé chegam então aqui sem objectivos a cumprir, no entanto, o técnico francês deverá querer terminar a temporada em beleza e mostrar que mesmo no fim da época conseguiu obter bons resultados. Apesar de apresentarem um bom sector ofensivo, que marca com alguma regularidade, é no sector defensivo que reside o seu maior problema, uma vez que apresenta o 5º sector defensivo mais batido do campeonato francês, com especial dificuldade em defender contra-ataques e em impedir os adversários de criarem perigo, cometendo também vários erros individuais em zonas perigosas. Ao longo da época, Les Girondins disputaram 18 encontros do campeonato francês em casa, tendo vencido 8 jogos, empatado 6 e perdido os restantes 4, marcando 26 golos e concedendo 19 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Bordéus apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do AS Monaco. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno do Marselha, uma derrota por 1-3 na recepção ao Angers, uma vitória por 2-4 em terreno do Troyes, e na última jornada, uma vitória por 3-0 na recepção ao Lorient. Cédric Carrasco, Nicolas Maurice-Belay e Mauro Arambarri são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando em dúvida a presença de Grégory Sertic e Diego Rolan, ambos condicionados.

Onze Provável: Prior – Debuchy, Guilbert, Pallois e Contento – Plasil, Chantôme e Vada – Malcom, Diabaté e Ounas.

Ligue 1PSG, por sua vez, já sagrado campeão tetracampeão do campeonato francês, está em 1º lugar com 92 pontos, fruto de 29 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com parciais de 97 golos marcados e 18 golos sofridos. Ao vencerem na última jornada o GFC Ajaccio em terreno hostil, os Parisienses quebraram o seu próprio record de pontuação na Ligue 1 (89 pontos), tendo ainda mais dois jogos por disputar até o campeonato terminar. Desde que esta turma aos comandos de Laurent Blanc foi eliminada dos quartos de final da Liga dos Campeões, às mãos do Manchester City, venceu todos os 5 embates consecutivos que se sucederam, somando pelo caminho a Taça da Liga Francesa ao eliminar o Lille na final da prova, e ainda carimbou acesso à final da Taça de França ao tirar o Lorient do seu caminho nas meias finais, tendo então que enfrentar o Marselha na final da prova. A última vez que os Parisienses viajaram até este reduto acabaram por sair derrotados por 3-2, no entanto, com a final da Taça de França em mãos, este conjunto não pode perder o foco até ao final da temporada e precisa de manter o seu ritmo competitivo ao mais alto nível.

Esta turma proveniente da capital de França possui o melhor ataque e a melhor defesa da Ligue 1, tendo apenas provado o sabor da derrota em duas ocasiões ao longo do campeonato. Embora já sagrados campeões estes deverão aproveitar todo o seu potencial ofensivo aqui e marcar o máximo de golos, com Zlatan Ibrahimovic, o melhor marcador de todos os tempos no PSG, a ser o melhor marcador da temporada com 35 golos. Utilizando um futebol pouco agressivo, onde privilegiam a posse de bola e os passes curtos, partindo maior parte das vezes para ataque através do meio do terreno, contudo, são muito versáteis no processo ofensivo, criando várias situações de perigo através de bolas paradas, contra-ataques e através dos corredores laterais, onde estão jogadores de grande qualidade como Di Maria, Lucas Moura, Pastore e Cavani. Em todos os 18 embates disputados fora de portas no campeonato francês, a turma parisiense venceu 15 jogos, empatando 2 e perdendo o restante, marcando um total de 42 golos e concedendo apenas 6 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o PSG apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 6-0 na recepção ao Caen. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Lorient, em jogo a contar para a Taça de França, uma vitória por 2-1 na recepção ao Lille, em jogo a contar para a Taça da Liga Francesa, uma vitória por 4-0 na recepção ao Rennes, e na última jornada, uma vitória por 0-4 em terreno do GFC Ajaccio. Marco Verratti, Blaise Matuidi e Nicolas Douchez são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando em dúvida a presença de Javier Pastore e Gregory Van der Wiel, ambos condicionados.

Onze Provável: Trapp – Aurier, Marquinhos, Silva e Maxwell – Nkunku, Stambouli e Rabiot – Moura, Ibrahimovic e Cavani.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o PSG venceu 6 embates, empatou 1 e perdeu o restante.

PSG 2-2 Bordéus
Ligue 1 15/16
Bordéus 3-2 Paris SG
Ligue 1 14/15
PSG 2-1 Bordéus
Taça de França 14/15
PSG 3-0 Bordéus
Ligue 1 14/15
PSG 2-0 Bordéus
Ligue 1 13/14
Bordéus 1-3 PSG
Taça da Liga 13/14
Bordéus 0-2 PSG
Ligue 1 13/14
PSG 2-1 Bordéus
Supertaça de França 13

O Bordéus prepara-se para este jogo no seu reduto, onde tem conseguido muito bons resultados. Contudo, e apesar de ser já campeão, o PSG tem continuado a apostar no futebol ofensivo e vencendo todos os jogos que se colocam no seu caminho, e com a Taça de França debaixo de olho, os Parisienses deverão optar por vencer mais este jogo e manter o seu ritmo competitivo no auge.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do PSG 1.62 Betrally
bordeus
Bordéus
  • País: França
  • Estádio: Matmut Atlantique
  • Cidade: Bordéus
  • Fundação: 1881

Ver ficha completa

PSG
PSG
  • País: França
  • Estádio: Parque dos Príncipes
  • Cidade: Paris
  • Fundação: 1970

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 966
  • Próg. errados 787
comments powered by Disqus

Últimos jogos