Menu
  • 03 setembro
  • 17:00
  • Dhoze

Azerbaijão – Croácia (Euro 2016)

A seleção croata lidera o grupo H de qualificação para o Euro 2016. Com seis jogos já disputados, ainda não sofreu qualquer derrota. Visita agora Baku, capital do Azerbaijão, e pretende prolongar a condição de invencível. Os “azeris”, já com esperanças muito remotas numa possível qualificação, perderam dois dos três jogos disputados em casa. Atravessam a melhor fase nesta etapa de qualificação, dado que não perdem há 180 minutos – efeitos da chegada de Prosinecki.

Nota prévia: Com Croácia, Itália e Noruega no mesmo grupo, a tarefa do Azerbaijão nesta fase de qualificação para o Europeu 2016 nunca seria fácil. Ainda assim, com seis jornadas decorridas, é legítimo dizer que se adivinhava melhor réplica “azeri”. Soma quatro pontos integralmente conquistados nas últimas duas jornadas: Vitória em casa frente a Malta por 2-0; Nulo na Noruega. Antes disto, foram quatro derrotas consecutivas que colocaram a seleção do Azerbaijão numa posição complicada e abriram a porta da saída a Berti Vogts. Pedia-se que, a jogar em casa, fizesse mais pelo menos no encontro com a Bulgária – registou-se vitória forasteira por 1-2. Destaque ainda para a goleada sofrida diante da Croácia, por 6-0, que levou à substituição no comando técnico. A solução para suceder ao alemão Vogts foi encontrada, curiosamente, precisamente no país balcânico: Robert Prosinecki foi o escolhido. Quanto ao saldo de golos, em seis jogos, marcou apenas em quatro ocasiões e sofreu em onze.

A seleção do Azerbaijão ficou recentemente (ainda que indiretamente) associada a um escândalo amplamente noticiado e condenado pela imprensa internacional. Javid Huseynov, um dos jogadores com maior número de internacionalizações, é acusado de ter encomendado o homicídio de um jornalista “azeri”. Logicamente está afastado do futebol e das contas da seleção. Maksim Medvedev e Namig Alasgarov não enfrentarão a Croácia por se encontrarem lesionados.

Robert Prosinecki, atual seleccionador do Azerbaijão, parece ter chegado demasiado tarde. Tal como já foi referido, sucedeu a Vogts após o copioso desaire averbado diante da Croácia e o saldo nos dois jogos realizados é positivo: Venceu Malta (2-0) e empatou a zero com a Noruega. Agora, neste regresso dos compromissos europeus, terá que provar que não foram efeitos imediatos de uma mudança que mexeu pontualmente com a equipa.

Onze Provável: K. Agayev – Mirzabekov, R.F. Sadygov, Guseynov, Dashdemirov – Ismayilov, Amirguliyev, Garayev, R.A. Sadigov, Nazarov – Aliyev.

Euro 2016À partida, a Croácia e a Itália surgiam como grandes favoritas a garantir o acesso à fase de grupos do Europeu 2016. Os “Vatreni” saem, para já, na dianteira. Em seis jogos ainda não averbaram qualquer derrota, contabilizando quatro vitórias e dois empates. Somam, no entanto, apenas 13 pontos, visto que viram um ponto ser subtraído devido a comportamentos racistas da parte dos seus adeptos. E é precisamente um ponto que separa croatas e italianos, seleções que já se defrontaram por duas vezes neste grupo H e empataram a um em ambas as ocasiões. A Noruega, com 10 pontos, espreita também a qualificação, já que mais não seja enquanto uma das seleções com melhor desempenho no terceiro posto.. Até final, o desafio mais exigente para a Croácia deverá ser mesmo a deslocação à Noruega. A nação dos balcãs tem tudo para garantir o acesso à fase de grupos do Europeu.

A equipa em si dispensa apresentações, com vários jogadores de nomeada que atuam nos principais campeonatos europeus. O capião Srna está suspenso, enquanto que Luka Modric já deverá ter ultrapassado a lesão contraída no último fim-de-semana e poderá ir a jogo.

Onze Provável: Subasic – Vrsaljko, Vida, Corluka, Pranjic – Modric, Brozovic – Rakitic, Kovacic, Perisic – Mandzukic.

Com dois jogos já disputados fora de portas, o desempenho croata foi o seguinte: Vitória na Bulgária por 0-1, empate em Itália a um. O favoritismo recai sobre si à partida para este encontro, mas é expectável que não tenha tarefa fácil e encontre problemas para ultrapassar a defesa “azeri”.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 2.5 Golos 1.80 Dhoze
azerbaijão
Azerbaijão
  • País: Azerbaijão
  • Estádio: Bakcell Arena
  • Cidade: Baku
  • Fundação: 1992

Ver ficha completa

croacia
Croácia
  • País: Croácia
  • Estádio:
  • Cidade: Zagreb
  • Fundação: 1912

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 820
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos