Menu
LaLiga 15ª Jornada

Atlético Madrid – Athletic Bilbao (Liga BBVA)

O Atlético Madrid e o Athletic Bilbao medem forças no Vicente Calderón, num embate a valer para a 15ª jornada da Liga BBVA. O conjunto da casa encontra-se numa forma soberba, não provando o sabor da derrota já há 13 jogos consecutivos, em todas as competições, e mantendo-se na corrida na perseguição ao Barcelona na corrida pelo título. Já o Athletic Bilbao também se encontra em boa forma, tendo sofrido apenas 1 desaire no espaço de 13 jogos disputados, em todas as competições, tendo ainda garantido acesso aos dezasseis-avos de final da Liga Europa.

Atlético Madrid chega a esta jornada a ocupar o 2º com 32 pontos, fruto de 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, com parciais de 20 golos marcados e 6 golos sofridos. Os Colchoneros têm mostrado bem o seu valor já desde o início da temporada, tendo apenas escorregado na recepção ao Barcelona e em terreno do Villarreal, encontrando-se na luta pelo título com o líder Barcelona, que soma apenas 2 pontos a mais que este conjunto. No entanto, a turma orientada por Diego Simeone não pode cometer erros, tendo o Real Madrid logo no seu encalço, à espera do mínimo deslize que estes cometam. Os Colchoneros disputaram esta terça-feira a última jornada da Liga dos Campeões, tendo vencido o Benfica em território lusitano, por 1-2. Esta vitória garantiu-lhes a passagem aos oitavos de final da competição, como líderes do Grupo C, deixando o Benfica em 2º lugar, também apurado, e o Galatasaray na 3ª posição, tendo transitado para a Liga Europa, enquanto que o Astana se despediu das competições europeias para esta temporada.

Este é sem dúvida um conjunto magnífico, que pratica um bom futebol e possui um sector defensivo equivalente a uma parede, sendo bastante difícil transpô-la, este factor justifica-se pelo simples facto de terem apenas sofrido 2 golos em 8 jogos, em todas as competições, e por ser a defesa menos batida da Liga BBVA. Já no processo ofensivo, o clube de Madrid tem por hábito utilizar o corredor esquerdo para criar situações de perigo, aproveitando a profundidade que o lateral Filipe Luis oferece. Tendo ainda em conta o grande jogo que Vietto desempenhou contra o Benfica, tendo sido autor de um dos dois golos, este deverá ser preferido a Fernando Torres, enquanto que Carrasco e Griezmann são responsáveis pelo fornecimento de criatividade às jogadas ofensivas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Atlético de Madrid apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção ao Galatasaray, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção ao Espanyol, uma vitória por 1-2 em terreno do CF Reus, em jogo a contar para a Taça do Rei, uma vitória por 0-2 em terreno do Granada, e na última jornada, uma vitória por 1-2 em terreno do Benfica, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Tiago e Jackson Martínez são baixas confirmadas, ambos lesionados. Já Giménez é ainda uma dúvida.

Onze Provável: Oblak – Juanfran, Giménez, Godín e Filipe Luis – Koke, Gabi e Ñiguez – Griezmann, Vietto e Carrasco.

Liga BBVAAthletic Bilbao, por sua vez, ocupa o 7º lugar com 21 pontos, fruto de 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com parciais de 21 golos marcados e 16 golos sofridos. Os Leões de San Mamés tiveram um início de temporada um pouco atribulado, tendo perdido vários pontos nas primeiras jornadas do campeonato, no entanto, parece que estão de volta ao trilho das vitórias e parecem não querer sair deste caminho, tendo apenas sofrido um desaire em 13 jogos disputados, em todas as competições. Este conjunto aos comandos de Ernesto Valverde ambiciona, novamente, a conquista de um dos lugares de acesso a competições europeias, estando já apenas a 1 ponto de o conseguir, tendo o Deportivo pela frente, e o Villarreal apenas a 3 pontos. Apesar do início de temporada atribulado, os homens do país basco bateram-se bem na Liga Europa, tendo conseguido superar conjuntos como o Inter Baku e o MSK Zilina, na 3ª Pré-Eliminatória e no Play-Off, para chegarem à fase de Grupos.

Ficando então agrupados no Grupo L, foram os homens de Ernesto Valverde quem se qualificaram aos dezasseis-avos de final como líderes de Grupo, deixando o Augsburg em 2º lugar, também qualificado, e o Partizan na 3ª posição, tendo que dizer, a par com o AZ Alkmaar, adeus às competições europeias. O conjunto de Bilbao apresenta-se também forte e com muita consistência, mostrando-se imbatível nos últimos 5 jogos oficiais, e tendo apenas sofrido 2 golos no processo. Para este jogo, e apesar de algumas baixas de peso, os Leões de San Mamés contam ainda com jogadores de grande categoria, onde se destaca  Iñaki Williams, fortíssimo no um-para-um, tendo uma enorme capacidade de aceleração e ainda Raúl García, o jogador-chave, responsável por controlar o meio campo e decidir a melhor forma de abordar os lances ofensivos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-3 em terreno do Augsburg, em jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se uma vitória por 0-3 em terreno do Rayo Vallecano, uma vitória por 0-2 em terreno do Linense, em jogo a contar para a Taça do Rei, um empate por 0-0 na recepção ao Málaga, e na última jornada, um empate por 2-2 na recepção ao AZ Alkmaar, em jogo a contar para a Liga Europa. Jonás Ramalho, por lesão, e San José, castigado, são as únicas baixas confirmadas, ficando ainda Ibai Gómez e Inigo Lekue em dúvida para este jogo.

Onze Provável: Iraizoz – Marcos, Etxeita, Laporte e Balenziaga – Beñat e Iturraspe – Williams, García e Merino – Aduriz.

Nos últimos 8 confrontos directos, o Atlético Madrid venceu 6 embates, enquanto que o Athletic Biblao venceu apenas 1. O restante terminou em empate.

Atlético Madrid 0-0 Athletic
Liga BBVA 14/15
Athletic 1-4 Atlético Madrid
Liga BBVA 14/15
Athletic 1-2 Atlético Madrid
Liga BBVA 13/14
Athletic 1-2 Atlético Madrid
Copa Rey 13/14
Atlético Madrid 1-0 Athletic
Copa Rey 13/14
Atlético Madrid 2-0 Athletic
Liga BBVA 13/14
Athletic 3-0 Atlético Madrid
Liga BBVA 12/13
Atlético Madrid 4-0 Athletic
Liga BBVA 12/13

Este será, sem sombra de dúvida, um embate renhido, onde garra e intensidade serão factores constantes durante os 90 minutos. Está clara a ferocidade do conjunto visitante, que também se encontra em óptima forma e já venceu várias vezes fora de portas esta temporada, no entanto, parece ter abrandado um pouco o seu ritmo nos últimos 2 jogos, e uma viagem ao Vicente Calderón não é tarefa fácil. O Atlético de Madrid parece estar invencível, tendo castigado todas as equipas que se colocam à sua frente, e a jogar em casa e possuindo uma qualidade um pouco superior à do seu oponente, este conjunto tem todos os factores do seu lado para arrecadar os 3 pontos, devendo impor o seu estilo de jogo logo desde o primeiro minuto.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Atlético Madrid 1.57 Betrally
atle de madrid
Atlético de Madrid
  • País: Espanha
  • Estádio: Vicente Calderón
  • Cidade: Madrid
  • Fundação: 1903

Ver ficha completa

athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1901
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 991
  • Próg. errados 813
comments powered by Disqus

Últimos jogos