Menu
  • 28 setembro
  • 19:45
  • Rivalo

Besiktas – Dínamo Kiev (Liga dos Campeões)

O Besiktas e o Dínamo Kiev medem forças esta quarta-feira na Vodafone Arena, em Istambul, num embate a contar para a 2ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. Depois de conseguir um empate em casa do Benfica, com um golo marcado no último minuto por Talisca, o Besiktas está agora motivado para esta recepção ao conjunto ucraniano e mantém-se invicto em todos os jogos que disputou esta temporada. Já o Dínamo Kiev, último classificado do agrupamento, voltou finalmente às vitórias depois de 4 embates consecutivos sem conseguirem triunfar, em todas as competições.

Besiktas ocupa o 2º lugar deste Grupo B juntamente com o Benfica, ambos com 1 ponto, deixando o Nápoles na liderança com 3, e o Dínamo Kiev em último lugar sem nenhum ponto. Este conjunto turco somou o único ponto que tem na 1ª jornada no Estádio da Luz, muito graças a Talisca que marcou o golo do empate à sua antiga equipa de livre directo, mesmo em cima do final da partida. As Águias Negras chegam aqui ainda por provarem o sabor da derrota pela primeira vez esta temporada, ocupando o 4º lugar na tabela de classificação geral do campeonato turco com 11 pontos, a par com o 3º classificado Galatasaray, fruto de 3 vitórias e 2 empates, com parciais de 14 golos marcados e 6 golos sofridos.

Esta é a 5ª vez que participa na Fase de Grupos da Liga dos Campeões desde o início do milénio, sem nunca ter conseguido chegar às eliminatórias. Este conjunto orientado por Senol Gunes opta por fazer posse de bola dentro do seu meio-campo, trocando o esférico com passes curtos, embora quando partem para o processo ofensivo têm por hábito fazê-lo pelos flancos, especialmente pelo lado esquerdo, possuindo ainda jogadores de boa qualidade técnica que muitas vezes conseguem criar situações de perigo em lances individuais. Ricardo Quaresma é um jogador perigoso, de grande qualidade técnica e muito rápido, enquanto que Cenk Tosun é melhor marcador da equipa e do campeonato turco, com 5 tentos assinalados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Besiktas apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 em terreno do Konyaspor. Seguiu-se uma vitória por 3-1 na recepção ao Karabukspor, um empate por 1-1 em terreno do Benfica, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 0-2 em terreno do Akhisar, e na última jornada, um empate por 2-2 na recepção ao Galatasaray. Kavlak e Aras Ozbiliz são baixas confirmadas, ambos lesionados.

Onze Provável: Fabricio – Gonul, Marcelo, Tosic e Erkin – Inter e Hutchinson – Sahan, Ozyakup e Quaresma – Tosun.

Liga dos CampeõesDínamo Kiev, por sua vez, ocupa o último lugar deste agrupamento sem nenhum ponto somado e com parciais de 1 golo marcado e 2 golos sofridos, fruto da derrota na recepção ao Nápoles. Esta é a 11ª vez que os ucranianos participam na Fase de Grupos da Liga dos Campeões desde o início do milénio, tendo apenas alcançado os oitavos de final por uma vez, na temporada transacta, onde acabaram eliminados pelo Manchester City. Ainda assim, este conjunto orientado por Serhiy Rebrov já viu melhores dias, já que colocaram fim a uma serie de 4 jogos sem conseguirem vencer, em todas as competições, na última jornada ao vencerem em casa do Olimpik Donetsk. Este é um jogo onde os ucranianos poderão tentar tirar proveito do desgastante embate do Besiktas contra o Galatasaray, onde conseguiram recuperar de uma desvantagem de 2-0 e empatarem por 2-2, um empate que pode ter exigido demasiado dos turcos. Ainda que joguem fora de portas, depois da derrota na recepção ao Nápoles os ucranianos precisam de somar pontos ou será cada vez mais difícil tirar alguma coisa de positivo neste agrupamento.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Dínamo Kiev apresenta um histórico de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-2 em terreno do Vorskla. Seguiu-se um empate por 1-1 em terreno do Shakhtar Donetsk, uma derrota por 1-2 na recepção ao Nápoles, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma derrota por 0-1 na recepção ao Zorya, e na última jornada, uma vitória por 0-4 em terreno do Olimpik Donetsk. Danilo Silva, lesionado, e Sydorchuk, castigado, são baixas confirmadas.

Onze Provável: Shovkovskiy – Morozyuk, Vida, Khacheridi e Antunes – Rybalka – Yarmolenko, Buyalskiy, Garmash e González – Moraes.

O Besiktas venceu apenas 2 dos últimos 6 confrontos directos, com o Dinamo Kiev a vencer 3 e a empatar o restante.

Besiktas
1-0
Dinamo Kiev
Europa League 2011/12
Dinamo Kiev
1-0
Besiktas
Europa League 2011/12
Dinamo Kiev
4-0
Besiktas
Europa League 2010/11
Besiktas
1-4
Dinamo Kiev
Europa League 2010/11
Dinamo Kiev
0-0
Besiktas
Taça UEFA 2002/03
Besiktas
3-1
Dinamo Kiev
Taça UEFA 2002/03

Ambas equipas chegam aqui à procura de pontos de modo a subirem na classificação do agrupamento. O Besiktas pode acusar algum desgaste físico depois do jogo contra o Galatasaray, mas detém várias opções para o sector ofensivo e conta com o factor casa. Espera-se um embate equilibrado e com oportunidades de golo para os dois lados, com o Besiktas a ser favorito.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Empate Anula: Besiktas 1.52 Rivalo
Besiktas logo
Besiktas
  • País: Turquia
  • Estádio: Vodafone Arena
  • Cidade: Istambul
  • Fundação: 1903

Ver ficha completa

dinamokiev
Dínamo Kiev
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Olímpico de Kiev
  • Cidade: Kiev
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos