Menu

Benfica – Nacional da Madeira (Taça da Liga)

O Benfica começa a defender esta terça-feira, na Luz, o troféu da Taça da Liga conquistado na temporada transata. Com o afastamento precoce da Taça de Portugal esta será, seguramente, uma das prioridades dos Encarnados para a temporada, a nível doméstico. O treinador do Nacional, por sua vez, pede desculpa mas assume que não está no topo das preocupações do clube madeirense. Há um campeonato complicado e na outra Taça os Insulares já estão apurados para os quartos-de-final. É preciso saber escolher as frentes de batalha.

Arranca a fase de grupos da Taça da Liga, agora chamada Taça CTT, e o Benfica começa na Luz a defender o troféu conquistado na temporada passada, precisamente às custas de uma equipa madeirense, o Marítimo. O Benfica está neste momento na terceira posição da classificação no campeonato português, a cinco pontos da liderança, que pertence ao Sporting. Uma margem destas, quando nem sequer se esgotou a primeira volta da Liga NOS, não afasta os Encarnados da luta pelo título. Só segue com ligeira desvantagem. Mas tendo sido já afastado da Taça de Portugal, às mãos do rival da Segunda Circular (2-1), e do antigo treinador, é natural que a estrutura benfiquista queira apostar em chegar longe nesta prova.

Rui Vitória continua sem poder contar com Luisão, Salvio, Nélson Semedo, Gaitán e Nuno Santos por lesão. O grego Samaris fica de fora por castigo, o que deve pressupor que Fejsa ocupará a posição. O argentino sofreu uma entorse no joelho esquerdo na receção ao Atlético de Madrid, na primeira semana de dezembro, e esteve ausente nos três jogos que se seguiram. Nas curtas férias natalícias Nico viajou para o seu país mas continuou a fazer os tratamentos e havia alguma expetativa quanto à sua condição no regresso. Mas claramente, a primeira ronda da fase de grupos não justifica arriscar um jogador do calibre de Gaitán. Antes do Natal os Encarnados venceram em casa o Rio Ave (3-1), somando assim o quarto triunfo nas últimas cinco partidas do campeonato.

Onze Provável: Júlio César – André Almeida, Lisandro, Jardel, Eliseu – Pizzi, Renatos Sanches, Samaris, Gonçalo Guedes – Jonas, Mitroglou.

taça da ligaNa antevisão deste encontro Manuel Machado não se esquivou. O treinador dos Insulares assumiu que a Taça da Liga não era uma prioridade para o clube que representa e as razões são evidentes. O Nacional da Madeira está na décima terceira posição no campeonato, com apenas quinze pontos, e essa é a prova em que o Nacional tem que dar tudo. Ainda por cima, a equipa sofreu duas derrotas consecutivas na Liga NOS – em casa com o FC Porto (1-2) e na visita a Moreira de Cónegos (2-0), na última jornada. Acresce ainda que na Taça de Portugal o clube fez uma boa campanha e já tem lugar reservado nos quartos de final. É preciso escolher sensatamente as frentes de batalha e o Nacional já terá muito com que se entreter nas duas competições identificadas. Ter mais olhos que barriga pode deitar tudo a perder.

Machado deu João Aurélio e Salvador Agra como baixas certas para a deslocação à Luz. Estas ausências vão obrigar a mexer no setor defensivo – Alan Henrique e Nuno Campos são hipótese menos rodadas – e também no último terço, com as entradas possíveis de João Camacho, Gustavo Henrique ou até Francisco Soares.

Onze Provável: Rui Silva – Campos, Alan Henrique, Zainadine, Sequeira – Washington, Ali Gazhal, Willyan – Camacho, Gustavo, Witi.

Benfica 3-1 Nacional Liga NOS 14/15
Benfica 1-0 Nacional Taça da Liga 2014/15
Benfica 2-0 Nacional Liga 2013/14
Benfica 3-0 Nacional Liga ZON Sagres 12/13
Benfica 4-1 Nacional Liga ZON Sagres 11/12

Benfica e Nacional mediram forças em Lisboa por vinte e uma vezes e nunca os madeirenses levaram a melhor. O máximo que conseguiram foram quatro empates, coisa que já não acontece desde 2008.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 golos 1.71 Betrally
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

nacionaldamadeira
Nacional da Madeira
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Choupana
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1873
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 787
  • Próg. errados 1059
comments powered by Disqus

Últimos jogos