Menu
Primeira Liga 10ª Jornada

Belenenses – Tondela (Liga NOS)

A décima jornada da Liga NOS termina com a realização de dois jogos nesta segunda-feira. Um deles terá lugar em Belém, no Restelo, com a receção dos locais ao recém-promovido Tondela. Os lisboetas ambicionam regressar aos triunfos depois do desaire averbado na passada quinta-feira, diante do Basileia. Defrontarão uma das formações mais frágeis em prova, pelo que a responsabilidade recai essencialmente sobre a equipa da casa. No último jogo para o campeonato disputado no Restelo, o Belém teve que sofrer para levar de vencido o União da Madeira, algo que só aconteceu graças a um tento apontado já para lá dos 90 minutos.

A principal quota de responsabilidade à entrada para este jogo recai sobre o Belenenses, equipa com ambições mais elevadas que o Tondela. Os “azuis do Restelo” estão por esta altura no 12º posto da classificação e somam 10 pontos ao cabo de nove jogos. As prestações a nível interno têm sido algo afetadas pela participação na Liga Europa. Na última quinta-feira, em noite de receção ao Basileia, a formação da capital foi incapaz de repetir o triunfo alcançado em solo helvético e perdeu por 0-2. Segunda derrota consecutiva para a equipa orientada por Sá Pinto, que também saiu derrotada do compromisso da última jornada em Braga por um volumoso 4-0.

A jogar em casa, as únicas duas derrotas que o Belenenses averbou ocorreram em contexto de Liga Europa, nomeadamente diante de Fiorentina e Basileia. Nos quatro compromissos para a Liga NOS, registaram-se dois empates (3-3 Rio Ave; 1-1 Marítimo) e outras tantas vitórias (2-0 Moreirense; 1-0 União da Madeira). Os dois triunfos conquistados foram precisamente diante de formações que se encontram na parte mais baixa da tabela, à semelhança do que acontece com o Tondela.

O avançado Luís Leal, expulso na Pedreira por acumulação amarelos, não poderá dar o respetivo contributo à sua equipa neste encontro. Tiago Caeiro deverá render o avançado santomense.

Onze Provável: Ventura, João Amorim, João Afonso, Gonçalo Brandão, Filipe Ferreira, Rúben Pinto, André Sousa, Tiago Silva, Sturgeon, Kuca, Tiago Caeiro

Liga NOSVitor Paneira deixou o comando técnico do Tondela e cedeu o lugar a Rui Bento, porém, até ver, não se tem verificado qualquer alteração significativa a nível de resultados. Como o novo treinador, o Tondela ainda não foi capaz de vencer em qualquer ocasião, tendo inclusive sido afastado tanto da Taça de Portugal como da Taça da Liga.

A luta pela permanência não se afigura fácil para o Tondela. A equipa apresenta debilidades gritantes e, a continuar neste registo, muito dificilmente permanecerá entre a elite. Tem perdido demasiados pontos contra adversários “diretos” e, fora de casa, somou apenas um ponto em 12 possíveis. As deslocações não têm sido propriamente exigentes. A única ocasião em que pontuou foi precisamente na última jornada, aquando da viagem até à vila de Arouca (1-1). No último compromisso para o campeonato, disputado no Municipal de Aveiro, o Tondela perdeu por quatro bolas a zero com o bicampeão nacional Benfica. Rui Bento não pôde utilizar Guzzo, Romário Baldé ou Murillo, jogadores que se encontram emprestados pelo clube da Luz. Dolly Menga, expulso com o Arouca, também não pode dar o respetivo contributo.

Onze Provável: Matt Jones, Edu Machado, Berger, Bruno Nascimento, Lucas Souza, Luís Alberto, Bruno Monteiro, Hélder Tavares, Wagner, Romário Baldé, Menga.

O Belenenses é favorito à conquista dos três pontos. É sobre os homens que defendem a “cruz de Cristo” que recai toda a responsabilidade, tendo em conta que possuem outro tipo de ambições e jogarão em casa. Impõe-se retomar o caminho das vitórias e os lisboetas têm tudo para cumprir com esse objetivo neste desafio.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Belenenses 1.83 Betrally
belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

tondela
CD Tondela
  • País: Portugal
  • Estádio: João Cardoso
  • Cidade: Tondela
  • Fundação: 1933

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1454
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 751
  • Próg. errados 624
comments powered by Disqus

Últimos jogos