Menu
Primeira Liga 24ª Jornada

Belenenses – FC Porto (Liga NOS)

Serão duas jornadas em que a Liga NOS poderá encontrar-se com decisões de fundo no questão da luta pelo título. O jogo que mexe com tudo será o Sporting – Benfica da próxima semana, com o Porto a jogar em Braga, mas também por isso os jogos deste domingo e segunda-feira têm tanto peso. Nenhum dos três grandes quererá desperdiçar pontos na antecâmara das grandes decisões. Por isso mesmo, pressão máxima sobre os Dragões que entrarão em campo já a saber qual o resultado do Benfica, que atuará em casa, duas horas antes, para defrontar o União da Madeira. O Restelo não tem sido um campo particularmente difícil para os grandes, mas na sua opção de jogar olhos nos olhos frente a qualquer adversário, o conjunto de Belém torna-se numa força bem imprevisível. Será que José Peseiro saberá como o ultrapassar?

Tem sido mais fácil para o Belenenses jogar fora de casa do que perante o seu público, conseguindo a equipa azul entrar em jogo com mais qualidade quando opta por entender as forças do adversário e adaptar as suas leituras ao contexto de cada partida. Em casa, Júlio Velazquez apresenta-se destemido, o que por vezes cria situações de goleada, como aconteceu com o Benfica, num jogo em que quase chegou ao intervalo empatado a zero – e isso poderia ter acabado por ser um trunfo a seu favor -, ou em derrotas perante a equipas taticamente mais evoluídas, como o Arouca. No entanto, esta coragem tem também o seu lado positivo, porque se torna mais difícil prever o que poderá sair do confronto. Será nisso que o técnico espanhol estará, neste momento, a apostar, sabendo que não pode contar com dois centrais, Rafael Amorim, castigado, e Gonçalo Brandão, lesionado. Também condicionados têm estado Carlos Martins e Filipe Ferreira, sendo que no caso do internacional português, muita falta poderá fazer no momento de gerir o meio-campo.

Onze Provável: H. Ventura – Geraldes, Tonel, Ruben Pinto, Filipe Ferreira – A. Aguilar, André Sousa, Bakic – Sturgeon, Juanto, Miguel Rosa.

Liga NOSJosé Peseiro tentou que o FC Porto conseguisse um melhor resultado na eliminatória da Liga Europa, mas, ao mesmo tempo, sabia que não podia exigir este mundo e o outro a jogadores que vai precisar com a capacidade para decidir a partida que tem este domingo em Lisboa. Não deixa de ser curioso ver e ouvir tanta gente a exigir que equipas como a dos Dragões entre para vencer em todos os encontros, quando os plantéis dos principais emblemas portugueses não têm a profundidade necessária para rodar sem se sentir, no imediato, o emergir das fragilidades. Assim foi frente ao Borussia Dortmund, com o qual o Porto não foi capaz de competir para além da liberdade que os germânicos concederam, sempre mantendo do seu lado a gestão das vantagens. Fica assim a equipa azul e branca dedicada à Taça de Portugal e à esperança de ainda reentrar na luta direta pelo título da Liga NOS. É parte disso que está em causa neste encontro do Restelo, vencer, para poder aproveitar, na próxima semana, o facto de um dos primeiros ir perder pontos, mesmo que seja necessário lembrar que também o Porto irá ter uma partida difícil em Braga, depois de a meio da semana resolver a sua presença no Jamor frente ao Gil Vicente. O Porto não pode contar, para este encontro, com o lesionado Martins Indi e com o castigado Miguel Layún, sendo de esperar que José Angel e Chidozie voltem aos titulares.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Chidozie, Marcano, José Angel – Herrera, Danilo Pereira, André André – Jesus Corona, Aboubakar, Brahimi.

Na temporada passada, o Belenenses travou o Porto em Belém.

FC Porto 4-0 Belenenses J7
Liga NOS 15/16
Belenenses 1-1 FC Porto J33
Liga NOS 14/15
FC Porto 3-0 Belenenses J16
Liga NOS 14/15

São os Dragões quem chega como favorito para vencer esta partida, deixando para os homens de Belém a responsabilidade de comprovar que jogar em casa não é sinónimo de derrota. Será que o conseguirão?

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam 2.30 Betrally
belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2799
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1316
  • Próg. errados 1438
comments powered by Disqus

Últimos jogos