Menu
Primeira Liga 22ª Jornada

Boavista – Académica (Liga NOS)

O Boavista e a Académica medem forças este Domingo no Estádio do Bessa Séc. XXI, num embate a valer para a 22ª jornada da Liga NOS. Após uma serie de 4 derrotas consecutivas para o campeonato português, o conjunto da casa conseguiu dar uma resposta bastante positiva e chega agora aqui sem perder à 4 jogos consecutivos, tendo arrancado pontos ao SC Braga e ao Paços de Ferreira. Já a Académica chega aqui desmotivada com um empate na recepção ao Nacional da Madeira, encontrando-se ainda em maus lençóis ao continuar a fazer parte da zona de relegação ainda a 2 pontos de poder voltar a respirar de tranquilidade.

Boavista ocupa então o 16º lugar com 20 pontos, fruto de 5 vitórias, 5 empates e 11 derrotas, com parciais de 16 golos marcados e 28 golos sofridos. As Panteras Negras chegam aqui motivadas com os recentes resultados, não provando o sabor da derrota já à 4 jogos consecutivos, onde apresentam 3 vitórias e 1 empate, tendo arrancado pontos a emblemas da parte mais cimeira da tabela como o SC Braga e o Paços de Ferreira. Já fora da Taça da Liga, ao ser eliminado logo na 2ª Fase pelo Feirense, e também fora da Taça de Portugal, ao ser posto fora dos quartos de final às mãos do FC Porto, este conjunto orientado por Erwin Sánchez tem agora um calendário que lhes é favorável quanto à luta pela manutenção, visto que contam apenas com 2 pontos de vantagem sobre a zona de relegação, e este seu oponente em jogo. Importa realçar que as Panteras Negras, apesar de estarem perto do funda da tabela, apresentam um sector defensivo organizado, não apresentando muitos golos sofridos, no entanto, é no sector ofensivo onde pecavam mais, tendo vindo a melhorar esse aspecto recentemente, apresentando uma boa eficácia quando criam perigo através de contra-ataques.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Boavista apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-1 na recepção ao FC Porto, num jogo a contar para a Taça de Portugal. Seguiu-se uma vitória por 4-0 na recepção ao Vitória de Setúbal, uma derrota por 1-2 em terreno do Tondela, um empate por 0-0 na recepção ao SC Braga, e na última jornada, uma vitória por 0-1 em terreno do Paços de Ferreira. Tengarrinha e Henrique estão de fora, ambos lesionados.

Onze Provável: Mika – Mesquita, Philipe Sampaio, Paulo Vinícius e Afonso – Anderson Carvalho e Gabriel – Martínez, Ribeiro e Luisinho – Iriberri.

Liga NOSAcadémica, por sua vez, ocupa o 17º lugar com 18 pontos, fruto de 4 vitórias, 6 empates e  11 derrotas, com parciais de 22 golos marcados e 39 golos sofridos. Sem vencerem à 4 jogos consecutivos, e a 2 pontos de poderem sair da zona de relegação, os Estudantes não se encontram em muito bons lençóis, precisando urgentemente de começarem a obter resultados positivos. Fora de todas as competições, ao ser eliminado da Taça da Liga pelo Marítimo logo na 2ª Fase, e eliminado da Taça de Portugal nos oitavos de final pelo Boavista, este conjunto aos comandos de Filipe Gouveia precisa de melhorar rapidamente a desorganização defensiva, apresentando o 3º sector defensivo mais batido do campeonato português. Apesar do empate na recepção ao Nacional da Madeira, o técnico português deverá optar pelo mesmo XI inicial, devendo privilegiar o bloco baixo de forma a jogar com os jogadores mais próximos, com intuito de não oferecer tanto espaço ao adversário, no entanto, deverá chamar a atenção a Oualembo e Ricardo Nascimento, visto que cada um deles marcou um auto-golo na última jornada, erros individuais que custaram os pontos que poderiam ter ajudado a Briosa a sair da zona de relegação.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, a Académica apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Tondela. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Paços de Ferreira, uma derrota por 2-1 em terreno do Vitória de Setúbal, uma derrota por 3-2 em terreno do Sporting, e na última jornada, um empate por 2-2 na recepção ao Nacional da Madeira. Emídio Rafael, Obiora, Rui Pedro e Hugo Seco são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Trigueira – Oualembo, João Real, Ricardo Nascimento e Rafa Soares – Silva, Fernando Alexandre e Pedro Nuno – Ivanildo, Paciência e Plange.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Boavista venceu 4 embates, tendo os 4 restantes terminado em empate.

Boavista 1-0 Académica
Taça Portugal 15/16
Académica 0-2 Boavista
Liga NOS 15/16
Académica 0-0 Boavista
Liga NOS 14/15
Boavista 1-0 Académica
Liga NOS 14/15
Académica 1-1 Boavista
bwin LIGA 07/08
Boavista 0-0 Académica
bwin LIGA 07/08
Académica 0-2 Boavista
bwin LIGA 06/07
Boavista 2-2 Académica
bwin LIGA 06/07

Este é um jogo onde o Boavista é obrigado a defender o seu território e somar os 3 pontos, pois caso saia derrotado, passará a ocupar o 17º lugar na zona de relegação, cedendo a 16ª posição à Académica. Contudo, as Panteras Negras encontram-se em melhor fora e mais motivadas com os recentes resultados, e a jogar em casa conta um conjunto desmotivado, têm tudo ao seu alcance para brindarem os adeptos com uma vitória.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Boavista 2.00 Betrally
Boavista FC logo
Boavista FC
  • País: Portugal
  • Estádio: Bessa Século XXI
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1903

Ver ficha completa

academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1996
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1038
  • Próg. errados 855
comments powered by Disqus

Últimos jogos