Menu

Bayer Leverkusen – Sporting CP (Liga Europa)

O Bayer Leverkusen e o Sporting CP medem forças esta quinta-feira na Bay-Arena, Leverkusen, num embate a valer para a 2ª mão dos dezasseis-avos de final da Liga Europa. Após ver o seu técnico a ser expulso por 3 jogos na derrota do fim de semana, em que receberam o Borussia Dortmund, o conjunto da casa chega aqui com uma ligeira vantagem graças à vitória por 0-1 em território português. Já o Sporting CP entra aqui motivado após vencer na última jornada com recepção ao Boavista, chegando à Alemanha com intenções de anularem a vantagem e carimbarem acesso aos oitavos de final, uma tarefa nada fácil.

Bayer Leverkusen entrou nestes dezasseis-avos de final ao não conseguir melhor que o 3º lugar no Grupo E da Liga dos Campeões, constituído pelo Barcelona, AS Roma e BATE Borisov. Vencedores da edição de 1987/88, desde o início do Milénio que os Leões não conseguem ir além dos quartos de final, alcançados em 2007/08, chegando a estes dezasseis-avos de final onde voltam a encontrar um emblema português, tal como na temporada transacta, acabando por serem eliminados pelo Benfica. Os homens orientados por Roger Schmidt entraram fortes neste novo ano 2016, apresentando maior consistência e organização em ambos sectores do campo, e apesar de estarem já fora da Taça da Alemanha, ao serem postos fora pelo Werder Bremen nos quartos de final, somaram a 1ª derrota do ano no campeonato alemão, com a recepção ao Borussia Dortmund. O desaire sofrido às mãos dos Auri-Negros resultou na queda de uma posição na tabela de classificação geral, ocupando agora o 4º lugar com os mesmos 35 pontos que o 5º classificado Borussia M’gladbach, fruto de 10 vitórias, 5 empates e 7 derrotas, com parciais de 31 golos marcados e 23 golos sofridos. A turma de Roger Schmidt chega então aqui com vantagem na eliminatória, tendo vencido o Sporting por 0-1 na 1ª mão, o que obriga o conjunto português a correr atrás do prejuízo na Alemanha. Importa destacar que para além de apresentar um bom registo caseiro, os Leões podem novamente contar com a presença do melhor marcador da equipa, Chicharito Hernández, que marcou já 22 golos em todas as competições, tendo 13 deles sido a contar para o campeonato alemão, o que o deixa como o 4º melhor marcador da Bundesliga.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Bayer Leverkusen apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 na recepção ao Bayern de Munique. Seguiu-se uma derrota por 1-3 na recepção ao Werder Bremen, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, uma vitória por 1-2 em terreno do Darmstadt, uma vitória por 0-1 em terreno do Sporting CP, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, uma derrota por 0-1 na recepção ao Borussia Dortmund. Charles Aránguiz, Lars Bender e Robbie Kruse são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Leno – Jedvaj, Toprak, Tah e Wendell – Mehmedi, Kampl, Kramer e Bellarabi – Kiessling e Chicharito.

liga europaSporting CP, por sua vez, chegou aqui como 2º classificado do Grupo H, constituído pelo Lokomotiv Moscovo, Besiktas e Skenderbeu. Os Leões têm vindo a ser presença constante nesta Liga Europa, e desde o início do Milénio que a campanha que mais se destaca foi na temporada de 2004/05 em que alcançou a final da prova, tendo acabo por ser eliminado pelo CSKA Moscovo. Desde então o mais longe que conseguiu foram as meias finais da época de 2011/12, eliminados pelo Athletic Bilbao, chegando a esta 2ª mão dos dezasseis-avos de final focados em conseguir anular a desvantagem que lhes foi imposta no seu próprio território. Esta está a ser uma boa temporada para a turma orientada por Jorge Jesus, que apesar de estar já fora da Taça de Portugal, ao ser eliminada pelo SC Braga nos oitavos de final, e também já fora da Taça da Liga, ao não conseguir ir além da fase de Grupos, encontra-se na liderança do principal escalão de futebol português com 58 pontos somados, fruto de 18 vitórias, 4 empates e 1 derrota, com parciais de 49 golos marcados e 14 golos sofridos.

Com 3 pontos de vantagem sobre o 2º classificado Benfica, e com 6 sobre o 3º FC Porto, os Leões têm vindo a desempenhar uma boa campanha, bastante superior à dos últimos anos, no entanto, o campeonato ainda está longe de terminar, pelo que sabem que não podem cometer nenhum deslize ou serão alcançados pelos Encarnados. Neste jogo, o conjunto aos comandos de Jorge Jesus vê-se obrigado a correr atrás do prejuízo, tendo sido derrotados no seu próprio território, no entanto, apesar de contarem com o melhor sector defensivo do campeonato português, este emblema mostrou dificuldades defensivas na fase de Grupos, tendo cedido um total de 11 golos em 6 jogos, uma média de quase 2 golos sofridos por jogo. Espera-se então que para anular a desvantagem sofrida na 1ª mão, Jorge Jesus utilize o seu XI mais forte, de forma a conseguir a consistência e organização defensiva necessária, tal como o poder ofensivo para visar a baliza alemã.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sporting apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-2 na recepção à Académica. Seguiu-se um empate por 0-0 na recepção ao Rio Ave, uma vitória por 0-4 em terreno do Nacional da Madeira, uma derrota por 0-1 na recepção ao Bayer Leverkusen, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção ao Boavista. Ruben Semedo é a única baixa, ficando de fora a cumprir castigo.

Onze Provável: Patrício – Pereira, Naldo, Ewerton e Jefferson – Aquilani, João Mário, Adrien Silva e Ruiz – Gutiérrez e Slimani.

Em toda a história existiram apenas 5 confrontos directos, tendo o Bayer Leverkusen vencido 4 e empado o restante.

Sporting
0-1
Bayer Leverkusen
Europa League 2015/16
Sporting
0-0
Bayer Leverkusen
LC 2000/01
Bayer Leverkusen
3-2
Sporting
LC 2000/01
Bayer Leverkusen
4-1
Sporting
LC 1997/98
Sporting
0-2
Bayer Leverkusen
LC 1997/98

Tudo aponta para um jogo equilibrado, onde o Sporting entrará em força máxima com intenção de correr atrás do prejuízo, no entanto, em vantagem na eliminatória e possuidor de grande qualidade a jogar em casa, o Bayer Leverkusen deverá aproveitar os espaços deixados em aberto pelo Sporting e procurar o golo. Adivinha-se que mesmo tendo um conjunto bem organizado, o emblema português não consiga passar esta eliminatória.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Bayer Leverkusen 1.68 Betrally
bayern leverkusen
Bayer Leverkusen
  • País: Alemanha
  • Estádio: BayArena
  • Cidade: Leverkusen
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos