Menu
Liga Europa 1ª Jornada

Bordéus – Liverpool (Liga Europa)

O Liverpol inicia a caminhada nesta edição da Liga Europa com uma deslocação ao sul de França, para defrontar o Bordéus. O clube inglês vem de duas derrotas consecutivas no campeonato e se Brendan Rodgers optar por fazer a habitual rodagem de jogadores nas competições europeias pode somar a terceira. Já os anfitriões estão motivados por um importante empate no Parque dos Príncipes, frente ao todo-poderoso PSG.

O início de temporada do Bordéus está longe da perfeição. Perdeu o jogo inaugural da Ligue 1, conseguiu apenas uma vitória, com o Nantes (2-0), e está na décima segunda posição à quinta jornada. Mas o jogo de sexta-feira, no Parque dos Príncipes, foi exatamente o que a equipa precisava para subir o nível antes de embarcar na fase de grupos da Liga Europa. Sempre a correr para anular a desvantagem no marcador e com menos um homem – Henri Saivet foi expulso aos setenta e sete minutos – os Girondins conseguiram equilibrar as contas e saíram de Paris com um ponto precioso. Nem se pode dizer que o atual campeão francês estava em poupanças com vista ao jogo da Liga dos Campeões a meio da semana. Pelo menos no alinhamento isso não foi visível. Também o Bordéus tinha compromisso a meio da semana e não foi por isso que deixou de lutar até ao fim pelo melhor resultado possível.

Dada a grande exibição coletiva não são de esperar mudanças no onze que começa a partida por parte do treinador gaulês. Willy Sagnol não pode contar com Thomas Touré, Sané, Sertic, Diabaté e Plasil, todos lesionados mas que também já não foram opção para o jogo do fim de semana. A única entrada pode ser de Diego Rolan, que volta a estar apto, e nesse caso Poko perderia a titularidade.

Onze Provável: Carrasso – Guilbert, Pablo, Pallois, Poundje – Chantôme, Saivet, Maurice-Belay – Khazri – Rolan, Crivelli.

liga europaÉ preciso dizer com frontalidade: o Liverpool começou a época com duas vitórias mas nenhuma delas foi convincente. Poder-se-ia até dizer que ambas saíram a ferros. O melhor jogo que a equipa de Brendan Rodgers fez até agora foi na deslocação ao Emirates, para dividir os pontos com o Arsenal (0-0). Aparentemente, essa euforia foi perniciosa porque na jornada seguinte os Reds deixaram-se (a)bater, em Anfield, pelo West Ham, e a derrota não foi meiga (3-0).

A paragem do campeonato para os compromissos de seleções podia ter ajudado a expurgar más energias mas no sábado o Liverpool voltou a ser derrotado, desta vez na casa do grande rival, o Manchester United (3-1). Imagino que tenha sido frustrante para o plantel e equipa técnica terem aguentado a folha limpa até ao intervalo para depois se deixarem cair com estrondo. A equipa caiu muito na segunda parte, anímica e fisicamente, e a ausência de Philippe Coutinho foi muito sentida. Ele é a mola criativa do Liverpool, aquele que arranja as soluções para penetrar as barreiras adversárias. Sem ele em campo a equipa sente muitas dificuldades em criar lances de ataque. A boa notícia é que o brasileiro volta a estar disponível, depois do jogo de castigo. Com ele voltam também a ser opção Adam Lallana e Daniel Sturridge embora se desconheça se têm efetivamente condições para alinhar mais do que alguns minutos.

Brendan Rodgers habituou-nos a uma grande rotação de jogadores entre a Liga Inglesa e as competições europeias. Se for por esse caminho nesta vista a Bordéus vai-se dar mal. Não posso afirmar que manter os titulares rotinados lhe garante automaticamente uma vitória mas ir a jogo com uma equipa de segundas linhas é desvalorizar o adversário que, convém lembrar, empatou com o PSG. Sobretudo, a ideia de fazer alterações na defesa – trocando Skrtel e Lovren por Touré e Sakho – será uma temeridade. Até porque, os próximos compromissos dos Reds são em casa, frente a oposição acessível: o Norwich City para a liga e o Carlisle United para a Taça. Aí pode optar por descansar alguns jogadores.

Onze Provável: Mignolet – Clyne, Skrtel, Lovren, Moreno – Milner, Lucas Leiva, Can – Origi, Benteke, Coutinho.

Liverpool 3-0 Bordéus LC 2006/07
Bordéus 0-1 Liverpool LC 2006/07

As duas equipas atravessaram caminhos na temporada de 2006/07, na fase de grupos da Liga dos Campeões, e o Liverpool venceu as duas mãos. Nesse ano o clube inglês chegou até à final, sendo batido por duas bolas a uma pelos italianos dos AC Milan.

Prognóstico Odd Casa Erro
Liverpool marca na 1ª Parte 2.20 Dhoze
bordeus
Bordéus
  • País: França
  • Estádio: Matmut Atlantique
  • Cidade: Bordéus
  • Fundação: 1881

Ver ficha completa

liverpool
Liverpool
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Anfield Road
  • Cidade: Liverpool
  • Fundação: 1892

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1787
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos