Menu
Liga Europa 2ª Jornada

Belenenses – Fiorentina (Liga Europa)

O Estádio do Restelo recebe, esta quinta-feira, os italianos da Fiorentina, na segunda jornada do grupo I da Liga Europa. As duas equipas, orientadas por antigos internacionais portugueses da mesma geração, estão a ter temporadas inversas. Aconteça o que acontecer daqui para a frente, e apesar do arranque menos fulgurante no campeonato, Ricardo Sá Pinto está a fazer história no Belenenses, com a imagem extraordinária que tem dado nas eliminatórias da Liga Europa. A Fiorentina tropeçou no primeiro jogo e precisa de se reafirmar na hierarquia do grupo. Mas a equipa de Paulo Sousa está a varrer de surpresa a Série A, que lidera em igualdade pontual com O Inter, a sua última vítima.

Na Liga NOS o Belenenses ocupa o décimo terceiro lugar, com sete pontos em seis jogos (1V/ 4E/ 1D). Um triunfo apenas não impressiona – Moreirense (2-0) – mas pelo menos a equipa também só cedeu os três pontos por uma vez – Benfica (6-0). Pelo meio ficaram quatro empates.

Em contraste com este arranque menos impressionante está a prestação do Belém na Liga Europa. As eliminatórias com o Goteborg e Altach, este último responsável pelo afastamento do Vitória de Guimarães, foram exemplos de profissionalismo e determinação, num coletivo muito à imagem do seu treinador, que deixa tudo o que tem em campo.

Há duas semanas o Belenenses foi à Polónia apresentar-se ao Lech Poznán e garanto que os restantes adversários do grupo I ficaram de sobreaviso. O Belenenses pode não vencer sempre mas a entrega está garantida. Vai dar sempre luta. Na deslocação a Poznán, os homens orientados por Sá Pinto e liderados por Carlos Martins no relvado entraram muito bem no jogo e, apesar de depois de assentar os da casa terem subido de rendimento, podia ter saído com os três pontos. Martins e Miguel Rosa mandaram bolas ao poste e os Azuis do Restelo foram os responsáveis pelas situações ofensivas de maior perigo. No outro extremo, há que louvar também a grande exibição de Hugo Ventura. É também muito graças a ele que a equipa pontuou na Polónia. Sá Pinto merece elogios pela forma como geriu os seus jogadores. Apesar da pesada goleada sofrida no Estádio da Luz, na partida anterior, o treinador manteve quase intacto o onze inicial, passando a ideia de que mantinha a confiança nos seus homens. E eles retribuíram.

Miguel Rosa lesionou-se no encontro do fim de semana, em Arouca (2-2), e deve ser baixa para esta quinta-feira.

Onze Provável: Ventura – Geraldes, Gonçalo Brandão, Tonel, Amorim – André Sousa – Leal, Rúben Pinto, Carlos Martins, Kuka – Sturgeon.

liga europaEste fim de semana a Fiorentina ascendeu ao primeiro lugar da Serie A, com um triunfo expressivo sobre o Inter de Milão (4-1), até aí no comando. A equipa de Paulo Sousa não se limitou a recolher os três pontos: deu espetáculo e os quatro golos que marcou deram-lhe a vantagem que a coloca no topo da classificação. Ao fim de seis jornadas (5V/ 1D) o clube de Florença soma quinze pontos, os mesmos que o Inter, mas ganha nos confrontos diretos e na diferença de golos – onze marcados e só quatro sofridos.

Ao fim de tantos anos é natural a euforia em Itália em volta da equipa e até as nomeações espontâneas ao título italiano. O técnico português desvaloriza, isto é comum nos países latinos, mas lembra que houve outros emblemas a investir muito forte para atingir esse objetivo. Mesmo assim, Paulo Sousa confirma que a sua filosofia é entrar em campo sempre para enfrentar qualquer adversário de igual para igual.

O primeiro jogo da fase de grupos foi um desaire para o clube italiano. No Artemio Franchi. Os Viola deixaram-se surpreender pela antiga equipa do português, o Basileia (1-2), e com isso caíram para o fundo do grupo I, ainda sem pontuar. Claro que ainda não é caso para alarme, foi só o primeiro embate e talvez até seja positivo porque daqui em diante não vai haver complacência.

Sousa não vai poder contar com Gonzalo Rodríguez, expulso frente ao Basileia, nem com Pasqual e Gilberto, ambos lesionados.

Onze Provável: Sepe – Tomovic, Roncaglia, Astori – Blaszczykowiski, Borja Valero, Badelj, Marcos Alonso – Ilicic, Babacar, Matías Fernández.

Será uma estreia absoluta já que os dois emblemas nunca se defrontaram.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória da Fiorentina 1.80 Betrally
belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

fiorentina
Fiorentina
  • País: Itália
  • Estádio: Artemio Franchi
  • Cidade: Florença
  • Fundação: 1926

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1824
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos