Menu
Primeira Liga 16ª Jornada

Benfica – Marítimo (Liga NOS)

O Benfica e o Marítimo medem forças esta quarta-feira no Estádio da Luz, Lisboa, num embate a valer para a 16ª jornada da Liga NOS. O conjunto da casa entra neste encontro motivado ao vencer o Vitória de Guimarães em terreno hostil na última jornada, não provando o sabor da derrota no campeonato português já há 7 jogos consecutivos, mantendo-se apenas a 2 pontos do 2º lugar. Já o Marítimo, apesar de se encontrar na parte inferior da tabela de classificação geral, e ter empatado a última partida contra o Estoril, bateu o FC Porto no Estádio do Dragão, para a Taça da Liga, o que lhes pode dar motivação para vencer outro “grande”.

Benfica ocupa então o 3º lugar com 34 pontos, fruto de 11 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, com parciais de 35 golos marcados e 10 golos sofridos. Desde a derrota às mãos do Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões, que os Encarnados não provam o sabor da derrota, tendo somado 4 vitórias e 1 empate, o que os coloca agora apenas a 2 pontos do rival FC Porto, 2º classificado, e a 4 do líder Sporting. Apesar de ter sido posto fora da Taça de Portugal pelo Sporting, este conjunto aos comandos do técnico Rui Vitória marca ainda presença na Taça da Liga, onde ocupa o 2º lugar do Grupo B com os mesmos 3 pontos que o 1º Moreirense, juntamente com o Nacional da Madeira e Oriental, 3º e 4º classificados. A agenda das Águias não acaba por aqui, uma vez que este emblema faz ainda parte da Liga dos Campeões, onde começou por entrar no Grupo C, constituído pelo Atlético de Madrid, Galatasaray e Astana, tendo-se conseguido qualificar aos oitavos de final da Liga Milionária como 2º classificado do Grupo C, tendo agora que enfrentar o Zenit.

Para este jogo os Encarnados são novamente obrigados a somar os 3 pontos de forma a não perderem mais espaço em relação ao 1º classificado, no entanto, apesar das Águias contarem com o sector ofensivo mais prolífico do campeonato, este tem enfrentado algumas dificuldades em finalizar as jogadas de perigo, tendo sido o jovem prodígio Renato Sanches quem deu garantiu a vitória na última jornada, sobre o Vitória de Guimarães. Jonas é o melhor marcador da equipa e do campeonato com 13 golos marcados, enquanto que Nico Gaitán é jogador com mais assistências, a par com Layún do FC Porto, ambos com 7 assistências.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Benfica apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-4 em terreno do Vitória de Setúbal. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno da União da Madeira, uma vitória por 3-1 na recepção ao Rio Ave, uma vitória por 1-0 na recepção ao Nacional da Madeira, em jogo a contar para a Taça da Liga, e na última jornada, uma vitória por 0-1 em terreno do Vitória de Guimarães. Luisão, Salvio, Nuno Santos e Nélson Semedo são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Júlio César – Almeida, López, Jardel e Eliseu – Samaris, Renato Sanches, Pizzi e Gaitán – Jonas e Mitroglou.

Liga NOSMarítimo, por sua vez, ocupa o 10º lugar com 18 pontos, fruto de 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas, com parciais de 21 golos marcados e 28 golos sofridos. Após um óptimo desempenho que resultou na vitória sobre o FC Porto no Estádio do Dragão, os Leões da Madeira mostraram-se incapazes de conseguir melhor que um empate a uma bola na recepção ao Estoril Praia, na última jornada, ficando agora a 4 pontos de ocupar um dos lugares de acesso à Liga Europa, um dos seus objectivos. Já fora da Taça de Portugal, ao ser eliminado pelo Amarante na 4ª Fase, este conjunto aos comandos de Ivo Vieira faz parte do Grupo A da Taça da Liga, onde é líder com 6 pontos, sendo este agrupamento constituído ainda pelo FC Porto, Feirense e Famalicão.

Quanto a este embate que se segue, os Leões da Madeira já atravessaram uma melhor fase que a actual, apresentando por esta altura o 2º sector defensivo mais batido do campeonato, o que pode ser um perigo para este jogo, uma vez que enfrentam o sector ofensivo mais eficaz da Liga NOS. Apesar de contarem com uma defesa pouco consistente e desorganizada, os homens de Ivo Vieira contam com o gigante Dyego Sousa, a referência mais ofensiva deste conjunto, muito forte no jogo aéreo, o 6º melhor marcador do campeonato, com 6 golos. Este deverá ser um jogo onde o técnico português poderá actuar com o bloco defensivo mais recuado, na tentativa de explorar o erro do inimigo e actuar no contra-ataque.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marítimo apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-1 na recepção ao Sporting. Seguiu-se uma vitória 3-4 em terreno do Vitória do Guimarães, uma derrota por 4-1 em terreno do Arouca, uma vitória por 1-3 em terreno do FC Porto, em jogo a contar para a Taça da Liga, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Estoril Praia. Ghazaryan, Alex Soares e Patrick Vieira estão de fora para este jogo, todos lesionados, Fransérgio e Rúben Ferreira estão castigados.

Onze Provável: Salin – João Diogo, Dirceu, Deyvison e Briguel – Ferreira, Bèssa e Rodrigues – Marega, Dyego Sousa e Costa.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Benfica venceu 7 jogos, tendo o Marítimo vencido o restante.

Marítimo 1-2 Benfica
Taça da Liga 2014/15
Benfica 4-1 Marítimo
Liga NOS 2014/15
Marítimo 0-4 Benfica
Liga NOS 2014/15
Benfica 2-0 Marítimo
Liga 2013/14
Marítimo 2-1 Benfica
Liga 2013/14
Marítimo 1-2 Benfica
Liga ZON Sagres 2012/13
Benfica 4-1 Marítimo
Liga ZON Sagres 2012/13
Benfica 4-1 Marítimo
Liga ZON Sagres 2011/12

Este é um jogo onde é de prever um Marítimo a jogar de forma bastante contida, com o intuito de não se desequilibrarem e tentarem ao máximo evitar o golo do Benfica. No entanto, o Benfica a jogar com o apoio dos adeptos e no seu reduto torna-se um conjunto bastante consistente, sendo de esperar que o poder ofensivo consiga perfurar a barreira defensiva do Marítimo e consigam chegar ao golo, de forma a se manterem na perseguição do 1º lugar.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Odds Asiáticas: Benfica -1 1.86 Betrally
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

marítimo
Marítimo
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Barreiros
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos