Menu
Liga Europa 2ª Jornada

AZ Alkmaar – Athletic Bilbao (Liga Europa)

A equipa holandesa do AZ Alkmaar recebe o Athletic Bilbao em jogo da segunda jornada do Grupo L da Liga Europa, depois de na jornada inaugural ter sofrido uma derrota, algo inesperada, perante o Partizan Belgrado. Já a equipa basca recebeu o Augsburgo, outro dos conjuntos que poderá aspirar ao apuramento nesta fase inicial, pelo que se lançam com um pensamento muito positivo para esta partida onde, em caso de vitória, poderiam mesmo imaginar-se já como principais candidatos a sair na primeira posição. No entanto, a Liga Europa é, sempre, um ninho de surpresas…

Início de temporada complicado para o AZ Alkmaar, que é o atual 11º classificado da Liga Holandesa e vai lutando para regressar a uma posição mais condigna com a realidade que tem vivido nas últimas temporadas. Só à quinta jornada a equipa do AZ conseguiu, finalmente, vencer no seu campeonato, sendo que na Liga Europa, depois de eliminar o Basaksehir, da Turquia, e o Astra, da Roménia, a equipa holandesa entrou mal na fase de grupos, perdendo em Belgrado por 2-3. Neste jogo, o AZ perdeu também Hupperts, que devido aos dois cartões amarelos vistos, não poderá dar o seu contributo à equipa esta quinta-feira. Vindo de duas vitórias impactantes, em jogos da Taça e do Campeonato, em que golearam o VV Venlo por 6-1 e o Heracles por 3-1, John van den Brom espera poder ver um pouco dessa confiança perante um adversário bem mais complicado.

Onze Provável: Rochet – Johansson, Gouweleeuw, van der Linden, Brezancic – van Overeem, Rienstra – Tankovic, Henriksen, Haye – Janssen.

liga europaO Athletic Bilbao é outra equipa que, no seu campeonato, está bem longe das posições que esperava ocupar. Sendo 17º classificado da Liga BBVA, o Athletic vê na Europa uma possibilidade de escapar, de certa forma, a essa crise de resultados. A vitória na Supertaça Espanhola não foi confirmada nos jogos iniciais da Liga e o facto de já ter jogado perante o Barcelona, o Villarreal e o Real Madrid também não têm ajudado a equipa a conseguir uma série de jogos com resultados mais positivos. O apuramento para a fase de grupos não chegou com facilidades – uma vitória magra, frente ao Zilina, deu-lhes o bilhete no playoff -, mas a vitória caseira frente ao Augsburgo ajudou a equilibrar as contas e a abrir boas perspetivas para o que pode fazer a partir daqui. Para a viagem à Holanda, Ernesto Valverde não conta com Susaeta, Sabin Merino, Ibai e Balenziaga. Ainda assim, as expetativas são as de poder regressar da Holanda com pontos.

Onze Provável: Iago Herrerín – De Marcos, Etxeita, Laporte, Lekue – Elustondo, Beñat – Gurpegi, Mikel Rico, Raul Garcia – Aduriz.

As duas equipas nunca se defrontaram em jogos oficiais.

O Athletic Bilbao poderá ser considerado favorito a vencer, num encontro em que o equilíbrio poderá ser a palavra de ordem. Os dois conjuntos apostam na competição europeia para valorizar plantéis e estatuto, e num momento em que as coisas no campeonato não correm pelo melhor, essa ideia ganha ainda mais força. Para o AZ, uma derrota poderá significar, desde já, uma tarefa muito mais complicada para conseguir chegar aos jogos a eliminar.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Athletic Bilbao 1.95 Betrally
AZ-Alkmaar
AZ Alkmaar
  • País: Holanda
  • Estádio: AFAS Stadium
  • Cidade: Alkmaar
  • Fundação: 1967

Ver ficha completa

athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2797
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1316
  • Próg. errados 1438
comments powered by Disqus

Últimos jogos