Menu

Benfica – Vitória de Guimarães (Final Taça de Portugal)

O Benfica encontra o Vitória de Guimarães no Estádio do Jamor, em jogo a contar para a Final da Taça de Portugal. Os encarnados chegam a esta final pela primeira vez com Jorge Jesus ao leme da equipa. A última conquista deste troféu por parte do Benfica remonta à temporada de 2003/04, e é um antigo sonho do treinador português que nunca conseguiu vencer a competição. O Benfica fez uma caminhada imaculada na prova, tendo vencido o Freamunde por 0-4 fora de portas na 3ª eliminatória, o Moreirense por 0-2 também fora de portas na 4ª eliminatória, o Desportivo das Aves por 6-0 nos oitavos-de-final, a Académica por 0-4 fora de portas nos quartos-de-final, e finalmente o Paços de Ferreira com uma vitória por 0-2 fora de casa e um empate por 1-1 em casa nas meias-finais, garantindo desta forma a presença na final do Jamor. Recorde-se que o Benfica atravessa um momento crítico da temporada. Depois de perder o campeonato para o FC Porto a 3 jornadas do fim da prova, e perder na semana seguinte a Final da Liga Europa para o Chelsea, o Benfica procura nesta final o único troféu possível de vencer esta temporada, que ainda assim não permitirá aos encarnados esquecer a campanha que poderia ter sido perfeita, mas não foi. Sem nenhum título na bagagem até ao momento, o Benfica procura voltar a vencer a Taça de Portugal dez anos volvidos, e restituir ao clube alguma da sua capacidade de conquistar troféus.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Benfica apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta série de resultados iniciou-se com a vitória por 3-1 na recepção ao Fenerbahce para a Liga Europa. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Estoril, uma derrota por 2-1 no terreno do FC Porto, uma derrota por 1-2 com o Chelsea na Final da Liga Europa, e na última jornada da Liga ZON Sagres, uma vitória por 3-1 na recepção ao Moreirense. Vida complicada para os encarnados que perderam dois títulos numa semana e jogam agora a cartada final numa temporada que poderia ter sido brilhante e acabou por não ser. O técnico Jorge Jesus procura a conquista da sua primeira Taça de Portugal, numa partida que se antevê complicada à partida, mas onde o Benfica é claramente favorito à vitória e conquista na prova.

Para este jogo o Benfica não poderá contar com Carlos Martins, devido a lesão. Todo o restante plantel está disponível e às ordens do técnico Jorge Jesus, incluindo Garay e Cardozo que recuperaram positivamente das suas lesões e são opção para esta final.

Taça de Portugal

O Vitória de Guimarães, por seu turno, chega a esta Final da Taça de Portugal depois de uma campanha igualmente fantástica. Os Vimaranenses nunca venceram a Taça de Portugal, pelo que esta final representa algo de realmente histórico e mágico para os comandados de Rui Vitória, que procura fazer história num clube com uma tradição fantástica e uma massa associativa sem precedentes. O Vitória de Guimarães chega a esta final depois de ter eliminado com mestria o Vilaverdense FC por 6-0 no seu reduto, em jogo da 3ª eliminatória. Seguiu-se uma vitória por 3-5 após grandes penalidades no terreno do Vitória de Setúbal na 4ª eliminatória, uma vitória por 4-5 após grandes penalidades no terreno do Marítimo nos oitavos-de-final, uma vitória por 2-1 após prolongamento na recepção ao SC Braga nos quartos-de-final da prova, e finalmente, nas meias-finais da prova, duas vitórias por 0-2 fora de casa e por 1-0 em casa sobre o Belenenses, garantindo desta forma a presença na Final da competição. Embora só tenha vencido o Belenenses e o Vilaverdense sem a necessidade de recorrer ao prolongamento e grandes penalidades, o Guimarães demonstrou durante toda a temporada que é uma equipa organizada, e capaz de vencer qualquer equipa da prova, estando com todo o mérito nesta Final da Taça de Portugal.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Vitória de Guimarães apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta série de resultados iniciou-se com a vitória por 1-2 no terreno do Olhanense. Seguiu-se um empate por 2-2 na recepção ao Paços de Ferreira, uma vitória por 3-1 na recepção ao Gil Vicente, uma derrota por 1-0 no terreno do Marítimo, e na última jornada, uma derrota por 0-1 na recepção ao Rio Ave. Embora tenha terminado o campeonato no 9º lugar da classificação geral, o Vitória de Guimarães estará presente nas competições europeias da próxima temporada, mais concretamente na Liga Europa, fruto da sua presença nesta Final da Taça de Portugal. O técnico Rui Vitória já garantiu que a sua equipa entrará em campo respeitando o Benfica, mas que o objectivo passa por vencer o troféu e cumprir o sonho de levar a Taça para Guimarães, abrilhantando uma época extremamente positiva do clube.

Para este jogo o Vitória de Guimarães não poderá contar com Dinis, devido a lesão. Todo o restante plantel está disponível e às ordens do técnico Rui Vitória, incluindo o lateral direito Alex que recuperou de lesão e é opção inicial para a partida.

Ao nível dos confrontos directos recentes entre ambas as equipas, os resultados são os seguintes:

V. Guimarães 0-4 Benfica  Liga ZON Sagres 12/13
Benfica 3-0 V. Guimarães  Liga ZON Sagres 12/13
V. Guimarães 1-0 Benfica  Liga ZON Sagres 11/12
V. Guimarães 1-4 Benfica  Taça da Liga 2011/12
Benfica 2-1 V. Guimarães  Liga ZON Sagres 11/12
Benfica 3-0 V. Guimarães  Liga ZON Sagres 10/11
V. Guimarães 2-1 Benfica  Liga ZON Sagres 10/11

Espera-se uma Final fantástica entre dois clubes que por norma quando se encontram, oferecem um espectáculo recheado com golos. Esta temporada o Benfica foi bastante superior a este Vitória de Guimarães, vencendo por 3-0 em casa na primeira volta e por 0-4 em Guimarães na segunda volta do campeonato. No entanto e tratando-se de uma Final e com um troféu em disputa, é expectável que os Vimaranenses se apresentam com níveis de concentração e motivação acrescidos, o que poderá dificultar de certa forma o estilo de jogo o Benfica. Os encarnados por seu turno, jogam a carta final numa temporada que acabou em desastre, e embora esta conquista não salve a temporada, é um troféu importante que o clube não vence há 10 anos. O Benfica é logicamente favorito a vencer, e esperam-se bastantes golos no espectáculo do Jamor!

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Asiático: Benfica -1.5 1.85 Bet365
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Paulo Faustino
  • Próg. realizados 768
  • Média Odds usadas 1.89
  • Próg. certos 390
  • Próg. errados 313
comments powered by Disqus

Últimos jogos