Menu
Bundesliga 22ª Jornada

Bayer Leverkusen – Borussia Dortmund (Bundesliga)

O Bayer Leverkusen e o Borussia Dortmund medem forças este Domingo na Bay-Arena, em Leverkusen, num embate a valer para a 22ª jornada da Bundesliga. Apesar de se encontrar logo atrás do Dortmund, o conjunto da casa enfrenta uma enorme desvantagem de 13 pontos da 2ª posição, no entanto, as melhorias depois da pausa de Inverno têm sido notáveis. Ambos emblemas chegam aqui após os respectivos embates nas competições europeias, restando apenas esperar para ver o quão atingidos pela fadiga foram os jogadores.

Bayer Leverkusen ocupa então o 3º lugar com os mesmos 35 pontos que o 4º classificado Herthe Berlim, fruto de 10 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, com parciais de 31 golos marcados e 22 golos sofridos. Após uma 1ª volta da temporada com resultados bastante irregulares, os Leões conseguiram finalmente encontrar a consistência necessária para manter uma boa sequência de resultados, chegando aqui sem terem ainda provado o sabor da derrota na Bundesliga desde o início do ano. Este conjunto orientado por Roger Schmidt chega aqui após uma vitória importante na quinta-feira em terreno do Sporting CP, para a Liga Europa, tendo assim disputado a 1ª mão dos dezasseis-avos de final, voltando para a Alemanha com um resultado favorável quanto à 2ª mão.

Apesar de terem conquistado um triunfo importante para as competições europeias, é natural que os Leões cheguem a este embate com alguma fadiga. não só causada pelo jogo em si, mas também pela deslocação, o que poderá ser um factor a sair-lhes caro neste encontro. Com os mesmos pontos que o 4º Hertha Berlim e apenas com 2 pontos a mais que o Schalke 04 e o Mainz, 5º e 6º classificados, os homens de Roger Schmidt não se podem dar ao luxo de ceder pontos, ou estarão a pôr em risco o lugar de acesso a competições europeias. Sem terem ainda provado o sabor da derrota desde o início do ano, os Leões irão procurar repetir o feito conseguido em Portugal e voltar a brindar os seus adeptos com uma vitória, no entanto, frente a conjunto de grande qualidade como o Dortmund não será tarefa fácil, visto que irão enfrentar o ataque mais forte da Bundesliga.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Bayer Leverkusen apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Hannover. Seguiu-se um empate por 0-0 na recepção ao Bayern de Munique, uma derrota por 1-3 na recepção ao Werder Bremen, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, uma vitória por 1-2 em terreno do Darmstadt, e na última jornada, uma vitória pro 0-1 em terreno do Sporting CP, em jogo a contar para a Liga Europa. Aránguiz, Lars Bender, Robbie Kruse e Chicharito são baixas confirmadas, todos lesionados. Kevin Kampl permanece em dúvida.

Onze Provável: Leno – Jedvaj, Toprak, Tah e Wendell – Bellarabi, Kramer, Kampl e Mehmedi – Kiessling e Brandt.

bundesligaBorussia Dortmund, por sua vez, encontra-se isolado em 2º lugar na tabela de classificação geral com 48 pontos, fruto de 15 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com parciais de 53 golos marcados e 24 golos sofridos. Os Auri-Negros encontram-se em grande forma, sem terem ainda provado o sabor da derrota desde o início do ano e mesmo com 8 pontos de desvantagem do líder Bayern de Munique, estes são o únicos ainda capazes de olhar olhos-nos-olhos os Bávaros, continuando à espreita de uma improvável quebra na sua prestação e ocupar assim o 1º lugar. Para além de se encontrarem em prova nas meias finais da Taça da Alemanha, com o Hertha Berlim como seu oponente, os homens orientados por Thomas Tuchel fazem também parte da Liga Europa, tendo conseguido uma importante vitória caseira por 2-0 na recepção ao FC Porto, esta quinta-feira, o que lhes proporciona uma boa vantagem para a 2ª mão da competição, desta vez, em Portugal.

Ao contrário do seu oponente, o Dortmund não teve que se deslocar para encarar o seu oponente da Liga Europa, no entanto, é natural que sofram de alguma fadiga, tendo em conta o elevado nível competitivo e a seriedade com que encaram a prova, o que deixa estes dois emblemas relativamente no mesmo pé de igualdade. Com o ataque mais prolífico da Bundesliga, a par com o Bayern de Munique, os Auri-Negros contam com um tridente ofensivo com elevada qualidade, constituído por Mkhitaryan, Aubameyang e Marco Reus, 3 jogadores repletos de qualidade e dotados de grande inteligência. Importa realçar que os Bávaros, nos 21 jogos da Bundesliga disputados esta temporada, apenas deixou o seu marcador em branco numa ocasião, tendo essa sido em terreno do Hertha Berlim, num empate a zero.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção ao Ingolstadt. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno do Hertha Berlim, uma vitória por 1-3 em terreno do Stuttgart, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, uma vitória por 1-0 na recepção ao Hannover, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção ao FC Porto, em jogo a contar para a Liga Europa. Nuri Sahin e Sven Bender são as únicas baixas, ambos lesionados.

Onze Provável: Burki – Piszczek, Sokratis, Hummels e Park – Gundogan, Ginter e Castro – Mkhitaryan, Aubameyang e Reus.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Borussia Dortmund venceu 5 embates, tendo o Bayer Leverkusen vencido apenas 2. O restante terminou em empate.

Borussia Dortmund 3-0 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 15/16
Bayer Leverkusen 0-0 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 14/15
Borussia Dortmund 0-2 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 14/15
Bayer Leverkusen 2-2 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 13/14
Borussia Dortmund 0-1 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 13/14
Bayer Leverkusen 2-3 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 12/13
Borussia Dortmund 3-0 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 12/13
Borussia Dortmund 1-0 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 11/12

Tendo em conta que ambos disputaram jogos de competições europeias na quinta-feira, deixa o estado de fadiga dos jogadores no mesmo pé de igualdade. Num embate entre dois emblemas de grande qualidade, é de esperar que este seja um jogo bastante competitivo, onde ambos não irão desistir de somar os 3 pontos, e atendendo ao sector ofensivo de ambos lados, esperam-se várias ocasiões de golo para os dois conjuntos, devendo ambos conseguir marcar. No entanto, o Dortmund não pretende ceder mais espaço ao Bayern de Munique, pelo que entrará em campo para vencer, não se contentando com um empate.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Empate Anula: Borussia Dortmund 1.60 Betrally
bayern leverkusen
Bayer Leverkusen
  • País: Alemanha
  • Estádio: BayArena
  • Cidade: Leverkusen
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos