Menu

Belenenses – Goteborg (Liga Europa)

O Belenenses recebe no Estádio do Restelo o Goteborg, para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. Na época transacta, os Azuis do Restelo conquistaram o 6º lugar, com 48 pontos, na pauta classificativa do campeonato português, o que lhes valeu o acesso a esta pré-eliminatória da Liga Europa, competição que já não pisava desde 2007/08. Já o Goteborg, líder do principal campeonato de futebol sueco, prepara-se para viajar até Lisboa onde disputará já o 2º embate a valer para esta competição, tendo ultrapassado o Slask Wroclaw na última pré-eliminatória.

6 anos depois, o Belenenses consegue então voltar a pisar os palcos das competições europeias, tendo pela frente o actual líder do campeonato sueco. Agora, sob os comandos de Ricardo Sá Pinto, os Azuis do Restelo preparam-se para dar início ao primeiro jogo oficial desta temporada, tendo até agora vindo a disputar jogos de cariz amigável. Para chegar o mais longe possível nesta Liga Europa, e nas restantes competições em que está envolvido, este conjunto conta agora com alguns novos reforços, todos eles a custo zero, destacando-se a contratação de Rúben Pinto, ao Benfica B, João Vilela, ao Gil Vicente, Traquina, ao SC Covilhã e Ricardo Ribeiro ao Olhanense.

Nos 5 embates, de cariz amigável, disputados durante a pré-época, o Belenenses apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 5-0 contra o Sindicato de Jogadores. Seguiu-se uma vitória por 9-0 contra os Júniores A do Belenenses, uma vitória por 1-2 em terreno do AC Viseu, uma vitória por 1-3 em terreno do Sp. Covilhã, e no último encontro, uma derrota por 1-0 em terreno do Nacional. Sem qualquer baixa, os Azuis do Restelo partem para este jogo com um pensamento positivo, com intuito de marcar mais que o adversário e conseguir uma vantagem para a 2ª mão em território inimigo.

Onze provável: Ventura – Geraldes, Brandao, Palmeira e Ferreira – Ricardo Dias e Rúben Pinto – Camará, Carlos Martins e Miguel Rosa – Caeiro.

liga europaGotebrog, por sua vez, encontra-se já numa fase mais avançada da época, tendo já disputado 17 jornadas no principal campeonato de futebol sueco, onde se encontram em 1º lugar com os mesmos 35 pontos que o IFK Norrkoping, 2º classificado, fruto de 10 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com parciais de 23 golos marcados e 10 golos sofridos. Na temporada passada, os Anjos garantiram o 2º lugar na pauta classificativa, o que lhes deu acesso à 2ª pré-eliminatória, onde tiveram pela frente os polacos Slask Wroclaw, começando por empatar a zero na Polónia, e a acabando por vencer na 2ª mão, em casa, por 2-0. Apesar de levarem meia época já disputada de vantagem sobre o conjunto português, os suecos têm más experiências contra as equipas lusas, sendo a mais recente na temporada passada contra o Rio Ave, também para a 3ª pré-eliminatória, onde acabaram por ser derrotados em casa na 1ª mão, por 0-1, pelos Vilacondenses, seguindo-se de um empate a zero em Portugal.

Nos últimos 5 jogos oficiais, os Anjos apresentam um histórico de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 na recepção ao IFK Norrkoping. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno do Slask Wroclaw, em jogo a contar para a Liga Europa, um empate por 0-0 em terreno do IFK Norrkoping, uma vitória por 2-0 na recepção ao Slask Wroclaw, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno do Falkenbergs FF. Para este embate, o técnico Magnus Edlund enfrenta as ausências de Kasim Prosper e de Karl Bohm, ambos lesionados.

Onze provável: Alvbage – Salomonsson, Bjarsmyr, Rogne e Aleesami – Ankersen, Svensson, Petterson e Rieks – Boman e Engvall.

O histórico de confrontos directos entre estas equipas é nulo, no entanto, é de esperar um embate bem disputado. Os suecos têm a vantagem de contar com um ritmo de jogo superior ao dos portugueses, sendo ainda provável que estes se protejam bem defensivamente, aproveitando apenas os contra-ataques para criar perigo ao conjunto do Restelo. No entanto, o Belenenses deverá mostrar mais iniciativa em procurar o golo, de forma a chegar à 2ª mão com a maior vantagem possível, tendo ainda o factor casa do seu lado e uma multidão a torcer por eles. Apesar de ser de esperar um jogo com poucos golos, deverá ser um embate equilibrado, bem disputado e com bastante entrega.

Prognóstico Odd Casa Erro
Equipa Visitante Marca: Não 2.24 Dhoze
belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

IFK Goteborg
IFK Goteborg
  • País: Suécia
  • Estádio: Gamla Ullevi
  • Cidade: Göteborg
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1996
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1038
  • Próg. errados 855
comments powered by Disqus

Últimos jogos