Menu
Primeira Liga 8ª Jornada

Benfica – Sporting (Liga NOS)

Um grande jogo, só pode mesmo ser um grande jogo, aquele que nos espera no Estádio da Luz, este domingo, às 17 horas. O Benfica viu sair o seu treinador e reagiu da pior forma, como que indignado pelo facto de Jorge Jesus ter saído para o seu rival. O Sporting viu nessa contratação uma oportunidade e não tem perdido o momento de continuar a fazer do Benfica o alvo das suas acusações, impondo no ar um cheiro de dérbi com uma intensidade que há algum tempo não se via. No campo desportivo, bem o Sporting na Liga, mantendo-se na frente ao lado do Porto, enquanto o Benfica, que já teve uma derrota inesperada perante o Arouca, tem feito da Europa a sua fortaleza, com uma grande vitória em Madrid, apesar desta semana ter perdido perante o Galatasaray. Não estando perante duas equipas que estejam no máximo das suas possibilidades em termos futebolísticos, entender o dérbi em todo o seu impacto fará deste jogo uma partida obrigatória neste fim-de-semana.

O Benfica parece ser a equipa que transporta mais responsabilidades para este jogo, mesmo que Rui Vitória já seja, neste momento, um técnico que está confortável no seu papel. Mudou bastante a face da equipa encarnada, com um futebol mais liberto taticamente, mais dependente do génio dos seus melhores jogadores – Gaitán e Jonas -, mais inseguro defensivamente. Rui Vitória faz do Benfica uma equipa mais destemida, ainda que isso possa soar, aqui e ali, a atitude inconsciente. De inconsciência não se livrará de ser acusado, caso a sua equipa sinta, de alguma forma, o peso de ter jogado com o seu melhor onze em Istambul. Num jogo que estava longe de ser decisivo, Rui Vitória jogou tudo, deu tudo, agradou imenso à ideia romântica do Benfica que ataca em todas as frentes, mas poderá ter agora a factura disso mesmo no jogo em casa com o Sporting. Perante um Sporting que voltará a ler o Benfica na perfeição entendendo bem onde tem que parar a equipa encarnada, a responsabilidade de Gaitán e Jonas crescem, enquanto a exposição da sua linha defensiva também aumenta. A lesão de Nélson Semedo levará a mexidas na equipa, com Sílvio a chumbar no teste europeu mas, ainda assim, a parecer um mal menor do que mexer no meio-campo e retirar de lá um André Almeida que vai sendo fundamental nos equilíbrios. Será nisso que Rui Vitória estará a pensar neste momento, a sua grande (e única) dúvida para o onze que terá de apresentar.

Onze Provável: Júlio César – Sílvio, Luisão, Jardel, Eliseu – Samaris, André Almeida – Gonçalo Guedes, Jonas, Gaitán – Mitroglou.

Liga NOSO Sporting chega na frente a este dérbi, mas o facto de a responsabilidade estar do lado encarnado, não retira peso ao que a equipa terá de demonstrar na Luz. O discurso de Bruno de Carvalho e Jorge Jesus faz crescer a ambição dos Leões, mas também os expõe em demasia numa situação de jogo em que ainda é do lado encarnado que estão os jogadores com maiores capacidades para decidir dérbis. Em termos defensivos, o Sporting cresceu muito nestes meses, restando ainda a dúvida de vermos Jorge Jesus optar por Naldo, habitual titular, ou Ewerton, que já está recuperado, apesar de ainda não estar na melhor forma. Aliás, olhando para o onze que Jorge Jesus apresentou frente ao Skenderbeu e entendendo bem as suas palavras de que faria duas equipas para esta semana, o mais provável será ver uma atitude mais conservadora, no que toca ao onze apresentado, com apenas Rui Patrício, já recuperado, a repetir a titularidade. Bryan Ruiz é um elemento que ainda está em dúvida, mas que a equipa leonina tentará recuperar para o jogo. João Mário, em posição mais adiantada na faixa direita, será jogador chave para os equilíbrios na transição, enquanto a presença de William Carvalho oferece uma segurança perante as ameaças de Jonas que a equipa não tinha no jogo da Supertaça.

Onze Provável: Rui Patrício – João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson – William Carvalho, Adrien – João Mário, Teo Gutierrez, Bryan Ruiz – Slimani.

Há três jogos que o Benfica não vence o Sporting. Parte desses jogos, são herança deixada por Jorge Jesus na Luz. Herança que ele tentará agora prolongar, estando do lado contrário da barricada.

Benfica 0-1 Sporting Supertaça 2015
Sporting 1-1 Benfica Liga NOS 14/15
Benfica 1-1 Sporting Liga NOS 14/15
Benfica 2-0 Sporting Liga 2013/14
Benfica 4-3 (a.p.) Sporting Taça Portugal 13/14
Sporting 1-1 Benfica Liga 2013/14
Benfica 2-0 Sporting Liga ZON Sagres 12/13
Sporting 1-3 Benfica Liga ZON Sagres 12/13
Sporting 1-0 Benfica Liga ZON Sagres 11/12
Benfica 1-0 Sporting Liga ZON Sagres 11/12

Num jogo que poderá tornar-se demasiado tático, ambas as equipas parecem estar em momento para que os desequilíbrios falem mais alto e acabem por marcar o decorrer do encontro. Perante isso, esperam-se golos, ainda que o vencedor acabe por ficar definido num lance individual ou numa bola parada.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 2.00 Betrally
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2797
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1316
  • Próg. errados 1438
comments powered by Disqus

Últimos jogos