Menu
Primeira Liga 15ª Jornada

Belenenses – Académica (Primeira Liga)

Belém recebe o primeiro jogo de 2015 da Liga Portuguesa, tendo como adversário a Briosa. A Académica acaba o ano na penúltima posição da classificação, com uma vitória em catorze jornadas. Equipa técnica e plantel continuam confiantes de que têm qualidade suficiente para inverter a trajetória e o que poderia ser melhor do que entrar no novo ano com um triunfo? Mas os homens de Lito Vidigal têm estado muito consistentes e no Restelo só falharam duas vezes para o campeonato.

O Belenenses ocupa o sexto lugar da Primeira Liga, com os mesmos vinte e dois pontos que o Paços de Ferreira, na posição imediatamente acima. Na viragem do ano continua ativo nas três competições nacionais – campeonato e nas duas taças) – e mantém intacto o objetivo de regressar aos palcos europeus na próxima temporada. Lito Vidigal arriscou bastante quando assumiu a equipa na época passada, quando o Belém era penúltimo e parecia difícil escapar à descida. Mas o investimento compensou. Hoje esta é um grupo estabilizado e bem trabalhado segundo as ideias do técnico angolano.

No domingo, os Azuis do Restelo foram ao Bessa. O jogo contava para a Taça da Liga e foi o que se esperava. Os aguerridos homens de Petit podem não ser os mais virtuosos mas ninguém os bate em entrega. No seu relvado sintético, fazem a vida negra a qualquer adversário e o Belenenses não fugiu à regra. É sempre um jogo muito físico e desgastante e os da Capital não conseguiram melhor do que um nulo. Foi o segundo empate sem golos seguido. O primeiro tinha acontecido seis dias antes, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, na jornada catorze da Liga.

No regresso ao trabalho, Vidigal contou com todo o plantel disponível, a única exceção é o lesionado guarda-redes Filipe Mendes.

Onze provável: Jones – Palmeira, Meira, Gonçalo Brandão, Nelson – Pele, Bruno China – Fredy, Tiago Silva, Rosa – Deyverson.

primeira ligaAté agora a época da Académica de Coimbra é o inverso da dos seus próximos adversários. Ao fim de catorze jornadas contam apenas uma vitória, em Arouca (0-1), e ocupam a penúltima posição da classificativa com dez pontos. Na última jornada do campeonato a Briosa recebeu o Penafiel e ninguém esperava que um confronto entre duas equipas do fundo da tabela, a passar por sérias dificuldades, fosse um grande jogo de futebol. Mas tinha que ser tão fraco? Os visitantes adiantaram-se no marcador no início da segunda parte, com um golo de Quiñones. Foi o rastilho para que toda a contestação das bancadas pegasse fogo. E nem a igualdade conseguida por Ivanildo acalmou o desagrado dos adeptos, dirigido em particular ao treinador Paulo Sérgio. Terminar assim o ano não é estado de espírito que se recomende mas os jogadores continuam a insistir que há na equipa capacidade e qualidade para dar a volta e sair deste lugar desconfortável. A melhor maneira é começar a pontuar logo no primeiro jogo de 2015, de preferência com um triunfo que motive.

Paulo Sérgio teve a boa notícia de ver Salli e Iago integrar os trabalhos de grupo. Sendo assim não há indisponíveis para a deslocação ao Restelo.

Onze provável: Cristiano – Oualembo, Santos, Nascimento, Ofori – Marcos Paulo, Fernando Alexandre, Rui Pedro – Salli, Rafael Lopes, Ivanildo.

O resultado mais frequente nas dez últimas deslocações dos Estudantes ao Restelo é o empate (5). Os visitantes venceram três vezes, a mais recente das quais em 2010 (1-2); os da casa venceram apenas duas, em 2008 (1-0) e 2002 (2-0).

2014-02-15 J19 Belenenses 0-0 Académica  Liga 2013/14
2013-10-20 3E Belenenses 2-2 (2-4)g.p. Académica  Taça Portugal 13/14
2010-02-22 J20 Belenenses 1-2 Académica  Liga Sagres 09/10
2008-11-17 J8 Belenenses 1-0 Académica  Liga Sagres 08/09

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Belenenses 2.10 Bet365
belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1873
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 789
  • Próg. errados 1061
comments powered by Disqus

Últimos jogos