Menu
LaLiga 13ª Jornada

Barcelona – Real Sociedad (Liga BBVA)

Três dias depois de golear a Roma em Camp Nou os catalães recebem a Real Sociedad. A mudança de treinador na equipa visitante surtiu efeito imediato e os Txuriurdin conseguiram a sua terceira vitória no campeonato frente ao Sevilla. Não podiam ter pior adversário alinhado para continuar a recuperação. Os Culé estão nas nuvens depois de esmagar Merengues e Gialorrossi. E o tridente está de volta.

Na terça-feira o Barcelona fez uma maldade à AS Roma, goleado a equipa italiana por seis a um. Depois do triunfal 4-0 no Santiago Bernabéu, no fim de semana anterior, o mundo do futebol volta a ficar sem palavras para exprimir o encanto de ver jogar o clube Blaugrano. Voltam todas a hipérboles – imbatível, imparável, indomável e por aí fora – com os adversários, passados ou futuros, a alinharem-se para louvar o poderia dos Culé. E os media juntam-se ao coro. Já começa até a haver comparações entre o Barça de Pep Guardiola e este, de Luis Enrique, ou deveria dizer antes de Messi, Luis Suárez e Neymar Jr.

Por falar no brasileiro, não é por acaso que nesta altura há uma extensão de contrato a ser negociada, com boatos sobre o interesse e milhões que o Manchester United estaria disposto a colocar sobre a mesa. Na ausência por lesão de Leo Messi, Neymar teve finalmente a oportunidade de brilhar como estrela da equipa, que é o papel em que se sente mais a gosto. Claro que Luis Suárez fez tanto ou mais neste período mas apesar dos incidentes comportamentais o uruguaio é muito mais um jogador de equipa, inteiramente satisfeito por fazer parte de uma equipa de sonho e não precisando de protagonismo adicional. Neste momento, Neymar é o melhor marcador da Liga BBVA, com doze golos e merece estar entre os jogadores mais bem pagos do plantel culé.

O técnico catalão continua sem incluir nos planos Rafinha e Douglas. Segundo as últimas indicações, fica também sem Sergi Roberto, que sofreu uma contusão no joelho no jogo da Liga dos Campeões. Javier Mascherano foi poupado a meio da semana e poder já estar recuperado. Mas dado que os próximos compromissos são com a Real Sociedad e Villanovense, este último a contara para a Taça do Rei, Enrique pode optar por dar mais tempo aos dois para recuperar a cem por cento.

Onze Provável: Cláudio Bravo – Dani Alves, Mathieu, Piqué, Jordi Alba – Iniesta, Busquets, Rakitic – Messi, Suárez, Neymar.

Liga BBVAA Real Sociedad cortou o vínculo com David Moyes e substituiu-o por Eusebio Sacristán. O retorno foi imediato, como muitas vezes aconteces nestas circunstâncias. No primeiro jogo em que esteve no banco dos Txuriurdin, Eusebio viu a sua equipa carimbar a terceira vitória da temporada no campeonato espanhol, ao fim de doze jornadas. Arrecadar os três pontos, sobretudo diante de um adversário sempre difícil como o Sevilla (2-0), era mesmo do que La Real estava necessitada. Nas palavras do capitão Xabi Prieto, a equipa precisava de um triunfo assim para recuperar a confiança. Pode ter sido a primeira partida de Eusebio com a Real Sociedad mas o treinador aproveitou bem a paragem de duas semanas para trabalhar a equipa e o seu toque já se fez sentir. No rescaldo do encontro do fim de semana, estava feliz por ver aparecer em campo os automatismo em que tinham trabalhado nesses dias de preparação. A equipa foi muito solidária e todos parecem ter percebido que com o novo técnico pode haver um onze diferente a cada jogo, e que todos estão no mesmo barco. Carlos Vela foi deixado de fora da convocatória anterior, o que lança a ideia de que não há intocáveis.

Apesar de estar a ter uma época complicada, a Real Sociedad tem uma defesa muito sólida – conseguiu manter a baliza inviolável em seis partidas – e é uma boa base para trabalhar. Agora Eusebio terá que dar novo alento ao ataque, já que apesar da qualidade que tem no plantel sente dificuldade em encontrar as redes adversárias.

Para a visita a Camp Nou La Real não pode contar com Illarramendi, que completou mais uma série de amarelos, nem com Zurutuza e Jonathas, lesionados.

Onze Provável: Rulli – Elustondo, González, Martínez, Yuri – Bergara, Pardo – Vela, Prieto, Canales – Agirretxe.

Barcelona 2-0 Real Sociedad Liga BBVA 14/15
Real Sociedad 1-0 Barcelona Liga BBVA 14/15
Real Sociedad 3-1 Barcelona Liga BBVA 13/14
Real Sociedad 1-1 Barcelona Copa Rey 13/14
Barcelona 2-0 Real Sociedad Copa Rey 13/14
Barcelona 4-1 Real Sociedad Liga BBVA 13/14

Nas últimas temporadas a Real Sociedad tem sido um adversário que dá luta ao Barcelona, mas sempre nos jogos disputados no País Basco. Em Camp Nou os Culé estão bastante à vontade: há vinte anos que vence os duelos disputados na Catalunha.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam: Não 1.64 Betrally
barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

realsociedad
Real Sociedad
  • País: Espanha
  • Estádio: Anoeta
  • Cidade: San Sebastián
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1905
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 802
  • Próg. errados 1076
comments powered by Disqus

Últimos jogos