Menu
LaLiga 35ª Jornada

Barcelona – Sporting Gijón (Liga BBVA)

O Barcelona e o Sporting Gijón medem forças este sábado em Camp Nou, num embate a contar para a 35ª jornada da Liga BBVA. A equipa da casa conseguiu finalmente recuperar de uma serie de 3 derrotas consecutivas, tendo viajado até ao território do Deportivo onde conseguiu uma destruidora vitória por 0-8, no entanto, tendo agora que continuar a somar triunfos pois contam com os rivais de Madrid no seu encalço. Já o Sporting Gijón conseguiu uma surpreendente vitória na recepção ao Sevilla, aproximando-se assim da saída da zona de relegação.

Barcelona ocupa o 1º lugar na tabela de classificação geral com os mesmos 79 pontos que o 2º classificado Atlético de Madrid, fruto de 25 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, com parciais de 96 golos marcados e 29 golos sofridos. O facto de ter sofrido uma quebra na sua forma, fez com que os Blaugranas perdessem toda a vantagem que tinham sobre o 2º e 3º classificados, tendo estas 3 derrotas consecutivas feito os vizinhos de Madrid aproximarem-se encontrando-se agora mesmo no seu encalço, com o Atlético de Madrid com os mesmos 79 pontos, e o Real Madrid com 78, tornando esta corrida pelo título emocionante até à última jornada. Sob os comandos de Luis Enrique, este conjunto viu a sua má serie afastá-lo de um título que ambicionavam muito conquistar, a Liga dos Campeões, tendo sido posto fora nos quartos de final às mãos do Atlético de Madrid, chegando assim ao fim a sua passagem pelas competições europeias nesta temporada.

Uma vez que está fora da Liga Milionária, o Barça deve então focar-se no campeonato espanhol e na final da Taça do Rei, a disputar no dia 22 de Maio com o Sevilla. Ao contrário do seu oponente em jogo, os pupilos de Luis Enrique não demonstram qualquer dificuldade em criar situações de perigo, sendo de esperar que neste jogo optem por tirar vantagem do factor casa e dominar o jogo no meio campo adversário, privilegiando a posse de bola e os passes curtos, procurando a mínima quebra defensiva para realizarem a sua investida. Quer através das linhas, contra-ataques, pelo meio do terreno, bolas paradas, os Culés consegue fazer golo de qualquer maneira, tendo a defesa de contra-ataques e duelos aéreos como os seus pontos fracos. Na última vez que jogaram em Camp Nou, os pupilos de Luis Enrique caíram num desaire às mãos do Valencia por 1-2, sendo de esperar que entrem aqui em força máxima, proporcionando aos seus adeptos mais um verdadeiro espetáculo de futebol. Importa referir que dos 17 jogos do campeonato espanhol aqui disputados, os Culés venceram 14, empataram 1 e perderam 2, tendo ambas derrotas caseiras sido nos dois últimos jogos aqui disputados. Luis Suárez, o 2º melhor marcador do campeonato com 30 golos encontra-se em grande forma, tendo apontado 4 golos e feito 3 assistências no último jogo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Barcelona apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Atlético de Madrid, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno da Real Sociedad, uma derrota por 2-0 em terreno do Atlético de Madrid, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma derrota por 1-2 na recepção ao Valencia, e na última jornada, uma vitória por 0-8 em terreno do Deportivo. Sandro Ramírez, Thomas Vermaelen, Jeremy Mathieu e Sergi Samper são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Bravo – Alves, Mascherano, Piqué e Alba – Iniesta, Busquets e Rakitic – Messi, Suárez e Neymar.

Liga BBVAO Sporting Gijón, por sua vez, ocupa o 18º lugar na tabela de classificação geral com 32 pontos, fruto de 8 vitórias, 8 empates e 18 derrotas, com parciais de 35 golos marcados e 55 golos sofridos. Os Rojiblancos chegam aqui motivados ao terem vencido na última jornada com a recepção ao Sevilla, tendo que continuar a obter resultados positivos de forma a evitar a relegação, no entanto, a corrida pela saída destes lugares de despromoção está renhida, tendo o Getafe, 19º classificado, no seu encalço com apenas 1 ponto a menos e tendo o Levanta, último classificado, 28 pontos. Contudo, o 17º lugar ocupado pelo Granada está apenas a 1 ponto, sendo ainda muito possível este conjunto garantir a manutenção.

Orientados por Abelardo Fernández, este emblema apresenta um sector ofensivo pouco eficaz, demonstrando várias fragilidades também no sector defensivo, visto que cometem vários erros em áreas perigosas do campo. Os Rojiblancos têm também dificuldade em manter a posse de bola, executando poucos passes curtos e optando mais por passes longos, o que também facilita a tarefa ao adversário em conseguir antecipar-se. Quando investe no processa ofensivo, este conjunto por fazê-lo através dos corredores laterais, principalmente pelo lado direito. Importa referir que este é um conjunto com dificuldade em somar pontos fora de portas, tendo apenas vencido 3 vezes nos 17 jogos já disputados, empatando 4 e perdido 10, tendo sofrido um total de 27 golos, enquanto que marcou apenas 11.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sporting Gijón apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Atlético de Madrid. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno do Levante, uma derrota por 0-1 na recepção ao Celta de Vigo, um empate por 1-1 em terreno do Las Palmas, e na última jornada, uma vitória por 2-1 na recepção ao Sevilla. Bernardo, Álex Menéndez e Roberto Canella são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando Jony, Antonio Sanabria e Álex Barrera em dúvida.

Onze Provável: Cuéllar – Lora, Hernández, Meré e López – Álvarez e Mascarell – Halilovic, Cases e Jony – Sanabria.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Barcelona venceu 7 embates, tendo empatado o restante.

Sporting Gijón 1-3 Barcelona
Liga BBVA 15/16
Barcelona 3-1 Sporting Gijón
Liga BBVA 11/12
Sporting Gijón 0-1 Barcelona
Liga BBVA 11/12
Sporting Gijón 1-1 Barcelona
Liga BBVA 10/11
Barcelona 1-0 Sporting Gijón
Liga BBVA 10/11
Sporting Gijón 0-1 Barcelona
Liga BBVA 09/10
Barcelona 3-0 Sporting Gijón
Liga BBVA 09/10
Barcelona 3-1 Sporting Gijón
Liga BBVA 08/09

O Barcelona é, claramente, favorito a sair deste encontro com os 3 pontos. Apesar de contar com um conjunto de qualidade muito superior, mais organizados e de maior experiência, o Barça perdeu os dois últimos encontros em Camp Nou, o que deixa de prever aqui mais um verdadeiro espetáculo de futebol. Atendendo ao fraco sector ofensivo do Sporting Gijón, estes não deverão representar grande ameaça à baliza Culé, e passo que o conjunto da casa deverá visar a baliza adversária mais que uma vez, sem grandes dificuldades.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam: Não 1.58 Betrally
barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

sporting gijon
Sporting Gijón
  • País: Espanha
  • Estádio: El Molinón
  • Cidade: Gijón
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1990
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1037
  • Próg. errados 853
comments powered by Disqus

Últimos jogos