Menu
Primeira Liga 28ª Jornada

Benfica – SC Braga (Liga NOS)

O Benfica e o SC Braga medem forças esta sexta-feira no Estádio da Luz, Lisboa, num embate a contar para a 28ª jornada da Liga NOS. Quase duas semanas após o último jogo, que terminou com uma vitória muito complicada do conjunto da casa no Bessa, frente ao Boavista, estes voltam aos relvados na luta pela conquista do tricampeonato, ainda com 7 jornadas pela frente. Já o SC Braga tem vindo a mostrar que merece muito respeito, sendo a única equipa portuguesa, a chegarmos a Abril, que ainda se encontra a disputar todas as competições em que ingressou esta temporada.

Benfica lidera a tabela de classificação geral da Liga NOS, ocupando o 1º lugar com 67 pontos, fruto de 22 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, com parciais de 71 golos marcados e 18 golos sofridos. As Águias regressam então às competições oficiais quase duas semanas depois do último encontro, onde triunfaram no Bessa, frente ao Boavista por 0-1, num jogo que se mostrou muito complicado onde o golo que garantiu os 3 pontos chegou mesmo ao minuto 90+2, pelo matador Jonas. Este triunfo da última jornada permitiu à turma de rui Vitória a permanência da liderança do campeonato português, mantendo uma vantagem de 2 pontos sobre o 2º classificado Sporting CP, e 6 sobre o 3º FC Porto. Os Encarnados encontram-se ainda em prova nas meias finais da Taça da Liga, tendo que enfrentar também este seu oponente em jogo, onde quem conseguir a qualificação à final irá ter o Marítimo pela frente. Os pupilos de Rui Vitória encontram-se também em prova na Liga dos Campeões, onde após tirarem o poderoso Zenit do seu caminho, nos oitavos de final, ao conseguirem um grande desempenho tanto em casa, como na Rússia, onde venceram por 1-2, garantiram acesso aos quartos de final desta Liga Milionária, onde terá que enfrentar o gigante alemão Bayern de Munique.

Com apenas 7 jornadas por disputar até ao final do campeonato, esta partida é uma prova de fogo para o Encarnados, que têm pela frente, teoricamente, o jogo mais complicado dos 7 embates ainda por discutir. O Glorioso prepara-se então para mais uma “final” em grande forma, chegando aqui com 7 vitórias consecutivas, e apenas 1 derrota nos últimos 21 embates. Importa destacar que os Encarnados foram a única equipa, de todas as competições, desta temporada que viajou até ao território do SC Braga e conseguiu sair com os 3 pontos, e conscientes de que têm um adversário poderoso pela frente e que não podem cometer nenhum erro, onde apenas a vitória é aceitável, estes deverão entrar em campo com tudo. Com o ataque mais prolífico da Liga NOS, este é mais um embate onde o enorme poder ofensivo das Águias deverá contar com Jonas e Mitroglou como os intervenientes mais avançados da frente de ataque, sendo que o brasileiro é o melhor marcador do campeonato co 29 tentos assinalados e disputa o liderança da corrida pela bota de ouro com Higuaín, do Nápoles, enquanto que o grego é 3º melhor marcador do campeonato português com 16 golos marcados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Benfica apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção à União da Madeira. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Sporting CP, uma vitória por 1-2 em terreno do Zenit, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 4-1 na recepção ao Tondela, e na última jornada, uma vitória por 0-1 em terreno do Boavista. Luisão, Júlio César e Nuno Santos estão de fora, todos lesionados, ficando ainda Gaitán em dúvida, condicionado.

Onze Provável: Ederson – Semedo, Lindelof, López e Eliseu – Pizzi, Sanches, Fejsa e Salvio – Jonas e Mitroglou.

Liga NOSSC Braga, por sua vez, ocupa o 4º na tabela de classificação geral com 50 pontos, fruto de 14 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, com parciais de 46 golos marcados e 22 golos sofridos. Apesar de se encontrar em 4º lugar no campeonato português, os Guerreiros do Minho são uma equipa que merece um enorme respeito, tanto pelo grande trabalho que têm vindo a desempenhar ao longo da época, como também por serem a única equipa portuguesa que se encontra ainda em prova em todas as competições que ingressou desde o início da época. Esta turma orientada por Paulo Fonseca ingressa nas meias finais da Taça da Liga, com o Benfica pela frente a discutirem acesso à final, onde um deles terá que enfrentar o Marítimo, e ainda na final da Taça de Portugal, com o FC Porto como seu oponente. Como se não bastasse, os Bracarenses estão ainda em prova na Liga Europa, onde têm honrado a sua camisola e o nome de Portugal com bastante distinção, tendo eliminado recentemente o poderoso Fenerbahce e avançado então para os quartos de final, onde terá que enfrentar o Shakhtar Donetsk já na próxima semana. Para os Guerreiros do Minho, as contas do campeonato português estão praticamente feitas, uma vez que contam com 9 pontos de superioridade em relação ao 5º classificado Arouca, e 11 de desvantagem em relação ao 3º FC Porto.

Está visto que o 4º lugar não lhes deverá fugir, pelo que os Arsenalistas deverão ter objectivos mais importantes neste momento do que o campeonato, sendo a conquista de títulos como a Taça da Liga e da Taça de Portugal os seus principais focos, não esquecendo que obviamente tentarão chegar o mais longe possível na Liga Europa. No entanto, tendo em conta que os Guerreiros do Minho são uma equipa bastante aguerrida e que procuram vencer em todas as ocasiões, e que o embate com o Shakhtar Donetsk é apenas na próxima quinta-feira, isto proporciona a Paulo Fonseca a oportunidade de entrar em força máxima e recuperar fisicamente os seus homens até ao encontro europeu. Os Arsenalistas costumam actuar da mesma forma que o seu oponente deste jogo, sendo as suas duas referências mais ofensivas Hassan e Stojiljovic, também bons finalizadores, sendo que o egípcio conta com 10 tentos assinalados, e o servio com 9 golos marcados. Importa ainda referir a enorme velocidade e qualidade do jovem Rafa Silva, extremo esquerdo, muito importante no transporte de bola para o ataque.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o SC Braga apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 em terreno do FC Porto. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do Fenerbahce, em jogo a contar para a Liga Europa, uma derrota por 3-0 em terreno do Belenenses, uma vitória por 4-1 na recepção ao Fenerbahce, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção à União da Madeira. Rui Fonte está de fora, lesionado.

Onze Provável: Matheus – Baiano, Ferreira, Boly e Goiano – Josué, Luiz Carlos, Mauro e Rafa Silva – Hassan e Stojiljovic.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Benfica venceu 5 embates, tendo o SC Braga vencido apenas 2. A restante partida terminou empatada.

Braga 0-2 Benfica
Liga NOS 2015/16
Benfica 2-0 Braga
Liga NOS 2014/15
Benfica 1-2 Braga
Taça Portugal 2014/15
Braga 2-1 Benfica
Liga NOS 2014/15
Braga 0-1 Benfica
Liga 2013/14
Benfica 1-0 Braga
Liga 2013/14
Braga 0-0(3-2 g.p.) Benfica
Taça da Liga 2012/13
Braga 1-2 Benfica
Liga ZON Sagres 2012/13

Este será provavelmente o embate mais emocionante da 28ª jornada, onde se colocam frente a frente dois emblemas bastante aguerridos, que lutam sempre pela vitória. É de esperar um SC Braga muito forte e devido ao seu excelente colectivo, é claro que irão criar dificuldades ao Benfica e procurar a vingança pela única derrota sofrida em casa, nesta temporada, às mãos das Águias. No entanto, jogando em casa com o apoio entusiástico que habitualmente vem das bancadas e acima de tudo muito motivado pelo primeiro lugar, e com os recentes resultados, é de esperar um Benfica fortíssimo, focado na vitória, onde as Águias deverão voar mais alto ao final dos 90 minutos.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Benfica 1.55 Betrally
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1842
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 963
  • Próg. errados 782
comments powered by Disqus

Últimos jogos