Menu
Bundesliga 6ª Jornada

Bayer Leverkusen – Borussia Dortmund (Bundesliga)

O Bayer Leverkusen e o Borussia Dortmund medem forças este sábado na BayArena, em Leverkusen, num embate a contar para a 6ª jornada da Bundesliga. Depois de um início de temporada um pouco instável, o Bayer Leverkusen parece estar agora no bom caminho depois de vencer o Mainz fora de portas, e tendo estado bem perto de vencer o Mónaco em França, na terça-feira para a Liga dos Campeões. Já o Borussia Dortmund venceu 4 dos 5 jogos disputados na Bundesliga, apresentando-se aqui na ressaca de um empate por 2-2 com o gigante Real Madrid, também para a Liga dos Campeões.

O Bayer Leverkusen ocupa o 10 lugar na tabela de classificação geral com 7 pontos, fruto de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com parciais de 8 golos marcados e 7 golos sofridos. Os Leões começaram a temporada de forma irregular, tendo conseguido encontrar recentemente o caminho correcto, começando por empatar com o Augsburg e vencendo o Mainz em terreno hostil na última jornada. Sob os comandos de Roger Schmidt, este conjunto esteve perto de conseguir um resultado importante na Liga dos Campeões, tendo viajado até ao Stade Louis II onde enfrentou o Monaco, vendo a vitória escapar-lhe aos 90+4 minutos de jogo, com a turma da casa a empatar mesmo perto do apito final.

Os Leões possuem qualidade no ataque, mostrando-se eficazes sobretudo nos remates de longe. Contudo, apesar de terem por hábito privilegiar a posse de bola e controlar o jogo no meio-campo adversário, pecam muito na organização defensiva, onde têm ainda vários pontos fracos que lhes poderão custar pontos, sobretudo neste jogo, já que mostram dificuldades em parar contra-ataques, duelos aéreos, e cometem muitos erros individuais. Frente a um Dortmund em grande forma, este conjunto deverá optar mais por privilegiar a organização defensiva de modo a evitarem que os Auri-Negros se aproximem demasiado da sua baliza.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Bayer Leverkusen apresenta um histórico de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 na recepção ao CSKA Moscovo, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma derrota por 2-1 em terreno do Frankfurt, um empate por 0-0 na recepção ao Augsburg, uma vitória por 2-3 em terreno do Mainz, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Monaco, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Bellarabi, Yurchenko e Pohjanpalo estão de fora, todos lesionados, ficando em dúvida a presença de Toprak e Bender.

Onze Provável: Leno – Henrichs, Tah, Toprak e Wendell – Brandt, Baumgartlinger, Aránguiz e Kampl – Chicharito e Volland.

bundesligaBorussia Dortmund, por sua vez, ocupa o 2º lugar na tabela de classificação geral com 12 pontos, fruto de 4 vitórias e 1 derrota, com parciais de 16 golos marcados e 4 golos sofridos. Os pupilos de Thomas Tuchel têm vindo a desempenhar um grande início de temporada, tendo apenas escorregado uma vez em casa do Leipzig, na 2ª jornada do campeonato, mas goleando em todos os jogos na Bundesliga desde então, apresentando 14 golos marcados nas últimas 3 jogos da competição. Outra prova de que os Auri-Negros não estão para brincadeiras esta época foi o empate de terça-feira por 2-2 na recepção ao gigante espanhol, Real Madrid, demonstrando deter poder suficiente para olhar olhos nos olhos uma das melhores equipas do mundo, ficando então ambos a liderar o Grupo F da Liga dos Campeões com 4 pontos, deixando o Sporting CP em 3º lugar com 3, e o Legia Varsóvia em último lugar, sem nenhum ponto.

O Dortmund detém o ataque mais prolífico da Bundesliga, ainda mais eficaz que o ataque do Bayern de Munique. Para além de pressionarem bastante os seus adversários, estes, quando têm a posse de bola, optam por trocar o esférico entre si dentro do meio-campo adversário, mostrando bastante versatilidade quando partem no processo ofensivo, sendo muito fortes nos ataques pelas linhas, bolas-paradas ofensivas e na criação e finalização de jogadas de perigo. Ainda assim, o facto de pressionarem alto no terreno e tentarem controlar o jogo no meio-campo adversário pode deixar alguns espaços abertos no terreno que podem resultar em contra-ataques adversários.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-6 em terreno do Legia Varsóvia, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 6-0 na recepção ao Darmstadt, uma vitória por 1-5 em terreno do Wolfsburg, uma vitória por 3-1 na recepção ao Freiburg, e na última jornada, um empate por 2-2 na recepção ao Real Madrid, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Subotic, Erik Durm, Marco Reus, Bender, Martra e Park Joo-Ho estão de fora, todos lesionados, ficando ainda em dúvida a presença de André Schurrle.

Onze Provável: Burki – Piszczek, Sokratis, Ginter e Schmelzer – Weigl – Dembélé, Castro, Guerreiro e Pulisic – Aubameyang.

O Borussia Dortmund venceu 4 dos últimos 8 confrontos directos, com Bayer Leverkusen a vencer apenas 2 jogos e empatar os 2 restantes.

Bayer Leverkusen 0-1 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 15/16
Borussia Dortmund 3-0 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 15/16
Bayer Leverkusen 0-0 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 14/15
Borussia Dortmund 0-2 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 14/15
Bayer Leverkusen 2-2 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 13/14
Borussia Dortmund 0-1 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 13/14
Bayer Leverkusen 2-3 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 12/13
Borussia Dortmund 3-0 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 12/13

O Borussia Dortmund pressiona alto, é versátil e muito perigoso ofensivamente, tendo já demonstrado poder ofensivo para marcar em qualquer campo. Apesar de ser uma deslocação claramente difícil, os Auri-Negros têm armas para levar a melhor, ainda que o Bayer Leverkusen possa dar bastante trabalho.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Borussia Dortmund 1.95 Betrally
bayern leverkusen
Bayer Leverkusen
  • País: Alemanha
  • Estádio: BayArena
  • Cidade: Leverkusen
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 965
  • Próg. errados 786
comments powered by Disqus

Últimos jogos