Menu

Barcelona – Real Madrid (Supertaça de Espanha)

O El Clássico está de regresso, e com ele toda a emoção do futebol espanhol. Barcelona e Real Madrid iniciam a disputa pela Supertaça de Espanha no Camp Nou de Barcelona, num jogo que promete festa, golos e escândalos à mistura. O Barcelona até entrou bem na nova temporada, com uma goleada por 5-1 sobre a Real Sociedad. Os catalães já haviam 5 jogos amigáveis de pré-temporada, tendo obtido 3 vitórias e 2 empates. As vitórias foram alcançadas sobre o Hamburger SV por 0-2, sobre o  por Raja Casablanca 0-8 e sobre o Dinamo Bucureste por 0-2. Os empates foram obtidos frente ao milionário PSG por 2-2 e frente ao Manchester United por 0-0. Logo após o jogo com a Real Sociedad o Barcelona tinha agendado o prestigiado troféu Joan Gamper, tendo alinhado com uma equipa constituída praticamente toda ela por jogadores da cantera, tendo acabado por perder a partida e consequentemente o troféu por 0-1 para a Sampdoria. Para esta temporada o Barcelona pouco se reforçou, como é por norma apanágio da equipa catalã, tendo garantido a contratação de Jordi Alba ao Valência, e já esta semana Alex Song do Arsenal. Uma vez que o Barcelona não vendeu qualquer jogador, toda a estrutura da equipa se mantém a mesma, exceptuando o treinador principal que é agora Tito Vilanova. O novo técnico do Barcelona não mexeu na estrutura e filosofia de jogo da equipa catalã, pelo que é expectável que o Barcelona se apresente em excelente forma durante a temporada, sendo claramente um dos clubes favoritos a vencer todas as competições que disputar, tal como o rival Real Madrid.

Depois do espectáculo que deu frente à Real Sociedad no jogo inaugural do campeonato espanhol, o Barcelona promete dar muita luta ao Real Madrid. O técnico Tito Vilanova já assumiu a importância de vencer a Supertaça, referindo que tratando-se de um troféu, é para vencer. O Barça deverá fazer alinhar um onze base idêntico aquele que goleou a Real Sociedad, com destaque para Messi que entrou na nova temporada a facturar golos e com um ritmo de jogo bem mais alto do que aquele que Cristiano Ronaldo apresentou.

barcelona - real madrid

O Real Madrid, por seu turno, não iniciou tão bem o campeonato espanhol quanto o Barcelona, tendo empatado no jogo inaugural, em casa, frente ao Valência por 1-1, num jogo onde os merengues de tudo fizeram para garantirem a vitória. Notou-se que a falta de ritmo e forma física de Cristiano Ronaldo neste momento condiciona de certa forma a criatividade e manobra ofensiva do Real, que ainda assim dispos de várias oportunidades para vencer o Valência, em especial na segunda metade do jogo. Ao nível de contratações para a nova temporada, os merengues apenas contrataram até ao momento Pedro Mosquera (ex-Getafe), tendo deixado sair Canales para o Valencia e Altintop para o Galatasaray. A estrutura merengue mantém-se precisamente a mesma que levou o Real Madrid à vitória no campeonato na temporada passada, com um recorde incrível de 100 pontos e 121 golos marcados.

Ao nível de pré-temporada, o Real Madrid mostrou uma enorme coesão de grupo, que resultou em goleadas interessantes frente a emblemas de renome do Futebol Mundial. Ainda com os jovens da cantera sob as ordens de José Mourinho, o Real Madrid bateu o Oviedo por 1-5 e perdeu por 5-2 com o Benfica. Já com todos os craques nos Estados Unidos, o Real Madrid venceu o LA Galaxy por 1-5, o Santos Laguna por 2-1, o AC Milan por 5-1 e o Celtic por 2-0. Pese embora a pré-temporada tenha sido extremamente positiva para o Real, a verdade é que isso não se viu em campo no jogo com o Valência. O Real foi demasiado lento, sem ideias de jogo e não conseguiu imprimir um ritmo forte à partida, exceptuando na segunda metade do jogo, altura em que José Mourinho abdicou do meio campo em prol do ataque. Para este jogo com o Barcelona, o Real Madrid não poderá contar com Pepe, devido a lesão. E verdade seja dita, sem Pepe em campo, e frente a o Barcelona, o Real Madrid nunca conseguiu vencer.

Ao nível de confrontos directos no Camp Nou os resultados são os seguintes:

Barcelona 1-2  Real Madrid Liga BBVA 11/12
Barcelona 2-2  Real Madrid Copa Rey 11/12
Barcelona 3-2  Real Madrid Supercopa 2011
Barcelona 1-1  Real Madrid LC 2010/11
Barcelona 0-1 (a.p.)  Real Madrid Copa Rey 10/11
Barcelona 5-0  Real Madrid Liga BBVA 10/11

Espera-se uma partida equilibrada, como tem acontecido ultimamente nos clássicos entre Barcelona e Real Madrid. Ainda assim o Barça entrou melhor no campeonato, tem um Leo Messi que neste momento aparenta estar em melhor condição física que Cristiano Ronaldo, e o facto do Real jogar sem Pepe pode ser também um ponto desfavorável à equipa de José Mourinho. A ala direita do Real Madrid com Arbeloa também não é a mais famosa do mundo, e é por norma o local por onde o Barcelona privilegia o ataque, com Iniesta, Pedro Rodríguez, David Villa e agora também com Jordi Alba. O Barcelona tem condições de vencer a partida em casa e complicar as contas da eliminatória para os merengues.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Barcelona 1.72 Bet365
barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

realmadrid
Real Madrid
  • País: Espanha
  • Estádio: Santiago Bernabéu
  • Cidade: Madrid
  • Fundação: 1902

Ver ficha completa

Paulo Faustino
  • Próg. realizados 768
  • Média Odds usadas 1.89
  • Próg. certos 390
  • Próg. errados 313
comments powered by Disqus

Últimos jogos