Menu

Bélgica – Finlândia (Amigável de Seleções)

Depois de um bom teste frente à Suíça, a Bélgica terá nova oportunidade para apurar a sua forma e modelo com vista ao Euro 2016. Os belgas têm ambições elevadas para esta prova, mas terão também que ultrapassar um grupo bem complicado em termos de nível dos seus adversários. É com vista a ultrapassar um deles, a Suécia, que a Federação Belga convidou a Finlândia para ser adversário, esperando enfrentar um conjunto com um elevado índice físico, ainda que sem a mesma qualidade técnica na frente de ataque. Que resposta darão os jogadores belgas?

A Bélgica fez um bom teste frente à Suíça, tendo vencido por 2-1 em Genève. Obrigado a fazer algumas adaptações em termos defensivos, Marc Wilmots experimentou Alex Witsel como lateral-direito, sendo aí que mais terá inovado. Roman Lukaku e Kevin de Bruyne foram os autores dos golos da vitória, mas fundamental, para o técnico, é perceber que jogadores estarão em melhores condições para levar a equipa a cumprir com as expetativas. No grupo dos 23 que foram escolhidos já depois do encontro frente aos suíços, denota-se a chamada de Christian Kabasele, um defesa-central que nunca atuou pela seleção, mas ultrapassou, em cima da linha da meta, Laurent Ciman, que atua nos Montreal Impact e que esteve presente no derradeiro jogo de preparação. Neste momento, Wilmots tem consigo 22 jogadores, com Yannick Ferreira-Carrasco a chegar na próxima segunda-feira, depois de ter disputado a final da Liga dos Campeões. Com este grupo, fica em aberto a dúvida de entender se Witsel poderá mesmo ser uma adaptação à posição de lateral, ou se regressará ao meio-campo, abrindo espaço para outros testes naquela posição. Toby Alderweireld será o nome mais provável, depois da lesão de Boyata e das ausências de Gillet e Cavanda, outros jogadores testados em partidas anteriores.

Onze Provável: Courtois – Alderweireld, Denayer, Vermaelen, Vertonghen – Fellaini, Witsel – Origi, de Bruyne, Hazard – R. Lukaku.

amigável internacionalA Finlândia falhou o apuramento para o Euro 2016, com alguma desilusão associada, até porque estava inserida no grupo que a fez acreditar poder, finalmente, fazer a sua estreia numa grande competição internacional de futebol. Com o principal favorito, a Grécia, a cair com enorme estrondo, a abertura de possibilidades a vários conjuntos levou a equipa nórdica a sonhar, mas acabou ultrapassada pela Irlando do Norte, a Roménia e a Hungria. Assim, a sua atividade deste verão estará limitada a fazer passar-se pela Suécia em jogos de preparação da Bélgica e da Itália. A generalidade dos melhores jogadores finlandeses foram chamados, à exceção de Niklas Moisander, um dos capitães da seleção. A presença de alguns jovens no atual plantel da Finlândia não esconde, no entanto, que as suas principais referências estão próximas, ou já ultrapassaram, os trinta anos, começando a ser urgente o encontrar de uma nova geração para atacar objetivos futuros.

Onze Provável: Maenpaa – Toivio, Arajuuri, Toivio – Jalasto, Hetemaj, Sparv, Lod, Arkivuo – Pukki, Eremenko.

Em dez jogos disputados entre as duas seleções, a Finlândia venceu quatro vezes. A última vitória da Bélgica data já de 1969, o que denuncia a preponderância dos nórdicos nos encontros disputados de 1999 a 2011.

Ainda assim, tendo em conta o contexto atual das equipas, é à Bélgica que cabe a maior dose de favoritismo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as equipas marcam 2.15 Betrally
belgica
Bélgica
  • País: Bélgica
  • Estádio:
  • Cidade: Bruxelas
  • Fundação: 1895

Ver ficha completa

finlândia
Finlândia
  • País: Finlândia
  • Estádio:
  • Cidade: Helsínquia
  • Fundação: 1907

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2832
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1330
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos