Menu

Bélgica – Luxemburgo (Amigável Internacional)

Inicia-se em Genk a caminhada da Seleção Belga para o Mundial 2014, onde chega com a ambição de ser uma das surpresas da prova. Surpresa esperada, diga-se, já que com tantos jogadores entre as melhores equipas da Europa, só não se tratará de uma revelação porque esta é a primeira presença dos belgas numa grande competição desde 2002. No seu primeiro encontro de preparação defronta o frágil Luxemburgo, num encontro que servirá, sobretudo, para desentorpecer as pernas dos atletas depois de uns dias de merecido descanso após o fim da temporada nos respetivos clubes.

Entre as escolhas de Marc Wilmots assinalam-se as ausências dos lesionados Silvio Proto e Christian Benteke, enquanto Radja Nainggolan, da AS Roma, será o nome mais credenciado da lista de jogadores que ficou em stand-by. Na baliza, não restam dúvidas de que Courtois é o titular, ainda que Mignolet também dê garantias de confiança, depois da boa temporada no Liverpool. Na defesa, nomes como Vermaelen, Kompany e Vertonghen estarão entre os titulares, com Daniel Van Buyten a ver premiada a sua longa carreira com a seleção, marcando presença no Brasil, mas sobretudo como garante de uma voz de comando num balneário de imensa juventude.

torneio toulonOlhando para os nomes chamados para o meio-campo, percebe-se a exclusão de Nainggolan. Witsel e Fellaini são titulares absolutos, sobrando uma vaga que poderá ser ocupada por Defour ou Dembélé, do Tottenham. Para as as alas, existem opções como De Bruyne, Eden Hazard ou Mirallas, para além de Januzaj, que poderá fazer a sua estreia com a camisola da seleção belga neste encontro de segunda-feira. A frente de ataque terá como referência Romelu Lukaku, com outro jovem, Divock Origi, a esperar fazer a sua estreia.

A Bélgica é uma equipa de futebol atrativo, relembrando um pouco a tradição belga dos anos 80, com uma mistura de jogadores de robustez física e outros de grande qualidade técnica. Wilmots espera conseguir chegar longe com este grupo de atletas e, mesmo que a primeira presença numa grande prova internacional possa ser encarada com algum nervosismo, a verdade é que entre os eleitos há vários jogadores que sabem bem o que é ter que lidar com a pressão, sentindo-se preparados para a enfrentar com a camisola da sua equipa nacional.

A Bélgica ainda não venceu nenhum dos seus encontros particulares, depois de garantido o apuramento. Derrotas com Colômbia e Japão e um empate com a Costa do Marfim foram os últimos resultados alcançados pelo selecionado de Wilmots.

O Luxemburgo é uma das seleções mais frágeis da Europa e terá oportunidade, frente à Bélgica, de assinalar alguma evolução em relação aquilo que demonstrou na fase de apuramento para o Mundial 2014. É verdade que esta equipa consegue ser, cada vez mais, sólida no momento defensivo, mas com imensas carências técnicas e, sobretudo, sem jogadores com ritmo para enfrentar as seleções médias da Europa, os resultados tardam em aparecer. Depois de uma muito saudada vitória frente à Irlanda do Norte, os luxemburgueses perderam com Rússia e Portugal, em jogos oficiais, seguindo-se nova derrota no particular frente ao Montenegro e um empate, sem golos, com Cabo Verde. Numa treino conjunto realizado com os alemães do Rot-Weiss Oberhausen, na passada quarta-feira, a equipa do Luxemburgo ganhou por 2-1. A merecer nota de destaque o jovem avançado Maurice Deville, que alinha no Saarbrucken da Alemanha e poderá surgir como elemento mais perigoso da equipa neste encontro.

Como países vizinhos que são, Bélgica e Luxemburgo já se defrontaram imensas vezes, com a equipa luxemburguesa a alcançar apenas uma vitória, datada de 1945. Ainda assim, na última vez que se encontraram, em 2008, o jogo terminou num empate.

Luxemburgo 1-1 Bélgica  Amigáveis 2008
Luxemburgo 0-2 Bélgica  Amigáveis 2006
Luxemburgo 0-0 Bélgica  Jogos Amigáveis 1998
Luxemburgo 0-2 Bélgica  Euro 1992 (Q)
Bélgica 3-0 Luxemburgo  Euro 1992 (Q)

Total favoritismo para a Bélgica que, mesmo em ritmo lento, encontrará, com facilidade, o caminho da baliza do seu adversário.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Bélgica -3, -3.5 1.825 Bet365
belgica
Bélgica
  • País: Bélgica
  • Estádio:
  • Cidade: Bruxelas
  • Fundação: 1895

Ver ficha completa

luxemburgo
Luxemburgo
  • País: Luxemburgo
  • Estádio:
  • Cidade: Luxemburgo
  • Fundação: 1908

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2799
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1319
  • Próg. errados 1442
comments powered by Disqus

Últimos jogos