Menu
Liga Europa 3ª Jornada

Basel – Belenenses (Liga Europa)

A equipa de Sá Pinto viaja, esta quinta-feira, até Basileia para defrontar o líder do grupo I da Liga Europa. Não é para desmoralizar mas esta jornada dupla frente aos suíços vai ser muito exigente para o Belenenses. Não há partidas ganhas de antemão, estamos fartos de ver isso no futebol, mas o Basel está a rodar numa pedalada acima da concorrência.

A época já vai longa para o Basel, que já leva vinte partidas competitivas nas pernas, entre as várias competições em que está envolvido. Na terceira semana de julho, quando muitas equipas ainda estavam a fazer a pré-temporada, já arrancava o campeonato suíço. O clube de Basileia fez também a terceira pré-eliminatória e o play-off da Liga dos Campeões, antes de cair para a prova de consolação. Muita rodagem, ritmo e claro que a qualidade também não é escassa.

A equipa agora orientada por Urs Fischer só perdeu um jogo esta temporada (16V/ 3E/ 1D), no terreno dos rivais Young Boys e lidera a Liga Suíça destacada, ao fim de doze jornadas, com trinta e um pontos. São sete de distância para o perseguidor mais próximo, o Grasshoppers. No fim de semana o Basel somou mais um triunfo, desta feita na deslocação à casa do Sion (0-2) e o homem do jogo voltou a ser Marc Janko. O avançado de trinta e dois anos, que teve uma passagem fugaz pelo FC Porto, é o melhor marcador da equipa e do campeonato, com nove golos.

Na Liga Europa o clube suíço manteve o nível de sucesso de que goza no panorama doméstico e não se deixou abater por ter sido afastada da prova milionária, volto a repetir, sem ter perdido um jogo. Em duas rondas do grupo I soma outras tantas vitórias. Primeiro surpreendeu a equipa do antigo treinador, a Fiorentina de Paulo Sousa, em Itália (1-2) e no encontro seguinte recebeu o Lech Poznan e não deixou os seus créditos por mãos alheias (2-0).

A equipa suíça vai querer manter o currículo sem mácula superiorizando-se ao Belenenses para assim alargar a margem e praticamente garantir a qualificação à fase seguinte da competição.

Onze Provável: Vaclik – Xhaka, Suchy, Walter Samuel, Lang – Bjarnason, El-Nenny, Zuffi – Embolo, Janko – Callá.

liga europaO Belenenses regressou à competição, depois da paragem para compromissos de seleções, com duas vitórias. No espaço de uma semana venceu o Atlético, na segunda fase da Taça da Liga (0-2), e o Olhanense (0-1), a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Dois bons momentos para ganhar confiança diante de oposição acessível, antes da equipa embarcar nas provas mais duras. Depois da deslocação a Basileia, o Belém recebe o União da Madeira no Restelo e é importante pontuar nos dois encontros.

O Belenenses está no último lugar do Grupo I, com o mesmo ponto solitário que o clube polaco, mas com mais golos sofridos. Os homens de Ricardo Sá Pinto garantiram um empate no terreno do Lech Poznan, na primeira jornada da fase de grupos (0-0), mas no segundo jogo prevaleceu a lei do mais forte. Neste caso foi a Fiorentina a sair do Restelo com os três pontos, marcando por quatro vezes sem ver as suas redes importunadas.

O Belém tem uma ausência de peso para este encontro: Miguel Rosa não recuperou a tempo.

Onze Provável: Ventura – André Geraldes, Tonel, Brandão, Filipe Ferreira – André Sousa, Rúben Pinto – Sturgeon, Carlos Martins, Kuka – Luís Leal.

As duas equipas nunca se defrontaram e o Basel, a jogar em casa, é claro favorito. O Belenenses tem o alento de saber que ainda não foi derrotado nas deslocações ao estrangeiro, esta temporada. Empatou em Gotemburgo (0-0) e venceu na Áustria (1-0), ainda nas pré-eliminatórias; já na fase de grupos conseguiu um empate na Polónia.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 2.5 golos 1.86 Betrally
basel
Basel
  • País: Suíça
  • Estádio: St. Jakob-Park
  • Cidade: Basel
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 800
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos