Menu
Liga Europa 4ª Jornada

Belenenses – Basileia (Liga Europa)

O Belenenses de Ricardo Sá Pinto quer continuar a surpreender na Liga Europa. Para tal, pretende repetir o resultado de há duas semanas, na Suíça. O grupo I da Liga Europa tem vindo a revelar várias surpresas. Basta olhar para a atual classificação para inferirmos isso mesmo. A liderança do Basileia poderá não ser assim tão surpreendente, porém, o segundo posto que o Lech Poznan ocupa e o último lugar no qual está a Fiorentina fogem à “normalidade”. Os “azuis do Restelo” continuam a acalentar esperanças quanto a um potencial acesso à próxima fase.

O Belenenses soma, à entrada para esta jornada, quatro pontos. A formação portuguesa está em igualdade pontual com os polacos do Lech Poznan, emblema que é “lanterna vermelha” do respetivo campeonato a nível doméstico mas tem vindo a surpreender à escala continental. Os suíços do Basileia são líderes com seis pontos. A passagem à fase a eliminar é, portanto, um objetivo que ainda está perfeitamente ao alcance do emblema lisboeta. Embora ainda tenha uma deslocação teoricamente exigente até ao Artemio Franchi, o Belém vai disputar dois dos três últimos compromissos no Restelo – de forma consecutiva. O primeiro deles agendado para esta quinta-feira, frente ao Basileia. Se vencer e contar com um deslize dos polacos do Lech, o Belenenses assumirá a liderança do grupo. Dificilmente poderia existir maior estímulo que este: A perspetiva de tomar a dianteira e ficar em posição de seguir para os 16 avos.

O Belenenses já fez mais que aquilo que seria de esperar. Faltam três jogos para terminar a fase de grupos e, caso falhe o apuramento, ninguém poderá apontar o dedo à prestação deste emblema. Até final, só entrará enquanto favorito na receção aos polacos do Lech Poznan.

Tonel e Miguel Rosa prosseguem em recuperação. Serão alvo de avaliação na manhã de quinta-feira,mas é expectável que ambos possam ir a jogo. Nenhum dos dois integrou o onze inicial que atuou em solo helvético. Na conferência de imprensa de antevisão, Sá Pinto demonstrou-se esperançado em alcançar novo resultado positivo, apontado mesmo à vitória.

Onze Provável: Ventura, João Amorim, João Afonso, Gonçalo Brandão, Filipe Ferreira, Rúben Pinto, André Sousa, Tiago Silva, Kuca, Sturgeon, Luís Leal.

liga europaEm termos práticos, a derrota averbada em casa, frente ao Belenenses, não teve grandes consequências para o Basileia. Os suíços permaneceram no primeiro lugar do grupo com seis pontos. No entanto, estão cientes de que um novo desaire perante o Belenenses poderá ter consequências mais graves. A nível de classificação, verifcar-se-ia desde logo uma alteração de posto entre os dois emblemas.

O Basileia era, à partida, favorito a seguir para os 16-avos. Apesar da derrota caseira frente ao Belenenses, tem vindo a provar esse mesmo estatuto. É líder e venceu tanto na exigente deslocação a Florença como na receção ao Lech Poznan. Felizmente para o Belém, os orçamentos não ganham jogos. Ainda que esta equipa tenha jogadores de nível elevado o jogo de há duas semanas provou que está ao alcance do Belenenses. Formação que demonstra grande personalidade, é um dado adquirido que se deslocará ao Restelo à procura da vitória.

Onze Provável: Vailati, Lang, Samuel, Súchy, Safari, Kuzmanovic, Xhaka, Delgado, Gashi, Embolo, Janko.

Tal como na primeira ocasião em que estas duas equipas mediram forças, os suíços são favoritos. No entanto, a vitória conquistada fora de portas e o fator casa elevam a posição do Belenenses. À semelhança do que sucedeu no compromisso com a Fiorentina, os homens da casa defrontarão uma equipa que entrará com o intuito de somar os três pontos. Impõe-se limpar a imagem deixada nesse jogo, diante da Fiorentina, que terminou com uma goleada “viola” por quatro bolas a zero.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 1.80 Betrally
belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

basel
Basel
  • País: Suíça
  • Estádio: St. Jakob-Park
  • Cidade: Basel
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1448
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 746
  • Próg. errados 620
comments powered by Disqus

Últimos jogos