Menu

Belenenses – Vitória Guimarães (Taça de Portugal)

Belenenses e Vitória de Guimarães jogam hoje, no Estádio do Restelo, pelas 20 horas, a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os dois históricos encontram-se em divisões diferentes, mas com a excelente época que o clube de Belém tem vindo a registar – é líder da Segunda Liga com 22 pontos de avanço sobre o mais próximo adversário – faz-nos acreditar num jogo muito equilibrado.

O Belenenses mantém-se numa série de 27 jogos sem perder, na Liga e na Taça de Portugal, podendo afirmar-se como uma das equipas revelação da temporada. Com um plantel renovado e um novo treinador, Mitchell Van der Gaag, os azuis aprestam-se para regressar à divisão principal e tentam, via Taça de Portugal, conseguir também um apuramento europeu. O Belenenses atingiu as meias-finais sem ter que defrontar qualquer equipa da Liga ZON Sagres, eliminando Vizela, Anadia, Pedras Rubras, Fabril do Barreiro e Arouca, até esta eliminatória. A maioria dos seus jogadores também nunca pisaram um palco da divisão principal, dado que quase todos eles foram contratados em equipas de divisões inferiores. Natural, assim, que o técnico holandês prefira encarar este jogo como um prémio para os seus jogadores, retirando alguma da pressão que poderia bloquear um conjunto de sucesso, mas em aprendizagem. Os grandes esteios da equipa têm sido o guarda-redes Matt Jones, que deverá ceder o seu lugar a Filipe Mendes, aposta habitual em jogos da Taça, um quarteto defensivo muito regular, com Duarte Machado e Nélson nas laterais e os centrais Kay e João Meira, Fernando Ferreira, um médio de alta rotação, o jovem Tiago Silva, o criativo da equipa, e o ponta-de-lança Tiago Caeiro, um gigante goleador. Todos os jogadores estão disponíveis para ser utilizados por Van der Gaag.

Onze Provável: Filipe Mendes – Duarte Machado, João Meira, Kay, Nélson – Fernando Ferreira, Diakité – Desmarets, Tiago Silva, Fredy – Tiago Caeiro

Taça de PortugalO Vitória de Guimarães ocupa o 8º posto da Liga ZON Sagres, mantendo-se na luta pelo acesso a um lugar europeu, algo que também poderá conquistar na Taça de Portugal. A equipa vem de uma derrota caseira, frente ao Benfica, por 0-4, mas antes tinha batido a Académica e o outro Vitória, em Setúbal. Com um plantel muito jovem, e cheio de jogadores que começaram a época na equipa B, Rui Vitória vai tentando manter uma estrutura competitiva a que passe despercebida a falta de experiência dos seus atletas. Isso tem vindo a ser conseguido com fabulosos resultados, lançando vários atletas que fazem já figura na Liga ZON Sagres. Para este encontro, não poderá contar com Kanu, lateral-direito que foi expulso no encontro frente ao Benfica. De fora da convocatória ficaram também N’Diaye e Soudani, que estiveram ausentes dos últimos treinos devido aos compromissos com as respetivas seleções. O guarda-redes Douglas e o lateral Alex estão de regresso às contas de Rui Vitória, podendo funcionar como suplementos de experiência a uma equipa que terá muita juventude em campo.

Onze provável: Douglas – Alex, Paulo Oliveira, El Adoua, Luís Rocha – Leonel Olímpio, André – Ricardo, Tiago Rodrigues, Marco Matias – Baldé

As duas equipas já disputaram, entre si, 131 partidas, com o balanço a ser bastante favorável ao Belenenses, que conta com 60 vitórias sobre o rival vimaranense. No entanto, a equipa lisboeta já não bate o Vitória desde 2005. As duas equipas encontraram-se uma vez nas meias-finais da Taça de Portugal, em 1962/63, tendo na época sido necessário recorrer a um terceiro jogo de desempate, depois de vitórias do Belenenses em Guimarães e do Vitória em Lisboa, para que o Vit. Guimarães conseguisse um lugar na final.

V. Guimarães 2-0 Belenenses  Liga Sagres 09/10
Belenenses 0-1 V. Guimarães  Liga Sagres 09/10
V. Guimarães 3-1 Belenenses  Liga Sagres 08/09
Belenenses 0-0 V. Guimarães  Carlsberg Cup 08/09
Belenenses 1-1 V. Guimarães  Liga Sagres 08/09

Para o jogo desta noite, o Belenenses parte com algum ascendente e poderá assegurar a vitória no encontro. No entanto, longe ainda de decidir a eliminatória. Com as duas equipas adeptas de um futebol positivo, de ataque, será também expectável um número de golos acima dos 2.5.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

 

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Belenenses 2.00 Bet365
belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 3067
  • Média Odds usadas 2.13
  • Próg. certos 1442
  • Próg. errados 1588
comments powered by Disqus

Últimos jogos