Menu

A Bet.pt oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Benfica – Sporting (Taça de Portugal)

Apenas três dias depois do clássico em Alvalade, é tempo de mudar para o outro lado da segunda circular voltamos a ter novamente o maior dérbi português, mas agora no “ninho das águias”. No anterior o Benfica mostrou-se estar em melhor momento de forma, com índices físicos mais elevados, e até no plano anímico as águias estiveram por cima. Agora, em pleno Estádio da Luz, e na primeira parte de uma eliminatória para as meias-finais da Taça de Portugal, águias e leões ambicionam muito este título. Mas, apesar do Sporting já ter conquistado a Taça da Liga, esta é a 2ª competição mais importante em Portugal, e atendendo que a equipa de Marcel Keiser está praticamente fora da luta pelo título, vencer a Taça reveste-se da maior importância. Mas, para isso é preciso eliminar o Benfica, que com Bruno Lage, está muito diferente, para melhor.

O Benfica, com Bruno Lage, soma 6 vitórias e 1 derrota. O único desaire aconteceu para a Taça da Liga (1-3), num jogo que polémico, algo que acaba por ser natural nos clássicos. Fora esse tropeço, a equipa encarnada tem-se mostrado muito forte, e nem parece a mesma formação que vinha a ser com Rui Vitória. Uma equipa mais solta, de processos mais simples, mas tremendamente eficiente nas suas transições, e na forma como ataca a profundidade. Existe uma tendência para os jogos do Benfica serem de “over 2.5 golos”, aliás foi o que aconteceu em 4 dos últimos 7 jogos, com destaque para o clássico com o FC Porto (1-3), o jogo com o Rio Ave (4-2), o jogo em Alvalade (2-4) e com o Boavista (5-1).

Nos clássicos há muitos outros factores em jogo, que não apenas o momento de forma, ou mesmo o estado anímico, e nesses dois o Benfica tem-se mostrado a bom nível. No entanto, a questão física, essa sim tem sempre um peso importante. Mas, existe uma relação entre a parte emocional e física, e muitas vezes as “pernas” pesam mais quando animicamente a equipa não está bem. Por isso, a equipa de Bruno Lage não terá muito a temer neste jogo, tal é o clima de confiança que se respira para os lados da “luz”. Ter uma sociedade de “alto rendimento”, como João Félix e Seferovic também tem sido decisivo na estratégia deste novo Benfica, que agora se “reforçou” com Rafa.

A maior profundidade do plantel encarnado, relativamente ao do Sporting também se nota quando tem no banco jogadores como Sálvio, Cervi ou Krovinovic. A margem de Bruno Lage é maior, caso pretenda gerir o esforço de alguns dos seus jogadores. Costuma-se dizer que num clássico e dérbi não há favoritos, mas neste momento não será fácil esconder o ascendente do Benfica.

Onze provável: Svilar – André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo – Samaris, Gabriel, Pizzi e Rafa – João Félix e Seferovic

taca-de-portugalO Sporting ainda está na “ressaca” do dérbi, mas nada como jogar novamente com o o mesmo rival para poder redimir esse desaire em Alvalade. Apenas se questiona até que ponto a condição física e anímica dos leões lhes permite ganhar vantagem nesta 1ª mão da semifinal da Taça de Portugal. Praticamente arredados do título, uma vez que estão a 11 pontos do FC Porto, a 8 do Benfica e até a 7 do Sporting de Braga, a época dos leões poderá ficar atenuada no caso de vencerem a Taça de Portugal.

É verdade que já conquistaram a Taça da Liga, mas este continua a ser o 3º troféu na hierarquia de importância para os clubes. Além disso não podemos ignorar o facto do Sporting não depender de si sequer para atingir um lugar de acesso à liga dos campeões. Por isso, de tão complicado que estão as contas dos leões,  na Liga NOS, cresce a importância e a pressão, para a equipa de Marcel Keiser, em passar à final.

Um clássico e dérbi, como é este o caso, tem o condão de fazer esquecer tudo o que para trás se passou. A motivação para a vitória está sempre no máximo, assim como o foco e a entrega ao jogo. Isso mesmo poderá fazer “apagar” o recente histórico dos leões e a sua incapacidade nos jogos de maior exigência. As deslocações a Guimarães e Tondela, bem como as recepções a FC Porto e Benfica, provaram as dificuldades que a equipa leonina ainda tem. É verdade que a forma como o Sporting “sobreviveu”, e rapidamente reagiu a tudo o que passou na época passada, é algo que só está ao alcance de clubes com a dimensão do Sporting. Mas, é nesses jogos que ainda se nota que a equipa ainda recupera do seu passado recente.

Onze provável: Salin – Bruno Ristowski, Coates, Mathieu e Acuña – Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes – Raphinha, Nani e Bas Dost

Não existem dois clássicos iguais, e o resultado de (2-4) poderá parecer tentador para antecipar mais um jogo de over. Até pode acontecer, pois o Benfica deverá marcar 1 ou 2 golos. No entanto, esta é apenas a 1ª parte de “um jogo de 180 minutos”, e isso pode trazer equipas com uma abordagem diferente. Também a condição física pode influenciar muito no over/under, e teremos de perceber como os dois treinadores vão gerir esta fase de intenso desgaste.

Também da parte do Sporting é preciso perceber como Keiser vai abordar o jogo, uma vez que não deverá querer repetir a mesma estratégia, e arriscar-se a sair novamente goleado. Assim, a odd que se apresenta com mais valor é 1.80, precisamente a vitória da equipa da casa. Até à hora do jogo é expectável que esta odd desça, mesmo sendo um dérbi. Por isso, mais uma razão para entender que 1.80 poderá valer o risco do investimento. O Benfica tem mais argumentos, e está melhor que a equipa de Alvalade, e no meu entender isso torna-o favorito a vencer este jogo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Benfica 1.80 Bet.pt
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Duarte Pinto
  • Próg. realizados 94
  • Média Odds usadas 1.76
  • Próg. certos 48
  • Próg. errados 36
comments powered by Disqus

Últimos jogos

O jogo a dinheiro real só é permitido a pessoas com mais de 18 anos de idade. Seja responsável e jogue com moderação. Neste site promovemos o jogo como uma actividade de entretenimento. É extremamente importante que jogue de uma forma responsável. Saiba mais na página jogo responsável.