Menu
Primeira Liga 17ª Jornada

Boavista – FC Porto (Liga NOS)

O Boavista e o FC Porto preparam-se para disputarem mais um derby da cidade do Porto este Domingo, no Estádio do Bessa, num embate a valer para a 17ª jornada da Liga NOS. Sem provar o sabor da vitória no campeonato português já desde a 5ª jornada, o conjunto da casa encontra-se cada vez mais em maus lençóis, ocupando já um dos lugares de despromoção. Já o FC Porto também já viu melhores dias no campeonato português, chegando a este encontro sem treinador principal, uma vez que Julen Lopetegui foi despedido devido aos maus resultados que tinha vindo a obter.

Boavista ocupa o 17º lugar com 10 pontos, fruto de 2 vitórias, 4 empates e 10 derrotas, com parciais de 9 golos marcados e 22 golos sofridos. Esta está a ser uma temporada complicada para as Panteras Negras, que vêm-se também já fora da Taça da Liga, ao serem postos fora pelo Feirense na 2ª Fase. No entanto, este emblema axadrezado parecem empenhados em ir longe na Taça de Portugal, onde após eliminarem o Operário Lagoa e a Académica de Coimbra carimbaram acesso aos quartos de final, onde terão agora pela frente o FC Porto, tendo que se encontrar novamente na próxima quarta-feira. Apesar do técnico Petit se ter despedido dos comandos das Panteras Negras, e de Erwin Sánchez ter assumido o seu legado, este conjunto continua a apresentar as mesmas dificuldades em criar situações de perigo e lacunas na finalização, sendo que a par com o Tondela têm o pior sector ofensivo do campeonato. É provável que neste jogo o conjunto axadrezado opte por, basicamente, estacionar o autocarro à frente da baliza, de forma a aproveitar o mau momento do oponente e evitar que estes marquem, atacando maioritariamente através de contra-ataques.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Boavista apresenta um histórico de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do Estoril Praia. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção à Académica, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma derrota por 1-0 em terreno do Belenenses, uma derrota por 0-3 na recepção ao Moreirense, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno da União da Madeira. Tiago Mesquita é a única baixa confirmada, por lesão.

Onze Provável: Gideão – Hackman, Vínicius, Henrique e Correia – Tengarrinha, Mandiang, Zé Manuel e Luisinho – Carvalho e Uchebo.

Liga NOSFC Porto, por sua vez, ocupa o 2º lugar com os mesmos 37 pontos que o 3º classificado Benfica, fruto de 11 vitórias, 4 empates e 1 derrota, com parciais de 31 golos marcados e 10 golos sofridos. Os Dragões encontram-se ainda a disputar a fase de Grupos da Taça da Liga, onde estão em último lugar no Grupo A, juntamente com o Marítimo, Feirense e Famalicão, fazendo também parte da luta pela Taça de Portugal, onde após eliminar conjuntos como o Angrense e o Feirense, qualificaram-se aos quartos de final, onde terão pela frente, novamente, este seu oponente em jogo na próxima quarta-feira. Como se não bastasse, os Dragões fazem ainda parte da Liga Europa, tendo aqui chegado ao não conseguir melhor que um 3º lugar na fase de Grupos da Liga dos Campeões, onde esteve agrupado no Grupo G, juntamente com o Chelsea, Dinamo Kiev e Maccabi Tel Aviv.

Qualificado para os dezasseis-avos de final da Liga Europa, este conjunto português não teve a sorte do seu lado no dia do sorteio, tendo como adversário um dos gigantes alemães, Borussia Dortmund. Apesar de se encontrar em 2º lugar no campeonato, o recente mau registo de resultados que apresentam, tendo sofrido 2 derrotas e 1 empate nos últimos 3 jogos, levou a que o técnico espanhol Julen Lopetegui fosse despedido, ficando Rui Barros no comando interno da equipa até uma solução ser arranjada. Dada a recente má onda de resultados, é de esperar que os Dragões, mesmo a jogar fora, optem por uma táctica mais ofensiva, procurando o golo desde o 1º minuto, de forma a oferecer o triunfo aos seus adeptos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Feirense, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Seguiu-se uma vitória por 3-1 na recepção à Académica, uma derrota por 1-3 na recepção ao Marítimo, em jogo a contar para a Taça da Liga, uma derrota por 2-0 em terreno do Sporting, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Rio Ave. Maicon e Bueno são as únicas baixas confirmadas, ambos lesionados, enquanto que Tello estará de volta para o encontro no Bessa.

Onze Provável: Casillas – Pereira, Martins Indi, Marcano e Layún – Rúben Neves, André André e Herrera – Tello, Aboubakar e Brahimi.

Nos últimos 10 anos estes emblemas encontraram-se 8 vezes, tendo o FC Porto vencido  4 embates, empatado 3, e perdido 1.

Boavista 0-2 FC Porto
Liga NOS 14/15
FC Porto 0-0 Boavista
Liga NOS 14/15
Boavista 0-0 FC Porto
bwin LIGA 07/08
FC Porto 2-0 Boavista
bwin LIGA 07/08
Boavista 2-1 FC Porto
bwin LIGA 06/07
FC Porto 2-0 Boavista
bwin LIGA 06/07
Boavista 1-1 FC Porto
Liga betandwin.com 05/06
FC Porto 1-0 Boavista
Liga betandwin.com 05/06

Apesar do factor casa e de enfrentar um oponente num mau momento, o Boavista terá enormes dificuldades para conseguir um mero empate. O FC Porto é claramente favorito a vencer, mesmo a jogar fora de portas, devendo entrar com fome de vitórias e a pressionar o adversário desde o 1º minuto, procurando sempre o golo, devendo brindar os adeptos com esta vitória em mais um derby da cidade do Porto.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: FC Porto -1 1.86 Betrally
Boavista FC logo
Boavista FC
  • País: Portugal
  • Estádio: Bessa Século XXI
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1903

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1904
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 992
  • Próg. errados 814
comments powered by Disqus

Últimos jogos