Menu

Bayern de Munique – Borussia Dortmund (Taça da Alemanha)

Na Alemanha como cá, a temporada culmina com a realização da final da Taça. Pep Guardiola realiza o último encontro oficial antes de rumar ao Manchester City e quer despedir-se da melhor maneira possível, com a conquista de um título. Derrotado na final do ano passado, o Borussia Dortmund ambiciona alcançar o primeiro troféu oficial desde que Thomas Tuchel assumiu o comando da equipa.

A final da Taça da Alemanha 2015/16 fica marcada pelo adeus de Pep Guardiola ao Bayern de Munique. Na última temporada do técnico catalão ao leme, o conjunto da Baviera conquistou mais uma edição da Bundesliga mas falhou o objetivo primordial, ao ser eliminado nas meias-finais da Liga dos Campeões diante do Atlético de Madrid. Embora o tetracampeão detenha a hegemonia do futebol germânico, a verdade é que os troféus relativos à Supertaça e à Taça atualmente não estão na Allianz Arena. A final diante do Borussia Dortmund representa a reedição de um dos encontros das meias-finais do ano passado.

Chegados a este ponto, o Bayern de Pep Guardiola é um conjunto que não tem segredos, muito menos para o Borussia Dortmund. Não subsistem duvidas quanto à abordagem que o Bayern vai adoptar para esta partida, procurando dominar o jogo através da posse desde o primeiro momento.

A 2ª eliminatória da Taça alemã, fase da competição em que o Bayern iniciou o respetivo trajeto na competição, colocou um desafio exigente no caminho dos bávaros. Os bávaros saíram vivos do terreno do Wolfsburg, atual detentor do troféu, com um triunfo por três bolas a uma. Seguiram-se o Darmstadt 98 (1-0), o Bochum (0-3) e o Werder Bremen (2-0).

Onze Provável: Neuer, Lahm, Boateng, Javi Martínez, Alaba, Xabi Alonso, Vidal, Muller, Ribéry, Douglas Costa, Lewandowski

Taça da AlemanhaO vice-campeão quer terminar a temporada com a conquista de uma competição oficial. Thomas Tuchel ainda não sabe o que é vencer o Bayern de Munique, mas isso não mexe com a ambição do conjunto que veste de amarelo e preto, que apresenta condições para derrotar o campeão em título. É certo que o favoritismo não recai sobre si, mas o Borussia Dortmund tem toda a legitimidade para sonhar com a conquista do troféu. Na Bundesliga, deu bem mais trabalho ao Bayern de Munique que na época anterior. A decisão durou até às últimas jornadas, com os pupilos de Tuchel a seguirem firmemente na perseguição à liderança. Num campeonato em que poucos equipas revelam capacidade para travar o Bayern, o Borussia Dortmund perdeu uma oportunidade de ouro quando recebeu o principal concorrente no Westfalenstadion, na segunda volta, ao empatar sem golos. Na Liga Europa, o Liverpool arquitetado por Klopp foi o carrasco do Borussia, que caiu em Anfield numa noite europeia memorável para os “Reds”.

O Borussia Dortmund está perfeitamente ambientado com o estilo de jogo do Bayern de Munique. Para contrariar o sentido coletivo do adversário, ser pragmático e objetivo é fundamental. O Borussia é uma equipa que gosta de ter a bola, mas também se adapta a um estilo de jogo que obriga a abdicar dessa ideia de posse. Forte na saída, procurará explorar em contra-ataque, estratégia através da qual certamente criará muitos calafrios aos bávaros.

A caminho da final, o Borussia Dortmund começou por eliminar o Paderborn sem apelo nem agravo ao aplicar uma goleada esclarecedora: 7-1. Daí em diante, Augsburgo (0-2), Estugarda (1-3) e Hertha (0-3) foram as vítimas do finalista vencido da última edição da competição.

Onze Provável: Roman Burki, Piszczek, Hummels, Sokratis, Schmelzr, Bender, Weigl, Mkhitaryan, Kagawa, Gonzalo Castro, Marco Reus, Aubameyang

Bayern de Munique e Borussia Dortmund apresentar-se-ão nas suas melhores versões, tal como fizeram nas meias-finais. Embora a contratação de Hummels já tenha sido anunciada pelo Bayern, é provável que o internacional alemão seja titular no eixo defensivo do Borussia Dortmund. O Bayern de Munique, que ainda não perdeu com o Borussia Dortmund, é favorito a levantar o troféu. No entanto, uma final entre equipas deste nível qualitativo é sempre um encontro com desfecho imprevisível.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Empate Anula: Bayern de Munique 1.51 Betrally
bayern de munique
Bayern Munique
  • País: Alemanha
  • Estádio: Allianz Arena
  • Cidade: Munique
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1495
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 776
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos