Menu
Primeira Liga 13ª Jornada

Benfica – Sporting CP (Liga NOS)

Há muito tempo que os dois rivais da Segunda Circular não chegavam ao clássico tão equilibrados. Ambas as equipas estão bem trabalhadas e são taticamente muito fortes. Há uma semana o Benfica tinha cinco pontos de vantagem sobre os Leões mas com a derrota na Madeira passaram a apenas dois. O Sporting chega altamente pressionado: ao ser afastado das competições europeias, o título português passa a ser a única opção. É o tudo ou nada.

Há uma semana o Benfica estava ainda invicto na Liga NOS e liderava a classificação com cinco pontos de vantagem sobre a concorrência. Mas aconteceu a derrota, inesperada, frente ao Marítimo (2-1), e a margem encurtou significativamente. O timing é péssimo para isso. Assim, quando os Encarnados receberem os rivais da Segunda Circular haverá apenas dois pontos a separar primeiro e segundo classificado.

A meio da semana o Benfica recebeu o Nápoles para fechar a fase de grupos. O jogo era decisivo e apesar da derrota (1-2) os Encarnados carimbaram a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Mas foi a segunda derrota consecutiva, o que instala certas preocupações.

Rui Vitória optou por alinhar Raúl Jímenez ao lado de Gonçalo Guedes, deixando Mitroglou de ínicio no banco. O mexicano fez uma boa exibição e marcou o único golo da equipa da casa e o treinador já deu a entender que a dupla ofensiva é para manter no clássico. A defesa tem sido o setor encarnado que mais preocupa. Luisão fica muito exposto com as movimentações de Nélson Semedo mas será que Vitória faz alterações à dupla de centrais frente ao Sporting? Jardel esteve no banco na quarta-feira mas as informações que circulam falam da necessidade de ganhar ritmo. Com a lesão de Grimaldo e Eliseu o Benfica foi forçado a jogar com André Almeida adaptado ao lado esquerdo da defesa. Será naquela zona do terreno que vai cair Gelson Martins. Para sermos justos com Almeida, os laterais de raiz também iam ter dificuldades em lidar com o extremo sportinguista.

Onze Provável: Ederson – Nélson Semedo, Lindelof, Luisão, André Almeida – Salvio, Pizzi, Fejsa, Cervi – Gonçalo Guedes, Mitroglou.

O Sporting CP vai à Luz em sLiga NOSituação de tudo ou nada, com Jorge Jesus, e mesmo Bruno de Carvalho, na berlinda. O treinador português voltou a tentar inventar no confronto com o Légia de Varsóvia (1-0) e o tiro saiu-lhe pela culatra. Parêntesis para dizer que os Leões fizeram uma excelente campanha europeia, num grupo que era dificílimo. Dar luta ao Real Madrid e Dortmund não é para qualquer um e JJ conseguiu-o. Mas falhou no frente a frente com o adversário que estava ao seu alcance. As opções técnicas de Jesus podiam ter resultado mas não foi o caso. O técnico levou longe demais a tendência para utilizar Bruno César como canivete suíço. E Jesus teve que assumir o erro quando sofreu o golo e fez entrar Ricardo Esgaio. Os Leões acabaram afastados da Liga Milionária e nem sequer vão à Liga Europa. A partir daí só há um plano A: vencer o campeonato. Vai ser a exigência dos adeptos porque não há mais nada a ganhar. Para isso é preciso começar por bater o principal candidato, já no domingo.

Adrian Silva e Gelson Martins regressaram gripados da Polónia e não voltaram a treinar com a equipa. Só em caso extremo é que os dois não estarão no relvado quando o árbitro apitar para o arranque da partida, mas em que condições? Se os dois falharem será um golpe tremendo para as aspirações sportinguistas. Um é o garante dos equilíbrios e da gestão dos espaços no meio-campo. O outro é o desequilibrador por excelência, a ferramenta que mais desafios vais apresentar à equipa encarnada.

Ezquiel Schelotto continua lesionado mas João Pereira passa a estar disponível. Joel Campebell, que ficou em Lisboa devido a entorse no joelho, ainda está em dúvida.

Onze Provável: Patrício – João Pereira, Coates, Rúben Semedo, Zeegelaar – Gelson Martins, William Carvalho, Adrian Silva, Bruno César – Bryan Ruiz, Bas Dost.

Sporting 0-1 Benfica
Liga NOS 2015/16
Sporting 2-1 (a.p.) Benfica
Taça Portugal 2015/16
Benfica 0-3 Sporting
Liga NOS 2015/16
Benfica 0-1 Sporting
Supertaça 2015

Na temporada passada o Sporting saiu vencedor em três dos quatro dérbis disputados com o Benfica. Levou a melhor na ronda da Taça de Portugal, mas só no prolongamento. Dado curioso é que, à exceção dessa eliminatória, o resultada caiu para o lado da equipa visitante.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas Equipas Marcam 1.95 Betrally
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1906
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 803
  • Próg. errados 1077
comments powered by Disqus

Últimos jogos