Menu
Primeira Liga 15ª Jornada

Belenenses – Sporting CP (Liga NOS)

Um ambiente de minicrise envolve o Sporting nesta visita ao Restelo. Duas derrotas consecutivas, a última das quais em casa, e os Leões caíram para quarto, em igualdade pontual com o Guimarães. Está aberta a época de caça a Jorge Jesus. O Belenenses vai tentar aproveitar esta instabilidade para conseguir uma surpresa no dérbi lisboeta.

O Belenenses foi perder ao Estádio Capital do Móvel, na sexta-feira passada, com um golo isolado de Welthon a abrir a segunda parte. Para o conjunto de Quim Machado veio interromper a série de cinco jogos sem derrotas, entre compromissos da Liga e da Taça da Liga: vitórias com Feirense (0-1) e Marítimo (1-0); empates com FC Porto, tanto para o campeonato (0-0) como para a taça (0-0), e Estoril Praia (1-1).

Neste momento os Azuis do Restelo são nonos classificados, com dezassete pontos somados em catorze jornadas (4V/ 5E/ 5D), tantos quantos a formação comandada por Lito Vidigal. A única dúvida no plantel é Gonçalo Brandão.

Onze Provável: Ventura – João Diogo, Gonçalo Bradão, Gonçalo Silva, Florent – Yebda, Vitor Gomes – Gerso Fernandes, André Sousa, Sturgeon – Abel Camará.

Está aberta a époLiga NOSca de caça a Jorge Jesus. Não sei se é justo ou injusto mas é verdade que o  técnico dos Leões se pôs bem a jeito, com aquelas afirmações em que se coloca em bicos de pés. Quando um treinador com tanta tarimba afirma que “a diferença está no treinador” sabe que há muita gente a apontar essa frase num caderninho para lhe atirar com ela à primeira oportunidade. O Sporting CP perdeu três dos últimos quatros jogos. Tudo começou com a derrota em Varsóvia, diante do Legia (1-0), que custou ao clube leonino o afastamento precoce das competições europeias, sem sequer o prémio de consolação que é a Liga Europa. Seguiu-se o clássico na Luz (2-1) e no passado domingo foi a vez de ceder os três pontos em Alvalade diante do Braga. Jesus abriu a boca para dizer que em três dias não se conseguia preparar uma equipa e Abel Ferreira deu-lhe uma lição. O antigo jogador dos Leões, agora responsável pela formação do SC Braga, que assumiu o comando da equipa principal dos Arsenalistas entre a saída de Peseiro e a chegada de Jorge Simão utilizou o conhecimento que tinha da equipa adversária e foi inteligente na forma como anulou os pontos fortes do Sporting.

A Juve Leo marcou presença no treino para exibir responsabilidade aos jogadores. A equipa e o treinador estão a pagar as elevadas expetativas que rodearam este segundo ano de Jesus em Alvalade. O salário multimilionário e poderes acrescidos de que dispõe também não ajudam. Este Sporting arrisca virar o ano com pior registo que a formação de Marco Silva. E nessa altura havia a desculpa de se trabalhar com o que havia, ao contrário do investimento feito com a vinda de JJ. As saídas foram inevitáveis mas as escolhas para complementar o plantel não encaixaram no esquema. Alguém tem que assumir essa responsabilidade. E depois há a ditadura dos resultados: a essa ninguém escapa. À entrada para décima quinta jornada os Leões caíram para o quarto lugar e estão em igualdade pontual com o Vitória de Guimarães. O FC Porto, segundo, está a sete, já co quinze jogos, e o líder Benfica a oito, com o mesmo número de partidas que os Leões.

Rubén Semedo teve que ser substituído ao intervalo devido a uma mialgia na coxa direita. Está em dúvida para a visita ao Restelo e no caso de não ser recuperável Douglas Teixeira deve voltar a ser o substituto. Bruno César está de volta ao onze.

Onze Provável: Patrício – João Pereira, Coates, Rubén Semedo, Zeegelaar – Gelson Martins, William Carvalho, Adrian Silva, Bruno César – Bryan Ruiz, Bas Dost.

Belenenses 2-5 Sporting
Liga NOS 2015/16
Sporting 1-0 Belenenses
Liga NOS 2015/16
Belenenses 1-1 Sporting
Liga NOS 2014/15
Belenenses
3-2
PortugalSporting
Taça da Liga 2014/15
Sporting 1-1 Belenenses
Liga NOS 2014/15

Nas duas últimas temporadas os confrontos entre os dois clubes para o campeonato obedecem a uma tendência: o mesmo resultado. Na época passada o Sporting CP venceu os dois jogos, tanto em Alvalade como no Restelo. No ano anterior houve duas igualdades. Pelo meio, e a destoar, há um confronto na Taça da Liga, ganho pelo Belém.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 golos 1.90 Betrally
belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1902
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 801
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos