Menu

Atlético Mineiro – Grêmio (Brasileirão Serie A)

O Atlético Mineiro e o Grêmio medem forças esta quinta-feira na Arena Independência, em Belo Horizonte, num embate a contar para a 3ª jornada do Brasileirão. Com a mesma igualdade pontual na tabela de classificação geral, estes dois emblemas procuram aqui desempatarem e aproximarem-se dos primeiros lugares. A equipa da casa chega aqui desfalcada, sem 8 jogadores, onde algumas dessas baixas são habituais titulares. Já o Grêmio chega aqui motivado com a derrota da última jornada, onde recebeu o Flamengo, e vencendo pela vantagem de mínima de 1-0.

Atlético Mineiro ocupa o 6º lugar com 4 pontos, os mesmos que o líder Santa Cruz e os restantes 5 primeiros classificados, fruto de 1 vitória e 1 empate, com parciais de 2 golos marcados e 1 golo sofrido. Antes do início deste principal escalão de futebol brasileiro, o Galo esteve muito perto de se sagrar bicampeão do Campeonato Mineiro e somar o seu 43º título na prova, tendo acabado por sair derrotado na final às mãos do América Mineiro. Este conjunto de Belo Horizonte trocou recentemente de treinador, sendo Marcelo Oliveira quem assume agora os comandos da equipa onde começou a sua carreira futebolística como jogador. Importa destacar que este técnico foi treinador do Cruzeiro nas temporadas de 2013 e 2014 e ambas épocas venceu o Brasileirão Serie A.

O Galo ainda ingressou na Taça Libertadores, onde após se qualificar como 1º classificado do Grupo 5 e vencido o Racing Club, da Argentina, nos oitavos de final, acabou eliminado pelo conterrâneo São Paulo nos quartos de final. Os pupilos de Marcelo Oliveira têm por hábito controlar o jogo no meio campo adversário, atacando muita vez pelo meio do terreno e arriscando em remates de longe, mostrando também qualidade e eficácia em criar perigo através dos flancos, contudo, os duelos aéreos e o poder de finalização são dois factores em que apresentam dificuldades. Nos seus 15 jogos já disputados na Arena Independência, desde o início de 2016, o Galo venceu 10 encontros, empatou 2 vezes e perdeu 3, tendo apontado 30 golos no total e sofrido apenas 13.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Atlético Mineiro apresenta um histórico de 1-1 na recepção à América Mineiro, em jogo a contar para o Campeonato Mineiro. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do São Paulo, em jogo a contar para a Taça Libertadores, uma vitória por 1-0 na recepção ao Santos, uma vitória por 2-1 na recepção ao São Paulo, em jogo a contar para a Taça Libertadores, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Atlético Paranaense. Lucas Prato, Leonardo Silva e Luan, lesionados, e Leandro Donizete, castigado, são baixas confirmadas, ficando também de fora Douglas, Juan Cazares e Frickson Erazo, todos ao serviço da selecção nacional, ficando ainda Robinho em dúvida.

Onze Provável: Victor – Rocha, Tiago, Edcarlos e Cesar – Urso e Carioca – Patric, Dátolo e Clayton – Carvalho.

Brasileirão Série AGrêmio, por sua vez, ocupa o 7º lugar com os mesmos 4 pontos que os 6 primeiros classificados da tabela de classificação geral, fruto de 1 vitória e 1 empate, com parciais de 1 golo marcado. Antes de dar início a mais uma temporada no principal escalão de futebol brasileiro, o Tricolor dos Pampas esteve perto de somar o seu 37º título de campeão do Campeonato Gaúcho, onde alcançou as meias finais e não conseguiu levar a melhor sobre o Juventude. Este conjunto aos comandos de Roger Machado, tal como o seu adversário, fez parte da Taça Libertadores, embora não tenha conseguido ir tão longe, sendo que após se qualificar como 2º classificado do Grupo 6, acabou eliminado nos oitavos de final às mãos do Rosario Central. Bicampeão em 2013 e 2014, o Tricolor dos Pampas não conseguiu melhor que o 3º lugar na temporada transacta, com 1 ponto atrás deste seu oponente em jogo, chegando aqui com o objectivo de começar este início de campeonato com 3 jogos consecutivos sem provar o sabor da derrota, algo que conseguiram apenas uma vez desde 2008, tendo sido na temporada de 2013.

Os pupilos de Roger Machado apresentem um estilo de jogo mais agressivo, colocando sempre bastante intensidade em todas as bolas disputadas, do início ao fim da partida, jogando com as linhas bem abertas e atacando maioritariamente pelo lado esquerdo do terreno, rematando à baliza sempre que têm oportunidade para tal. Contudo, esta equipa demonstra ainda alguma dificuldade na manutenção da posse de bola e na finalização de jogadas de perigo, cometendo também alguns erros em zonas perigosas do campo, algo que, algumas vezes, acaba por comprometer o conjunto. Em todos os 13 embates disputados fora de portas desde o início do ano, o Tricolor dos Pampas venceu 6 embates, empatou 3 e perdeu os 4 restantes, tendo apontado 22 golos e sofrido 19 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Grêmio apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 na recepção à Juventude, em jogo a contar para o Campeonato Gaúcho. Seguiu-se uma derrota por 0-1 na recepção ao Rosario Central, em jogo a contar para a Taça Libertadores, uma derrota por 3-0 em terreno do Rosario Central, em jogo a contar para a Taça Libertadores, um empate por 0-0 em terreno do Corinthians, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção ao Flamengo. Miller Bolaños é a única baixa confirmada, estando fora ao serviço da selecção nacional.

Onze Provável: Grohe – Edilson, Fred, Geromel e Oliveira – Maicon e Walace – Luan, Douglas e Giuliano – Bobô.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, ambos conjuntos venceram respectivamente 3 embates, tendo os 2 restantes terminado empatados.

Grêmio 2-1 Atlético Mineiro
Brasileirão 2015
Atlético Mineiro 0-2 Grêmio
Brasileirão 2015
Atlético Mineiro 0-0 Grêmio
Brasileirão 2014
Grêmio 2-1 Atlético Mineiro
Brasileirão 2014
Grêmio 0-1 Atlético Mineiro
Brasileirão 2013
Atlético Mineiro 2-0 Grêmio
Brasileirão 2013
Atlético Mineiro 0-0 Grêmio
Brasileirão 2012
Grêmio 0-1 Atlético Mineiro
Brasileirão 2012

O Atlético Mineiro é um conjunto forte a actuar em casa e tem vindo a demonstrá-lo desde o início do ano, enquanto que o Grêmio tem mostrado algumas dificuldades em actuar fora de portas. É de esperar um encontro intenso e equilibrado onde as duas equipas irão actuar ofensivamente à procura do golo, no entanto, é pouco provável que o Atlético Mineiro se deixe bater no seu próprio território.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate Anula: Atlético Mineiro 1.55 Betrally
atlético mineiro
Atlético Mineiro
  • País: Brasil
  • Estádio: Independência
  • Cidade: Belo Horizonte
  • Fundação: 1908

Ver ficha completa

gremio
Grêmio
  • País: Brasil
  • Estádio: Arena do Grêmio
  • Cidade: Porto Alegre
  • Fundação: 1903

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1996
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1038
  • Próg. errados 855
comments powered by Disqus

Últimos jogos